top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Criar Vídeos para Treinar Colaboradores ou Funcionários?


O vídeo sempre desempenhou um papel central no treinamento de funcionários. Antigamente, as empresas tinham fitas VHS com treinamento genérico e brega de saúde e segurança ou conformidade. Estes fizeram o trabalho, mas (felizmente!) as coisas estão um pouco diferentes agora.


As novas tecnologias tornaram a criação e o compartilhamento de vídeos visualmente atraentes mais fácil do que nunca. Com software de edição amigável para iniciantes, LMSs e até mesmo o telefone no seu bolso, qualquer equipe de Aprendizado e Desenvolvimento pode produzir rapidamente vídeos de treinamento impactantes. Vamos mostrar-lhe como.


Por que os vídeos de treinamento para funcionários são tão eficazes?


Somos grandes fãs de eLearning baseado em vídeo. Por quê? Porque é a maneira perfeita de tornar o treinamento mais interessante e envolvente para seus funcionários. Para educação do produto, integração ou até mesmo conformidade (um assunto potencialmente seco ), os vídeos provaram tornar o treinamento mais agradável, pois:


Imagens e imagens são mais prováveis ​​de serem lembradas do que palavras.


O vídeo é mais envolvente do que outros tipos de mídia porque combina vários métodos de comunicação em um formato. O vídeo fornece contexto visual e tom mais ricos do que o eLearning baseado em texto e imagem.

Criando seus próprios vídeos de treinamento vs. prontos para uso


Quando se trata de vídeos de treinamento de funcionários, há uma decisão que você precisa tomar: comprar vídeos prontos para uso ou criar seus próprios. Não é a decisão mais fácil, pois o conteúdo pronto para uso tem suas vantagens – certamente há menos trabalho. No entanto, também tem suas desvantagens.


Os vídeos pré-fabricados podem ser genéricos e as informações contidas podem nem sempre estar corretas para o seu negócio ou setor específico. Se eles não marcar essas caixas-chave, eles não valem o preço.


As equipes de aprendizado e desenvolvimento tendem a escolher vídeos pré-fabricados, pois não acreditam que sejam capazes de criar seus próprios. Isto é um erro; criar seus próprios vídeos de treinamento é possível.


É surpreendentemente atingível produzir ótimo conteúdo de vídeo, sem precisar de equipamentos caros de filmagem e edição. Ao criar seu próprio conteúdo de vídeo, ele também garante que ele seja adaptado à sua situação. Você tem o poder de personalizar o conteúdo para atender aos objetivos de treinamento específicos da sua organização.


Produzir seu próprio conteúdo de vídeo também torna o treinamento mais personalizado. Você pode apresentar funcionários reais e cenários da empresa.


Como fazer um vídeo de treinamento


Como mencionamos acima, você não precisa de muito para criar seus próprios vídeos de treinamento – apenas o telefone na mão e algum software de edição de vídeo simples de usar. Vamos entrar nas etapas práticas envolvidas na criação de um vídeo de treinamento do zero.


Equipamento necessário para criar vídeos de treinamento de funcionários


Para começar você vai precisar de:

Uma câmera

Um microfone de lapela

Software de captura de tela

Softwares de edição de vídeo

Todo mundo tem um celular ou laptop com uma câmera embutida. E, se você estiver usando um software de captura de tela , nem precisará de uma câmera.


Na verdade, se você está apenas começando a criar vídeos, recomendamos focar na qualidade do áudio em vez do vídeo. Áudio ruim é mais perturbador do que visuais ruins. Portanto, obter um microfone de lapela barato é um pequeno investimento que faz uma grande diferença na qualidade do som.


Como filmar um vídeo de treinamento


Em seguida, há o estilo de apresentação de vídeo. Não há categoria do Oscar para 'Melhor Vídeo de Treinamento de Negócios', portanto, mantenha as coisas simples e dentro dos recursos disponíveis.


Não perca seu tempo com produção sofisticada, edição complexa e ângulos interessantes. Em vez disso, seja prático e aprimore o que mais importa – o conteúdo.


