top of page

Como Criar uma Conexão Emocional com seus Alunos On-line



A roda de emoções de Plutchik se parece muito com uma roda de cores e divide as emoções em oito "bipolares" primários. Ele os rotulou de alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, antecipação, confiança e nojo. Esses sentimentos primários podem ser combinados para formar todas as outras emoções, de acordo com Plutchik. Embora não exista ciência exata para evocar um sentimento em seu público, esses elementos emocionais são misturados a sentimentos mais "corporativos", como motivação e engajamento. Com base nesses oito, ele esculpiu categorias mais amplas. Estes são otimismo, amor, submissão, admiração, desaprovação, remorso, desprezo e agressividade. Veja como você pode usar a roda de Plutchik para melhorar a retenção de conhecimento em seu curso de eLearning e criar aquela conexão emocional tão importante.

1. Conte uma história

Você pode ter esquecido os cursos de eLearning que você fez na faculdade, universidade ou até mesmo no ensino médio. Mas é provável que você consiga recordar sua história preferida na hora de dormir ou a fábula da infância. Histórias nos ajudam a lembrar de coisas, então as incorporem em seu curso de eLearning. Anedotas e simulações contextuais facilitam a aplicação de princípios abstratos. Certifique-se de que suas histórias tenham uma "moral" ou uma "lição" relacionada ao seu conteúdo de eLearning. Idealmente, deveria ser algo que eles poderiam descobrir por si mesmos. Não dê comida a eles explicando o que você quer que eles tirem do seu conto. Deixe-os pensar sobre isso e, se estiverem presos, convide-os a perguntar sobre isso mais tarde ou a discutir em grupos. Você pode até mesmo criar um grupo de mídia social para contar histórias, a fim de dar a eles uma oportunidade de compartilhar suas próprias histórias em um ambiente mais privado.

2. Use Imagens Evocativas

É fácil se apressar para clip-art e imagens. Eles são mais baratos, mais rápidos e mais convenientes. Ainda assim, mesmo se você estiver pescando em um banco de dados de imagens, reserve um tempo. Use imagens que inspirem um certo sentimento em você, pois é mais provável que elas criem uma conexão emocional com seus alunos on-line. Há uma razão pela qual nós amamos vídeos de gatinhos e cachorrinhos mais do que emojis. Procure por imagens que tenham rostos de pessoas. As fotos devem ser dinâmicas. Alguém andando ou 'trabalhando' é mais evocativo do que alguém parado. Da mesma forma, uma pessoa olhando para a câmera é menos emocional do que uma pessoa olhando para o espaço ou observando a natureza.

3. Promover eventos de eLearning ao vivo para quebrar o gelo

Às vezes, os alunos on-line precisam colocar um rosto (ou voz) no conteúdo para se conectar de verdade. Por exemplo, ouça as histórias ou dicas de compartilhamento do apresentador durante um evento de eLearning ao vivo. Isso também lhes dá a oportunidade de fazer perguntas e interagir diretamente com instrutores on-line / especialistas no assunto. Em outras palavras, ele quebra as barreiras tecnológicas e adiciona um toque humano ao seu curso de eLearning. Você pode até fornecer anedotas pessoais ou receber alunos on-line para compartilhar suas próprias experiências em benefício de seus colegas. Por exemplo, fale sobre o tempo que eles lidaram com um cliente insatisfeito e como isso os fez sentir em um nível pessoal.

4. Riso, Choque e Estupor

Estas são três das expressões humanas mais motivacionais. Diversão pode ser difícil de conseguir porque todos nós temos sentidos de humor tão divergentes. Ainda assim, há áreas de alegria universal, como qualquer comediante de sucesso pode lhe dizer. Toque nessas zonas, ou use apenas uma foto de alguém sorrindo. Ele vai subconscientemente desenhar o mesmo sentimento em seus alunos e promover uma conexão emocional. Você também deve surpreender seus alunos on-line com uma reviravolta em seu conteúdo de eLearning. Não deve ser chocante por si só, mas um pouco de sacudida pode ser útil. Você poderia, por exemplo, demonstrar como um pequeno erro de conformidade pode resultar em penalidades financeiras pesadas. Não é uma lição que eles provavelmente esquecerão.

5. Use mecânica de jogo com sabedoria

A mecânica de jogo pode ajudar a melhorar a motivação do aluno e torná-lo mais emocionalmente ligado à experiência de eLearning. Eles não estão apenas construindo suas habilidades e adquirindo novos conhecimentos, mas eles também estão se esforçando para esse distintivo procurado. Às vezes até esquecem de aprender e se perdem no momento. A competição amistosa e a busca acumulam pontos suficientes para alcançar o próximo nível. O truque é usar gamification com sabedoria e moderação. Recompensar alunos on-line para cada marco menor pode diminuir o valor das recompensas. Não reconhecer grandes realizações, como quando um aluno on-line alcança um objetivo de curto prazo, pode ter um impacto em sua motivação.

6. Misture E Combine

Quando você olha com atenção para a roda de Plutchik, percebe que cada uma de suas emoções é subdividida em três. Por exemplo, as capas roxas odeiam, nojo e tédio, enquanto castanho expressa serenidade, alegria e êxtase. Esses sub-sentimentos podem ser combinados para evocar respostas específicas. Alegria + Antecipação = Otimismo. Medo + Confiança = Submissão.

Misture e combine esses componentes para criar o clima que você precisa de seus alunos on-line. Você poderia, por exemplo, usar o humor em seus módulos de teste. Use perguntas e simulações que deixem os alunos on-line excitados e não nervosos. Isso leva a um melhor desempenho e melhores resultados.

Qualquer menção de 'sentimentos' no local de trabalho provavelmente suscitará algumas sobrancelhas levantadas e uma reunião com o RH. Ainda assim, se você usar da maneira certa, o sentimento pode ser uma arma secreta em seu regime de treinamento. Use histórias para estabelecer uma conexão emocional com seus alunos on-line, para que eles se lembrem mais do conteúdo. Evite clip-arts e procure por imagens poderosas que falam por si. Inclua elementos divertidos para garantir que eles se divirtam. Jogue uma pequena surpresa aqui e ali para acordá-los, caso eles estejam cochilando. Emoções no local de trabalho podem ser desajeitadas, mas se exercidas corretamente, elas são uma força para a eficácia.

A inteligência emocional é um traço essencial para seus funcionários, uma vez que os ajuda a assumir o controle de suas emoções e a resolver conflitos.

Quer aprender a desenvolver conteúdos que despertem emoções? Clique aqui

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page