O objetivo de um curso é causar um forte impacto nos alunos e facilitar a aprendizagem. Os recursos visuais são um aspecto importante de um curso de eLearning que comunica os principais conceitos e envolve os alunos ao longo do curso. O artigo explica o aprendizado visual e as sias vantagens.
Compreendendo o poder dos recursos visuais: as vantagens do aprendizado visual
Qual das opções a seguir atrairá mais o aluno?
> Descrição textual de um processo químico ou
> Um vídeo ou representação pictórica desse processo químico.
A maioria aprenderá melhor com a segunda opção. É simplesmente porque os recursos visuais atraem mais do que o texto simples para aquelas mentes curiosas e intuitivas. Até à data, foram realizados vários estudos que comprovam o poder dos recursos visuais no e-Learning. E há alguns resultados interessantes extraídos deles. Por exemplo, os alunos respondem às informações visuais com mais rapidez em comparação com materiais somente de texto. Além disso, os recursos visuais ajudam a melhorar o aprendizado tremendamente e em vários níveis. Portanto, cerca de 65% da população é composta por alunos visuais.
Existem várias vantagens de recursos visuais. Vamos aprender o que são para ajudá-lo a entender melhor o poder dos recursos visuais no e-Learning:
1. Ajude a armazenar informações por mais tempo
As imagens são a maneira mais simples e eficaz de garantir que as informações sejam armazenadas como uma memória de longo prazo. De acordo com o Dr. Lynell Burmark, um consultor educacional, nossa memória de curto prazo processa palavras e pode reter apenas cerca de sete bits de informação. Considerando que, as imagens são processadas diretamente por nossa memória de longo prazo, onde são gravadas de forma indelével.
2. Torne a comunicação mais rápida e simples
As informações listadas nos marcadores são, sem dúvida, mais simples de processar. Mas, essa mesma informação em forma de imagem ou vídeo é processada ainda mais rapidamente. Todas as informações transmitidas ao cérebro, 90% são visuais.
> Ao contrário do texto, os visuais são processados 60.000 vezes mais rápido.
> Os humanos são capazes de obter a sensação de uma cena visual em menos de 1/10 de segundo.
> 40% das fibras nervosas estão ligadas à retina.
> Nosso cérebro pode ver imagens que duram apenas 13 milissegundos.
> O olho humano pode registrar 36.000 mensagens visuais a cada hora.
Conseqüentemente, os programas de eLearning que incorporam recursos visuais adequados ganham uma preferência maior em relação aos programas somente de texto.
3. Ajuda a uma melhor compreensão
Os recursos visuais ajudam os alunos a compreender conceitos facilmente, estimulando a imaginação e afetando suas capacidades cognitivas. Além disso, a linguagem visual também é conhecida por ter o potencial de esticar a 'largura de banda humana' - que consiste em absorver, compreender e analisar novas informações. Por exemplo, o infográfico abaixo representa como estamos pré-programados para interpretar automaticamente as relações entre os objetos, o que garante uma compreensão instantânea com quase nenhum esforço:
4. Atuar como estimuladores das emoções
As emoções e as informações visuais são processadas na mesma parte do cérebro humano. Estímulos visuais e respostas emocionais estão ligados de forma simples e esses dois juntos geram o que chamamos de memórias. Conseqüentemente, imagens poderosas e metáforas visuais criam impressões fortes e memórias duradouras nos alunos.
5. Impulsione a motivação
A maioria dos alunos tem dificuldade com algumas de suas disciplinas porque as consideram desinteressantes e, portanto, não têm motivação para fazer os esforços necessários. Os recursos visuais são a melhor aposta em tais cenários. Imagens cativantes, vídeos envolventes, gráficos de informações interessantes, etc. ajudam os alunos a lutar contra o tédio e os motivam a fazer melhor.
6. Imagens inadequadas equivalem a alunos infelizes
Os aspectos positivos dos recursos visuais são verdadeiros apenas quando são usados de maneira adequada. A qualidade e a relevância dos recursos visuais são muito importantes. Digamos, por exemplo, que você tenha as imagens, gráficos e vídeos mais significativos que tornam seu tutorial online muito melhor do que o de seus concorrentes. Mas, se as imagens são de baixa resolução ou pixeladas, não conseguem resolver seu propósito e o aluno perde o interesse. Além da baixa qualidade, se os recursos visuais forem de natureza genérica e não explicarem o assunto de uma forma específica e clara, não atrairão os alunos.
As imagens que agregarão valor ao material do seu curso e realmente ajudarão os alunos devem atender aos seguintes requisitos:
> Simplifique os tópicos difíceis de entender e com muito texto.
> Explique usando pessoas, lugares ou objetos reais.
> Ajude os alunos a conectar os materiais familiares com os desconhecidos.
Portanto, a chave é tratar os recursos visuais como impulsionadores de energia para seus cursos de eLearning. Se irrelevantes, podem causar distrações do tópico real e, no pior dos casos, afastar o público. Mas, se usado de forma eficaz, pode agregar valor aos seus tutoriais online e atrair mais alunos para a sua plataforma de educação online.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentários