top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Cultivar uma Cultura de Aprendizagem Pró-ativa


Seus funcionários devem ser capazes de perseguir seus objetivos e aprimorar seus talentos fora do ambiente de treinamento estruturado. Uma cultura de aprendizagem lhes dá o poder de preencher lacunas de habilidades e melhorar o desempenho no trabalho sempre que for mais conveniente. No entanto, você ainda deve incentivá-los a tomar a iniciativa e buscar experiências de aprendizado individualizadas por conta própria. Como você pode cultivar uma cultura de aprendizado pró-ativa que convide os funcionários a alcançar o sucesso “com suas próprias turmas”?


1. Desenvolver Caminhos de Treinamento Online Personalizados

Caminhos personalizados de treinamento são a base do aprendizado individual. Os funcionários podem escolher recursos de treinamento que sejam significativos para eles e seus objetivos. Eles também podem concluir as atividades de treinamento on-line mais rapidamente se tiverem mais experiência com o assunto em vez de terem que esperar que seus colegas se atualizem antes de passar para o próximo módulo ou atividade. O segredo é desenvolver caminhos personalizados que preencham lacunas de desempenho individuais com base na posição de trabalho, departamento ou histórico. Por exemplo, os funcionários que estão no cargo há muitos anos não precisam recuar para o básico. Assim como os novos contratados devem ter a oportunidade de expandir suas habilidades no caminho mais rápido.


2. Fornecer uma biblioteca de Microlearning Just-In-Time

Os recursos de Microlearning transmitem breves informações para que os funcionários possam resolver seus problemas de desempenho e seguir em frente. Por exemplo, eles estão lidando com uma reclamação do cliente e precisam atualizar o conhecimento da política da empresa. Um tutorial de treinamento on-line de 2 minutos, um infográfico ou uma planilha de dicas podem ajudá-los a resolver imediatamente a questão, em vez de precisar dizer ao cliente que precisam esperar enquanto consultam um gerente ou supervisor. Eles também têm a oportunidade de treinar e aperfeiçoar habilidades que não estão diretamente relacionadas aos seus deveres de trabalho. Por exemplo, um funcionário de RH aspira a se tornar um gerente. Como tal, eles usam a biblioteca de treinamento on-line de microlearning para desenvolver talentos relacionados e tópicos relacionados a políticas e liderança de equipe.


3. Lançar Programas de Certificação de Upskilling

O termo "obrigatório" é um poderoso desmotivador. As pessoas não gostam de se sentir forçadas a treinar ou ampliar seus conhecimentos, mesmo que estejam cientes dos benefícios que trazem para a produtividade no trabalho. No entanto, você pode criar cursos dequalificaç ão profissional para incentivar os funcionários a desenvolver seus talentos de forma autônoma. Eles podem apresentar uma variedade de cursos, que vão desde habilidades de comunicação até habilidades para resolver problemas. Certifique-se de incluir uma breve explicação dos pré-requisitos e vantagens.


4. Iniciar um grupo focal para suporte baseado em pares

Mesmo os iniciantes mais motivados precisam de orientação de tempos em tempos. Um grupo focal pode oferecer a eles suporte baseado em pares quando e onde precisarem. Por exemplo, um funcionário está com dificuldades para concluir uma simulação on-line. Eles podem acionar o grupo de focal, procurando indicações e conselhos sábios de seus colegas mais experientes. Os funcionários também podem usar grupos de mídia social para postar links para recursos úteis e compartilhar feedback.

5. Criar contratos de aprendizagem personalizados

Os contratos de aprendizagem personalizados responsabilizam os funcionários, mas ainda lhes dão a chance de buscar seus próprios objetivos e interesses. Eles também permitem que os alunos corporativos definam um cronograma que funcione melhor para eles e ofereça maior flexibilidade. Esses contratos de aprendizagem descrevem recursos disponíveis, datas de conclusão esperadas e objetivos de aprendizado. Os funcionários podem trabalhar lado a lado com seus instrutores ou gerentes on-line para desenvolver termos que atendam às suas necessidades. Por exemplo, eles devem atingir uma meta específica dentro de um período de tempo de dois meses. No entanto, os recursos eles utilizam e quando concluem cada atividade são totalmente responsabilidade deles. Há também consequências em uma cultura de aprendizado por não cumprir sua parte no trato.


6. Deixar que os funcionários definam seus próprios marcos de gerenciamento de desempenho

Os funcionários devem estar cientes de que eles estão encarregados do processo de treinamento se você quiser promover uma cultura de aprendizado pró-ativa. Eles são mais propensos a desenvolver seus talentos sem serem solicitados quando têm controle. Incentive os funcionários a definir seus próprios marcos de gerenciamento de desempenho com base no desempenho e nas lacunas anteriores. Por exemplo, um membro de sua equipe de vendas quer atingir uma meta de vendas específica e a classificação de satisfação do cliente em um período de seis meses. Eles devem ter a oportunidade de estabelecer marcos pessoais que lhes permitam atingir esse objetivo de longo prazo de uma maneira mais gerenciável, como melhorar sua pontuação de satisfação em 5% este mês. Incentive-os a desenvolver metas mensuráveis ​​de curto prazo para que possam avaliar seu progresso com mais precisão.


7. Incentivar os funcionários a compartilhar o feedback

O problema com muitos programas de treinamento é a falta de comunicação. As organizações estão implantando recursos de treinamento on-line e esperando que os funcionários os concluam a tempo, em vez de pedir informações aos funcionários e receber comentários. Uma cultura de aprendizagem bem-sucedida envolve respeito mútuo e uma política de portas abertas quando se trata de expressar preocupações. Você não pode forçar os funcionários a se tornarem autossuficientes que aproveitam todas as oportunidades para crescer e ampliar sua base de conhecimento. Você deve torná-los conscientes de que eles estão no banco do motorista. E seu desenvolvimento pessoal depende de sua motivação, dedicação e determinação. Incentive-os a compartilhar suas opiniões por meio de pesquisas, enquetes e questionários.

Criar uma cultura de aprendizado que estimule os talentos individuais e atinja os resultados desejados requer equilíbrio. Você deve garantir que os funcionários tenham o apoio de que precisam para atingir suas metas, mas ainda assim lhes dar espaço para crescer e buscar suas próprias paixões de forma autônoma.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page