Os conteudistas especialistas no assunto podem ser os parceiros dos sonhos de qualquer designer instrucional, mas também podem se transformar nos seus piores pesadelos profissionais. Trabalhar com pessoas que entendem do assunto que você precisa transformar em curso é bastante desafiador. Muitos não tem tempo ou paciência para explicar ou aqueles que se tornam os próprios designers instrucionais acabam se frustrando com a quantidade de tarefas e de reconhecer a importância de um curso bem elaborado. Mas não tenha medo. Depois de entender quem eles são e como pensam, a comunicação nunca mais será um problema.
Como tirar o máximo proveito da sua cooperação com especialistas no assunto?
Muita gente não saber mas um conteudista, especialista no assunto (SME) ou especialista no domínio é uma pessoa com experiência em uma área ou tópico específico, uma pessoa com conhecimentos ou habilidades especiais em uma área específica do empreendimento (por exemplo, um contador é um especialista no domínio da contabilidade) . Trabalhar eficientemente com as PME é uma parte importante da vida de qualquer Designer Instrucional.
De acordo com a Wikipedia, "o termo é usado no desenvolvimento de materiais - um livro, um exame, um manual etc. - sobre um tópico, e é necessário ter conhecimento sobre o assunto pelo pessoal que desenvolve o material. Por exemplo, testes geralmente são criados por uma equipe de psicometristas e uma equipe de PMEs. Os psicométricos entendem como criar um teste, enquanto as PME entendem o conteúdo real do exame. Livros, manuais e documentação técnica são desenvolvidos por escritores técnicos e designers instrucionais em conjunto com as PME. Os comunicadores técnicos entrevistam as PME para extrair informações e convertê-las em um formato adequado ao público. Muitas vezes, as PMEs precisam assinar os documentos ou treinamentos desenvolvidos, verificando sua precisão técnica. As PMEs também são necessárias para o desenvolvimento de materiais de treinamento ".
O que você deve saber antes de trabalhar com PMEs
Como a maior parte do nosso conteúdo de treinamento é proveniente de PMEs, uma das coisas mais importantes que precisamos garantir é que trabalhemos eficientemente com elas, pois isso reduz o tempo de desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, antes de começarmos a trabalhar com as PME, precisamos responder a estas 2 perguntas.
1. Quem são eles?
Eles são profissionais de alto valor com acesso a informações proprietárias e seu trabalho principal (muitas vezes) não é o treinamento. Algumas designações de amostra:
Diretor sênior, garantia de qualidade
Gerente de operações clínicas
Gerente de marketing e vendas
Especialista em operações
Engenheiro senior
Se você quiser fazer uma pesquisa rápida sobre o histórico funcional das PME, verá que muito poucas delas são realmente do campo de treinamento e desenvolvimento. Isso parece surpreendente? Afinal quem são as PME responsáveis pelo treinamento em sua organização. Com toda a probabilidade, quase nenhum deles é de T&D. De fato, é bastante semelhante ao DI’s (Designers Instrucionais).
2. Onde eles encontram tempo?
O maior desafio é que os especialistas em eLearning devem confiar na PME para obter conhecimento de conteúdo especializado. E sempre há três boas razões para que as PME não estejam disponíveis quando você mais precisa:
Sem tempo
Sem tempo
Sem tempo
Isso mesmo! Você vai ouvir muito isso! Qualquer pessoa que tenha trabalhado com PME ou seja uma PME sabe que essa é a realidade com a qual devemos contar. Então, quando as PME fazem suas análises?
-> Economizando o tempo das PME
Um maior envolvimento inicial das PME leva a:
Menos necessário posteriormente
Não fique chamando atenção, faça logo as perguntas
Menos problemas no curso
A seguir, apresentamos um processo simples para maximizar o tempo das PME e tornar seu papel menos exigente no que diz respeito ao envolvimento em iniciativas de eLearning. As PMEs geralmente estão envolvidas em todo o processo de EaD. No entanto, aprendemos com a experiência que, quando reduzimos o tempo que a PME precisa investir no projeto de aprendizagem e minimiza os pontos de contato, é mais provável que o projeto seja implementado no prazo e antes da data de vencimento. E é mais provável que as PME sejam partes interessadas envolvidas em outros projetos.
Este é um processo simplificado que algumas empresas já usam há algum tempo para garantir que o tempo das PMEs seja minimizado para entradas, revisões e aprovações. A maneira mais rápida de reduzir o tempo para revisões é enviando à PME um link de revisão on-line. Isso também garante que, se houver várias PMEs para um projeto, todo o feedback seja capturado em um único local, facilitando a implementação e resolução de contradições ou inconsistências no feedback, se houver. Tente. Suas PME agradecerão por isso.
Soluções para outros assuntos de identificação
Existem muitos desafios em ser um Designer Instrucional profissional. Nossa longa experiência nos permitiu aprender as cordas e refinar nossos procedimentos. Entendemos melhor do que ninguém como é importante trabalhar com rapidez e eficácia. O caminho de um Designer Instrucional é a linha tênue entre ter sucesso no mundo dos negócios e prosperar no mundo da educação, e você frequentemente se encontrará colaborando com pessoas que lidam com um dos dois extremos possíveis. É seu trabalho construir pontes sobre essas lacunas e orientar sua organização para a realização de seus objetivos. Esta é uma tarefa bastante intimidadora. Esta é a razão pela qual compilamos um guia que mostra os métodos e técnicas que usamos, que desenvolvemos através nossos muitos anos de experiência. Felizmente, será útil para DIs iniciantes e veteranos.
IDI - Instituto de Desenho Instrucional
#educação #desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #montarcursosonline #criarcursosonline #criarcursos #montarcursos #especialistas
Comments