top of page

Como Criar Videoaulas para Treinamentos


No momento, a aprendizagem baseada em vídeo está crescendo na esfera da aprendizagem digital, e há uma boa razão para isso. Em primeiro lugar, o vídeo é um formato de conteúdo que envolve um aluno tanto visual quanto auditivamente, o que outros formatos de conteúdo não podem fazer. Em segundo lugar, é muito popular entre os alunos modernos, pois estão acostumados a assistir vídeos na Internet, nas mídias sociais e em sites de vídeo como o YouTube. Em terceiro lugar, os vídeos podem ser assistidos a qualquer momento, em qualquer lugar no smartphone do aluno. Em quarto lugar, é fácil demonstrar como aplicar habilidades e executar tarefas usando o vídeo, pois os alunos podem praticar as habilidades enquanto estão assistindo ou até pausá-las entre elas enquanto praticam as etapas para aplicar uma habilidade ou executar uma tarefa.


Mas criar um aprendizado baseado em vídeo eficiente não é fácil. Requer planejamento e esforço. Neste artigo, discutiremos como criar vídeos para treinar e desenvolver seus funcionários.


1. Planejamento

Todo método de aprendizado digital precisa começar com um plano bem elaborado e é o mesmo com os vídeos. Você começa determinando as metas de aprendizado do vídeo. Em seguida, você cria um esboço do que o vídeo consistirá (ou seja, o conteúdo). Depois de fazer isso, você deve decidir a duração do vídeo e planejar como ajustar o conteúdo nesse período. Por fim, você decide o orçamento do vídeo. Agora, se o seu vídeo exigir que qualquer filmagem seja feita, você terá que planejar um local de filmagem, uma data de filmagem, além de se apossar de todo o equipamento e a equipe necessária para a filmagem. Se o vídeo puder ser criado usando apenas gráficos e animações, você ainda precisará gravar o áudio, portanto, planeje isso. A questão é: planejar tudo com antecedência e não deixar nada ao acaso.


Antes de começar com a criação do seu vídeo para treinamento, é muito importante entender a estrutura do conteúdo. O vídeo deve começar explicando aos alunos o que eles aprenderão (ou seja, os objetivos de aprendizado), depois seguir para as instruções reais e, finalmente, resumir o conteúdo no final para lembrá-los do que eles aprenderam. Chegando à duração, entenda que vivemos na era do micro-aprendizado e que vídeos longos são coisa do passado.


A duração ideal de um vídeo de treinamento deve estar entre 3 e 7 minutos e, em nenhuma circunstância, deve exceder 10 minutos. Por fim, o conteúdo do vídeo deve ser atraente e relacionável com o aluno. Você pode usar um instrutor real no vídeo ou um virtual para aumentar a conexão do aluno, mas verifique se o visual e o áudio se complementam. Demonstre aos alunos como aplicar a habilidade ou executar a tarefa em questão, em vez de apenas falar sobre ela ou a teoria por trás dela.


3. Pós-Produção

Depois que o primeiro rascunho do vídeo for criado, execute-o para que a equipe de T&D veja e anote as observações. Isso garantirá que quaisquer erros ou imprecisões sejam detectados, corrigidos ou editados. Não se esqueça de adicionar legendas. Além disso, converta seu vídeo em um formato que possa ser baixado facilmente e possa ser executado em vários dispositivos, garantindo que não seja muito pesado e esteja em um formato que mantenha a qualidade quando compactado, enquanto ainda estiver acessível por telefones celulares, tablets, e laptops. Por exemplo, MP4 é o formato ideal para vídeos de treinamento. Por fim, ao enviar os vídeos para o portal de aprendizado, permita que os alunos continuem de onde pararam pela última vez.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page