top of page

Baixe o CanDI - Canva de Desenho Instrucional para Planejar Cursos

Em uma abordagem de treinamento do aluno, os treinadores sempre começam com o aprendiz. O aluno é a base de todos os aspectos da estratégia de treinamento de uma empresa; desde as metas de aprendizado da empresa até seus caminhos de aprendizado, até as ferramentas que eles escolhem para treinar e a maneira como projetam seu treinamento. Afinal são os alunos que são o fim em si. Nada disso existiria se não houvesse o usuário/aluno para acessar, interagir e validar a proposta.

Clique aqui para baixar!


Qual é o modelo de treinamento do aluno? Como pode ser estabelecido? O modelo de treinamento do aluno em primeiro lugar é simples, mas radicalmente diferente da forma como muitas organizações treinam.

Os instrutores com muito pouco tempo geralmente se concentram em escolher sua plataforma de treinamento, seu meio de conteúdo e seu mecanismo de entrega para o treinamento da equipe. Perguntas como estas surgem: Que LMS devo usar para treinar minha equipe?

Antes de perguntas como estas: Quem eu estou treinando?

Esta abordagem de treinamento validada na ferramenta faz com que o treinador comece avaliando as ferramentas que tem à mão para tentar encaixar os alunos em plataformas e processos predefinidos.

É o mesmo que colocar táticas antes da estratégia. Ao pensar em como executar o treinamento os aprendizes são esquecidos até que o treinamento em si seja implementado.

É por isso que encontram buracos no treinamento, desistência, desmotivação e insucesso na aplicação da aprendizagem. Na abordagem centrada no aluno, a estratégia vem primeiro e as táticas vêm em segundo lugar. É o mesmo que ver a forma de um pino e encaixar no buraco de tamanho adequado.

Em suma, ao colocar o aluno em primeiro lugar, os treinadores garantem que a parte mais importante da estratégia de aprendizagem, o aluno, tenha sucesso. E quando os alunos têm sucesso, a própria estratégia de aprendizado é bem- sucedida.


Quando os caminhos do aluno são estruturados, as ferramentas são escolhidas e o aprendizado é projetado com o aluno em mente. Resultado: alunos mais engajados, melhores resultados de treinamento e locais de trabalho mais felizes, saudáveis e inteligentes.

Então, como você estabelece um modelo de treinamento para aprendizes?

Planejando para criar um curso efetivo.

Após anos de pesquisa e acompanhamento das necessidades do público do IDI – Instituto de Desenho Instrucional – decidimos criar o CanDI – Canva de Desenho Instrucional – uma metodologia que serve para planejar e criar ações formativas em qualquer formato.

Todos os requisitos de análise necessários para planejar e visualizar em um único documento toda a complexidade de um curso, tudo o que nele está envolvido.

É o trabalho de analisar o:

1. O assunto, duração e período de um curso 2. O contexto do curso 3. O objetivo do curso 4. 2M’s:modalidade de curso, modelo de curso 5. O conteúdo 6. 2A’s: atividades e avaliações 7. Os dispositivos 8. Os recursos 9. 3I’s: Interação, interatividade e interface 10.3P’s: papéis, pessoas e parceiros envolvidos na oferta do curso

11. O custo

12.O benefício

Todos os estágios acima são descritos e encaixados no Canva de modo que o projetista ou designer instrucional possa visualizar o curso por completo: de forma clara e fazer os ajustes necessários movendo as peças sem comprometer o modelo de treinamento do aluno.

Os objetivos da fase de planejamento servem para entender seus alunos em todo o contexto e definir suas metas de aprendizado antes de começar a desenvolver seu treinamento. Usando o CanDI, internamente, percebemos ao longo destes últimos 3 anos que a aceitação e melhoria do processo educacional dos nossos alunos deu um salto monumental. A partir da crença de que a melhor ferramenta para entender seus alunos é a personalidade do aprendiz mas também o contexto onde ele está envolto, nos remete à criação de um modelo ou moldura que mune o DI de argumentos claros e ações precisas para tornar um curso realmente efetivo, engajador, motivador.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


 
 
 

Comments


bottom of page