Para apresentações, você tem algumas opções:


Captura de tela

Captura de tela com captura de rosto incluída

Assunto falando para uma câmera

Vídeos diferentes se adequam a formatos diferentes, então escolha aquele que melhor se adapta às informações que você deseja comunicar.


Por exemplo, para uma demonstração de um produto de software, uma captura de tela direta provavelmente atrairá a atenção do espectador.


Se estiver explicando um tópico específico para o espectador, um vídeo com o treinador ou seu CEO falando para a câmera funcionará melhor. Ou por que não usar uma combinação desses estilos para criar os vídeos mais envolventes e eficazes?


Software de vídeo de treinamento


Existem muitas ferramentas disponíveis que facilitam a captura de tela. Soapbox da Wistia, Camtasia e Screencast-O-Matic, Canva são opções boas e leves, perfeitas para iniciantes. O Canva agora lançou (está numa versão beta) a possibilidade de gravação de vídeo com apresentação conjuntamente. Você pode mostrar seu conteúdos enquanto conversa com o aluno, mostrando o seu material e ensinando-o.


Depois de capturar seu vídeo, você precisará editá-lo para oferecer uma experiência simplificada para o espectador. Isso inclui remover qualquer ar morto e pausas estranhas.


O Camtasia Studio é uma ferramenta robusta de captura de tela que também oferece um grande impacto em termos de opções de edição. Super simples. Mas, se você precisar de uma ferramenta de edição mais rica em recursos, experimente o Adobe Premiere (edição de nível profissional), o iMovie (gratuito) ou o Final Cut Pro X .


Adicionando vídeos aos seus cursos de eLearning


Depois de criar seus vídeos, é hora de colocá-los em um curso. Aqui, você tem duas opções para escolher:

Carregue o arquivo de vídeo para o seu LMS (por exemplo, mp4)


Incorpore o vídeo no curso (se você já carregou o vídeo em um serviço de hospedagem como YouTube ou Vimeo)

Um bom LMS permite incorporar vídeos externos de sites como o YouTube, para que você possa complementar seus próprios vídeos com recursos de vídeo externos relevantes. Apenas certifique-se de que eles sejam precisos e agreguem valor ao conteúdo que você já criou. Isso também é útil se você estiver sem tempo e recursos para produzir seus próprios vídeos. Adicionar TED Talks ou vídeos explicativos funciona bem para tornar o treinamento mais envolvente e memorável para o aluno moderno.


Quando seu aluno chegar à seção de vídeo de um curso, ele tocará no play e aproveitará o conteúdo transmitido por meio do navegador.


Como impedir que os funcionários pulem os vídeos


Vamos a uma pergunta que recebemos muito de nossos clientes: como faço para impedir que meus alunos pulem os vídeos?


É uma pergunta compreensível. Você gastou tempo criando cuidadosamente seu conteúdo de vídeo, a última coisa que você quer é que seus alunos pulem sem assistir. E, se um aluno for interrompido no meio de um vídeo, ele não precisará recomeçar do início quando retomar o curso mais tarde.


É aí que entra o rastreamento de vídeo. Um recurso útil do LMS, ele rastreia o progresso do curso e o marca como favorito para o aluno. Isso significa que eles não podem avançar no vídeo e, se o aluno abrir uma nova janela do navegador, o vídeo será pausado.


Felizmente, quando seu aluno retornar ao vídeo mais tarde, ele continuará exatamente de onde parou. Você pode até definir uma porcentagem mínima que eles precisam assistir, antes que possam avançar. Então, se você escolher 100%, os alunos devem ver o vídeo completo, antes de passar para o próximo módulo.


Introdução aos vídeos de treinamento de funcionários


Os vídeos são uma maneira impactante e surpreendentemente simples de elevar o conteúdo do seu curso e torná-lo mais envolvente para seus funcionários. No entanto, se você ainda estiver hesitante, sugerimos que comece pequeno. Primeiro, faça uma gravação de tela curta, ganhe confiança e construa a partir daí.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page