Nesta indústria centrada no aluno, a pesquisa gira em torno de conceber novas técnicas para criar cursos imersivos e intuitivos para ajudar a preencher as lacunas entre o conhecimento profissional e as habilidades. Além disso, o design é sempre influenciado pelas características do público para ajudar a cumprir os requisitos inclusivos e de localização. Mas é igualmente importante que organizações e instituições organizem cursos que acomodem alunos com deficiências; sejam deficiências visuais, auditivas, motoras ou mesmo cognitivas. O aprendizado transmitido deve ser “acessível”.
Dicas para autoria
Além da experiência da ferramenta e dos desenvolvedores, os designers instrucionais também desempenham um papel significativo na criação desses cursos para criar um ambiente confortável, eficaz e "acessível". O objetivo é garantir a oferta de maneiras alternativas de acessar o conteúdo e atender a todas as formas de deficiência e não permitir que um único modo de instrução domine.
Aqui estão algumas dicas que você pode ter em mente ao projetar todos os elementos pedagógicos em seu curso:
1. Conteúdo
>> Forneça uma mistura de texto, áudio, vídeo, gráficos e imagens para evitar a sobrecarga de um único modo de apresentação.
2. Layout
>> Construa um layout linear, estruturado e organizado que seja simples de examinar e compreender.
>> Certifique-se de manter a consistência em todas as páginas.
3. Navegação
>> Planeje uma navegação simples pelas páginas e evite os saltos automáticos e menus suspensos, pois eles podem confundir o aluno.
>> Forneça títulos descritivos e informativos com botões e links para facilitar os alunos com dificuldades de leitura.
4. Elementos com texto
>> Evite frases complexas e, em vez disso, adote uma maneira clara e nítida de comunicação.
>> Certifique-se de que o tamanho da fonte seja ideal e, se possível, incorpore um mecanismo dentro do próprio curso para redimensionar facilmente o texto na tela.
>> Preste a mesma atenção ao estilo das fontes usadas, pois as pessoas com condições como a dislexia podem ter dificuldades para ler fontes complexas.
>> Evite usar o código de cores como um distintivo para os elementos na tela com relação a ações ou avaliações, pois isso não é benéfico para os alunos com deficiências visuais (especialmente daltonismo). No entanto, use contrastes de cores eficazes para melhorar a legibilidade.
5. Elementos sem texto
>> Imagens / Gráficos
Adicione narrações (chamadas descrições de "Alt Text") para cada imagem, gráfico ou ilustração usado no curso. Forneça uma forma equivalente a texto para gráficos altamente ilustrados ou complexos. Identifique imagens decorativas que podem ser marcadas como artefatos para os quais nenhuma descrição é necessária.
>> Áudio vídeo
Incorpore narrações apropriadas em todas as páginas para explicar todas as informações na tela. Inclua transcrições para todos os elementos de áudio e ative as legendas ocultas para todos os elementos de vídeo. Evitar o uso de elementos sonoros como um fator distintivo ao apresentar conteúdo ou como música de fundo, pois pode distrair as pessoas com déficits auditivos.
6. Animação
>> Evite a animação progressiva e instrua o conteúdo a ser apresentado de uma só vez e retido na tela, pois o conteúdo que não é visível inicialmente pode não ser captado por um leitor de tela. Além disso, animações complexas podem confundir pessoas com deficiências cognitivas.
7. Interatividades
>> Projete interatividades simples e evite interações como arrastar e soltar ou hotspot que não podem ser controladas pelo teclado.
>> Evite quaisquer interatividades temporizadas ou, pelo menos, forneça tempo suficiente para concluir tarefas para facilitar os alunos com dificuldades cognitivas.
8. Recursos Adicionais
>> Certifique-se de seguir todas as instruções fornecidas com relação a elementos de layout, texto e não texto em qualquer forma de documento que possa ser fornecida como material de leitura adicional. Links de referência que podem abrir sites de terceiros também precisam estar acessíveis.
>> A aprendizagem acessível oferece um ambiente irrestrito para que todos os alunos absorvam a formação oferecida através de cursos de e-learning. Certifique-se de que testes rigorosos sejam realizados em todas as telas do curso antes de serem liberados para os alunos. Além de se familiarizar com as dicas, é importante incorporá-las no estágio de projeto para evitar repercussões desfavoráveis que implicariam retrabalho ou reformulação de estratégias.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments