Com 83% dos entrevistados em uma pesquisa da Accenture sobre o futuro do trabalho reconhecendo o trabalho remoto como uma nova realidade, fica claro que o modelo de trabalho híbrido veio para ficar! No entanto, uma pesquisa de experiência de funcionários da indicou que apenas 50% dos entrevistados acreditam que recebem as oportunidades de aprendizagem, orientação e treinamento necessárias para crescer e se destacar em seus cargos sob esse modelo de trabalho totalmente novo. Claramente, as equipes de T&D ainda não aprenderam como alavancar o aprendizado social.
No mundo de trabalho híbrido de hoje, o aprendizado social desempenha um papel ainda maior do que antes, porque é muito mais fácil para trabalhadores remotos ingressarem em uma comunidade online de alunos do que se encontrarem pessoalmente para aprender. Ao oferecer treinamento de base ampla e oportunidades de aprendizagem para todos os funcionários - sejam eles remotos ou no escritório - uma comunidade de aprendizagem corporativa não apenas cria um local de trabalho mais inclusivo, mas também aprimora a experiência geral de aprendizagem e a experiência do funcionário no mundo do trabalho híbrido.
Quais estratégias de aprendizagem social podem ajudá-lo a construir uma comunidade de aprendizagem corporativa?
Um bom programa de aprendizagem social reúne uma ampla variedade de elementos de mídia social, incluindo grupos de discussão hospedados, blogs, podcasts, links de vídeo, wikis, etc., e os combina com as seguintes estratégias:
Fóruns Decida como agrupar a comunidade (equipes de trabalho / por tópico / por departamento) para melhor gerenciar as consultas dos membros e fornecer suporte.
Interação Incentive as interações e o envolvimento, promovendo discussões e compartilhando opiniões e contribuições entre os membros da comunidade.
Promoção Divulgue sua comunidade e conecte alunos. Incentive ativamente os funcionários a ingressarem na comunidade de aprendizagem corporativa.
Curadoria Organize cuidadosamente seus recursos de aprendizagem, incluindo conteúdo de microlearning e mLearning , para despertar o apetite de todos por aprendizagem.
Gamify Inject é divertido, incentiva a competição dentro da comunidade e visa resultados de aprendizagem específicos por meio da gamificação. Emblemas, pontos, competições e tabelas de classificação aumentam a emoção.
Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) UGC é a marca registrada do aprendizado social, por meio do qual os membros da comunidade ajudam outros membros a aprender.
Exemplo: Comunidade de Aprendizagem Corporativa em Ação
“Comunidade” é sobre engajamento, cooperação e compartilhamento, e é isso que os líderes de L&D devem se esforçar para alcançar ao construir sua própria comunidade de aprendizagem corporativa. Aqui estão 3 exemplos de como construir uma comunidade de sucesso:
Representação
Se a intenção é desenvolver uma comunidade em toda a organização para promover o aprendizado sobre um novo Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), folha de pagamento ou aplicativo de RH, seria uma ideia inteligente reunir PMEs de cada grupo de partes interessadas para fornecer liderança à comunidade no uma ampla gama de assuntos, como TI, política e procedimentos, conselhos "como fazer", etc.
Participação
Uma comunidade de aprendizagem bem-sucedida depende da participação mais ampla de seus membros. E para encorajar a participação em círculos de aprendizagem social requer o envolvimento de um "campeão" designado para aquela comunidade. Essa função (distinta das PMEs) deve funcionar como motivador e líder de torcida. Um bom exemplo seria uma função de moderador para uma comunidade que visa uma ampla adoção da iniciativa de saúde e fitness da empresa, o que incentiva os membros da comunidade a uma maior participação.
Reconhecimento
Os humanos são criaturas sociais e todos ansiamos por reconhecimento e apreço por nossas contribuições individuais. Um exemplo de concessão de reconhecimento a indivíduos em uma comunidade de aprendizagem corporativa poderia ser atribuir a eles distintivos digitais que lhes dão reconhecimento de colegas por atingir certos marcos (conclusão mais rápida do módulo, maiores pontuações nas atribuições, zero defeitos de produção, melhores sugestões de melhoria no local de trabalho, funcionário do mês , etc.). Caso de uso: um exemplo de como reunir essas estratégias pode ser o de motivar uma comunidade de alunos a uma ampla participação na Semana de Segurança Corporativa da organização.
Promova o evento por meio de blogs e vídeos, folhetos e pôsteres. Designar coordenadores de segurança de cada área funcional da empresa (cais de carga, montagem, administração, RH) para atuar como PMEs nas situações de segurança aplicáveis.
Em seguida, indique um "campeão" para usar mensagens instantâneas, grupos de discussão online e sessões de bate-papo para incentivar a força de trabalho a se envolver e participar do evento.
Finalmente, reconheça uma maior participação na aprendizagem social por meio de prêmios e privilégios especiais para que os funcionários recebam o reconhecimento de seus colegas por seus esforços.
Pensamentos de despedida No ambiente de trabalho híbrido de hoje, reunir um grupo distinto de alunos corporativos é um desafio hercúleo, e uma comunidade de aprendizagem corporativa pode ajudar a preencher essa lacuna. No entanto, o sucesso com essas comunidades depende de encontrar a representação certa, promover uma ampla participação e criar entusiasmo e engajamento na comunidade. Isso pode ser feito por meio de técnicas como fóruns online, gamificação, curadoria de conteúdo, conteúdo gerado pelo usuário, microlearning e mLearning.
Espero que as estratégias compartilhadas neste post forneçam as dicas necessárias para ajudar as equipes de T&D a adotar a aprendizagem social como um modelo de aprendizagem viável, seguro e totalmente democrático.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments