top of page

Como Criar Jornadas de Aprendizagem Envolventes




O verdadeiro aprendizado e a mudança implícita de comportamento requerem uma jornada de aprendizado para impulsionar o desenvolvimento profissional e alcançar um melhor desempenho. Neste artigo, examino a ligação entre as jornadas de aprendizagem e como isso pode melhorar o desempenho dos funcionários.


O que é uma jornada de aprendizagem?


O treinamento tradicional costuma ser visto como um evento único: uma aula de treinamento, um webinar, um módulo de aprendizagem.


No entanto, se o objetivo do treinamento é uma mudança de comportamento, o que leva a um melhor desempenho do funcionário, o treinamento deve, em vez disso, ser visto como uma jornada de aprendizagem - uma série de eventos de aprendizagem composta de uma mistura de intervenções formais e informais, cutucadas, e acompanhamentos que enraízam novos conhecimentos e comportamentos nos colaboradores.


  • O treinamento formal é um dos elementos-chave de um ecossistema de aprendizagem que normalmente facilita a aquisição da aprendizagem.

  • À medida que você adiciona treinamento informal (alguns iniciados por equipes de T&D, alguns iniciados por indivíduos e treinados por líderes), você cria uma jornada de aprendizagem.


Por que você deve investir em jornadas de aprendizagem?


Aprender é a chave para um negócio próspero.


No reino animal da América do Norte, o coiote talvez tenha se mostrado o mais apto para aprender e, portanto, tem prosperado. Quando Meriwether Lewis no início dos anos 19 º século encontrou pela primeira vez um coiote na sua famosa exploração, ele foi talvez o primeiro de ascendência européia para ver um. Ele tentou matar e coletá-lo como um novo espécime. Ele e seus homens não tiveram sucesso - uma experiência que milhares de caçadores americanos compartilharam desde então. O coiote aprendeu a se adaptar e prosperar às constantes mudanças em seu ecossistema e agora são comuns em grandes cidades como San Francisco (Califórnia) e Salt Lake City (Utah).


Nos negócios, aqueles que podem aprender são os coiotes - eles podem se adaptar e prosperar às novas circunstâncias. As empresas devem encontrar e desenvolver coiotes em suas organizações - funcionários que participam ativamente de suas próprias jornadas de aprendizagem e contribuem para a jornada de seus colegas de trabalho.


De uma perspectiva de negócios , as jornadas de aprendizagem fornecem programas altamente personalizados que são estruturados em torno das principais metas e objetivos da empresa. Os líderes devem fornecer essa visão para ajudar a preparar sua organização para os desafios futuros.


Isso não apenas ajuda a garantir o futuro de seus negócios, impulsionando inovações incrementais e disruptivas, mas também melhora o engajamento dos funcionários. Os funcionários procuram organizações que valorizem o aprendizado e incentivem o desenvolvimento profissional.


As organizações se beneficiam de funcionários que continuamente se esforçam para melhorar.


Do ponto de vista do funcionário , a jornada de aprendizagem atua como um GPS que orienta os alunos em seus esforços, por meio da aprendizagem formal e informal, para aperfeiçoar sua arte, adquirindo novas habilidades e proficiências nos domínios dos negócios e domínio tecnológico. Esses GPSs guiam os alunos por meio da motivação, consciência, consumo de aprendizagem e aplicação de conhecimento.


As jornadas de aprendizagem compreendem aprendizagem formal e informal - oportunidades para adquirir habilidades para uma função específica ou domínio tecnológico. Eles são altamente relevantes para o indivíduo, auxiliando-o em suas aspirações profissionais.


O que você precisa considerar ao criar uma jornada de aprendizagem eficaz?


A seguir estão questões vitais a serem consideradas ao construir jornadas de aprendizagem:


  • Olhe para o quadro geral e considere que, embora nebuloso, o futuro está sempre presente. O aprendizado ocorre ao longo de um tempo prolongado e nunca deve ser algo que os funcionários parem de fazer, nem as organizações nunca devem descansar sobre os louros anteriores.

  • Os funcionários passam pelas seguintes etapas em uma jornada de aprendizagem:

    • Conscientização : antes que os funcionários possam iniciar uma jornada de aprendizado, eles precisam estar cientes do que está disponível, como a organização os apoiará e o que está por vir.

    • Motivação: Embora alguns funcionários sejam motivados pelo simples fato de aprender, alguns procuram motivações extrínsecas adicionais. As organizações devem estabelecer sistemas para recompensar a progressão no processo de aprendizagem, incentivando os funcionários a iniciar e continuar a jornada de aprendizagem.

    • Participação e experimentação : ao longo da jornada de aprendizagem, os funcionários precisam de um espaço seguro para participar, digerir, aplicar e experimentar o novo conhecimento que estão adquirindo ao longo da jornada de aprendizagem. A experimentação e o ciclo de feedback são essenciais para alcançar a mudança de comportamento.

    • Conexões contínuas: Projete jornadas de aprendizagem que incluem mais do que eventos de treinamento formais. Desenvolva guias para que os gerentes acompanhem os funcionários sobre o que aprenderam, implemente estratégias de aprendizagem social e móvel e permita que os funcionários direcionem grande parte de sua própria aprendizagem informal.


Quais são os principais aspectos que o ajudariam a criar jornadas de aprendizagem eficazes?


Aproveite os seguintes aspectos ao desenvolver jornadas de aprendizagem:


  1. Comece com o fim em mente: o planejamento é muitas vezes abreviado no campo de L&D, uma reação para desenvolver conteúdo o mais rápido possível para agradar as partes interessadas do negócio. Lembre-se do que Albert Einstein disse sobre o planejamento: “Se eu tivesse uma hora para resolver um problema, passaria 55 minutos pensando no problema e 5 minutos pensando nas soluções”.

  2. Incluir todas as partes interessadas: durante a fase de iniciação, inclua as principais partes interessadas e garanta que todos os envolvidos no processo tenham as informações de que precisam. Os líderes devem fazer a si mesmos as seguintes perguntas: O que eu sei? Quem precisa saber? Eu disse a eles?

  3. Conscientize o público-alvo sobre a solução : comece com as cartilhas para ajudá-los a compreender o quadro geral da jornada de aprendizagem. Inclui uma exposição sobre o estado atual, o estado futuro desejado e as diferenças entre esses dois estados. Use resultados de microlearning que vão direto ao ponto rapidamente.

  4. Invista em técnicas imersivas: durante eventos de treinamento mais formais ao longo da jornada de aprendizagem, garanta a aquisição de conhecimento eficaz, alavancando estratégias que incluem processamento de nível superior :

    • Estimule o conhecimento prévio com o qual os alunos podem criar novas informações.

    • Apresente o conteúdo na modalidade mais adequada.

    • Modelar estratégias de aprendizagem para ajudar os alunos a assimilar novas informações.

    • Inclua o máximo de aplicação e prática possível com ciclos de feedback saudáveis.

    • Avalie o desempenho, dando feedback adicional aos alunos.

    • Quando os alunos estiverem de volta ao trabalho, use o aprendizado informal e os estímulos de treinamento para reforçar a aplicação de novos conhecimentos no trabalho . Empregue sistemas de suporte de desempenho para que os alunos possam encontrar e compartilhar rapidamente as informações de que precisam no fluxo de trabalho.

  5. Recompensar a mudança de comportamento: Embora as recompensas punitivas possam ser eficazes no curto prazo, para uma mudança de comportamento eficaz no longo prazo, as jornadas de aprendizagem devem oferecer aos funcionários tanto propósito, autonomia e domínio quanto possível. Uma vez que os funcionários recebem um salário justo e competitivo, propósito, autonomia e domínio são métodos mais eficazes de motivação do que até mesmo modelos de bônus.


O Instituto de Desenho Instrucional desenvolveu um modelo altamente eficaz para a criação de jornadas de aprendizagem eficazes em um ecossistema de aprendizagem e desempenho . É um modelo cíclico que inclui o seguinte:


  1. Chame a atenção sobre as oportunidades de aprendizagem.

  2. Explique o que os funcionários vão ganhar com a jornada de aprendizagem (o que isso traz para mim).

  3. Aproveite os eventos de aprendizagem formal imersivos que empregam gamificação, realidade virtual e aumentada, aprendizagem baseada em cenários e cenários de ramificação.

  4. Apoie eventos formais com ferramentas de suporte de desempenho , dando aos funcionários acesso às informações no fluxo de trabalho : exatamente o que precisam, quando precisam.

  5. Reforce a aprendizagem após eventos formais com locais seguros para praticar e receber feedback sobre seu desempenho.

  6. Proporcionar aprendizagem social para que os alunos possam colaborar com outros no progresso da jornada de aprendizagem, compartilhando conhecimentos e experiências.


A mudança efetiva de comportamento ocorre ao longo do tempo, à medida que as competências e comportamentos desejados são reforçados por meio de uma combinação de treinamento formal e informal. Aprender não é um evento único. Os profissionais buscam o domínio de seu ofício, buscando autonomia e propósito. As jornadas de aprendizagem, cuidadosamente desenvolvidas e compartilhadas com os funcionários, são um método eficaz de facilitar a mudança de comportamento que se alinha aos objetivos e iniciativas da empresa.


Espero que este artigo forneça os insights necessários sobre como você pode usar nosso ecossistema de aprendizagem e desempenho exclusivo para criar jornadas de aprendizagem eficazes e aumentar o desempenho dos funcionários.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page