O desenvolvimento de suas habilidades de escuta ativa o ajudará em todas as áreas de sua vida, e não apenas em trabalhar de forma eficaz com especialistas no assunto, portanto, preste atenção a essa habilidade incrível. Não importa o quão “pomposo” o especialista no assunto possa parecer em sua primeira reunião, ouça-o e faça perguntas. Pergunte-lhes sobre quaisquer histórias que possam ter sobre os grandes desafios que enfrentaram ao longo da carreira e como os superaram, e peça-lhes que compartilhem seus momentos de sucesso. Quando o gelo quebrar, reflita sobre o que eles estão dizendo a você e faça perguntas específicas sobre o material deles: Por que eles escolheram essas imagens em particular? Quais são os elementos de design de suas apresentações que eles mais gostam? Como eles se sentem ao converter seus estudos de caso em envolventes, fascinantes, experiências interativas de eLearning? Mostre interesse no trabalho dos seus Especialistas no Assunto e certifique-se de que está claro que você respeita de onde eles vêm. Deixe-os ser ouvidos e será mais fácil para você analisar e lidar com sua resistência.
Verifique as seguintes maneiras fáceis que irão facilitar o processo de desenvolvimento de seu material de curso de e-Learning ao trabalhar com seus Especialistas no Assunto:
Faça um bom começo.
Um bom começo é metade da batalha, então deixe claro desde o início que, embora você aprecie a contribuição de seus especialistas no assunto, seus papéis são igualmente importantes; eles fornecem o material e você o cria para criar experiências de e-Learning eficazes e significativas juntos. Ao iniciar um projeto , reserve um tempo para discutir com o especialista no assunto como vocês se relacionam com o projeto e quais são seus objetivos de aprendizagem . Não tome nada como garantido; afirmar essas coisas desde o início ajudará a criar familiaridade e uma imagem mais clara da equipe como um todo.
Faça sua lição de casa.
Nem é preciso dizer que, embora não se espere que você saiba tudo sobre o assunto, saber algumas coisas fará uma grande diferença. Reserve um tempo para fazer uma pequena pesquisa, como procurar terminologia e jargões que não são familiares a você, antes de se encontrar com um especialista no assunto pela primeira vez; eles irão apreciar muito isso. Além disso, essa pesquisa inicial o ajudará a criar o glossário do seu curso de eLearning; se você não estiver familiarizado com todos os termos e siglas, também é provável que seus alunos também não estejam.
Mantenha as coisas claras.
Para facilitar o processo e certificar-se de que seus Especialistas no Assunto estão na mesma página com todos na equipe durante a experiência de desenvolvimento, considere fazer o seguinte:
Estabeleça expectativas.
Escreva uma programação com datas para revisões de conteúdo online.
Decida os prazos.
Encontre maneiras de acompanhar o progresso.
Tenha suas perguntas prontas antes de cada reunião e certifique-se de que sejam respondidas.
Faça anotações e grave suas conversas, com a permissão de seu Especialista no Assunto, é claro, para evitar mal-entendidos.
Crie um documento de aprovação que garanta a aprovação do conteúdo do curso de eLearning.
Envolva-os.
A triste verdade é que o seu projeto de eLearning não é a principal prioridade dos especialistas no assunto. É por isso que você precisa encontrar maneiras de envolvê-los, fazendo com que se interessem, para que possa encontrá-los facilmente quando precisar deles. Ao identificar seus objetivos no início, peça-lhes que respondam a perguntas como por que acham que este curso de eLearning precisa existir, como ele vai melhorar a vida dos alunos ou a vida profissional dos funcionários e qual é a melhor maneira, em sua opinião, de medir o sucesso do programa. Isso não apenas ajudará a esclarecer os objetivos de aprendizagem, mas também fará com que seu especialista se envolva mais em seu projeto de e-Learning. Por fim, durante o processo, peça a eles que o ajudem a encontrar atividades online que ofereçam aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento que adquirem.
Seja flexível.
Você provavelmente está muito ocupado, mas o seu especialista no assunto provavelmente estará ainda mais ocupado do que você. Como as informações que eles fornecem são essenciais para o sucesso de seu curso de eLearning, tente contornar a programação deles. Se você não conseguir encontrá-los, localize seu assistente; se for impossível encontrá-los pessoalmente quando for absolutamente necessário, convide-os para um bate-papo no Skype. Por último, mas não menos importante, certifique-se de ser fácil de encontrar quando o especialista estiver procurando por você.
Evite pontos de energia existentes.
Distanciar-se do conteúdo existente ajudará você a começar do zero, pois o conteúdo pré-existente pode ditar como criar seu curso de e-Learning. Em vez de usar Power Points existentes durante as reuniões com o especialista no assunto, comece a partir de uma tela em branco em um modelo inicial . Desta forma, seu especialista ficará mais flexível e a inovação será promovida.
Mostre a eles exemplos de bom e-Learning.
É difícil persuadir alguém de alguma coisa sem fornecer exemplos específicos; você sabe disso de seus alunos. Seus Especialistas no Assunto sabem apenas o que experimentaram, portanto, esteja preparado para mostrar a eles exemplos de bons cursos de e-Learning que são semelhantes ao que você deseja criar. Além disso, certifique-se de explicar como seus alunos obterão todas as informações por meio de uma abordagem não linear.
Envie-lhes feedback.
Mostre aos seus especialistas no assunto que você aprecia o trabalho deles. Entre em contato com eles com frequência, não apenas para sincronizá-los com seu projeto de eLearning, mas também para reconhecer seu trabalho e tempo. O feedback ajudará a manter uma atmosfera positiva e também os motivará a envolvê-los mais ativamente no projeto de e-Learning. E não se esqueça de enviar um e-mail de agradecimento quando seu trabalho com eles terminar.
Facilite para eles.
O maior problema que você provavelmente enfrentará ao trabalhar com Especialistas no Assunto é persuadi-los a dividir as informações que apreciam para criar um curso de e-Learning eficaz. Em primeiro lugar, perceba que é muito difícil para alguém que passou horas criando material simplesmente jogá-lo fora. Em seguida, certifique-se de encontrar maneiras de tornar essa situação menos dolorosa. Que tal criar em seu curso de eLearning um espaço de “informações adicionais” com o material picado?
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentarios