top of page

Como Desenhar Cursos para Profissionais Ocupados?


Profissionais ocupados não têm espaço em sua programação para lidar com cursos on-line desordenados ou conteúdo redundante que não atendem aos requisitos e as suas necessidades do dia-a-dia. As obrigações de trabalho e os compromissos pessoais continuam se acumulando isso significa que o treinamento on-line geralmente é o último item da lista de afazeres - se é que isso ocorre.


Dito isto, esses alunos sob demanda sabem que ainda precisam desenvolver habilidades vitais e expandir seus conhecimentos e que precisam encontrar um curso que respeite seu tempo e ofereça acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Veja o que você deve ter em mente ao criar cursos online para profissionais ocupados.


1. Relevância


Todo o conteúdo deve passar no teste de relevância e redundância. Cada parte do conteúdo que você inclui no design de seu curso on-line deve oferecer aos alunos valor do mundo real com base em suas necessidades específicas de treinamento.Também deve fornecer novas informações em vez de abordar o básico. Quem tem tempo para participar de um curso de 20 minutos que aborda idéias que eles já conhecem sem possibilidade de expandir os conceitos?


2. Simplicidade

Simples e Direto para absorção do conhecimento. O princípio de design simples e direto se aplica a todos os aspectos da criação de cursos on-line, desde o layout até os blocos de texto. Ao desenvolver cursos para alunos ocupados, mantenha as coisas concisas e objetivas. Comece com as informações cruciais que eles precisam saber e, em seguida, explore o assunto com mais detalhes para quem tiver tempo para fazê-lo. Você também deve incorporar listas de verificação, infográficos e outros recursos visuais para ajudá-los a absorver as sugestões mais rapidamente.

3. Orientação


Orientar sua atenção (eles não têm tempo para vasculhar e digitalizar). Os pontos focais são um componente vital do design do eLearning. Seus alunos precisam saber para onde procurar e por quê. Por exemplo, use fontes e cabeçalhos em negrito para informar que eles precisam se concentrar no bloco de texto. Você também deve colocar os elementos mais importantes na parte superior da tela para que eles se destaquem. Se houver uma dica, fato ou estatística que eles precisem se lembrar, enquadre-a para entender sua relevância. Além disso, não tenha medo do espaço em branco. Projetos desorganizados geralmente confundem os alunos, pois eles não sabem para onde procurar. Todos os elementos competem por sua atenção, em vez de guiá-los na direção certa.

4. Foco

Mantenha a navegação familiar e focada. Os alunos não conseguem descobrir novos ícones ou layouts de navegação. A familiaridade os mantém focados na tarefa em questão e torna as informações mais acessíveis. Eles podem gastar seu tempo aprendendo novos conceitos ou desenvolvendo suas habilidades, em vez de tentar descobrir como chegar à próxima atividade ou lidar com links ocultos. Você também deve marcar claramente todos os botões, para que eles saibam para onde os levam e se eles atendem às suas necessidades específicas de treinamento on-line.

5. Estética

O valor do mundo real tem precedência sobre a estética. Certamente, profissionais ocupados ainda procuram cursos on-line que agradam aos olhos. Experiências multissensoriais são ainda melhores. No entanto, isso não deve custar valor do mundo real. A aplicação prática tem precedência sobre a estética. Todas as imagens e gráficos que você incluir devem ajudá-los a entender melhor o tópico e usá-lo no mundo real. Por exemplo, o vídeo de demonstração está cheio de cores e imagens deslumbrantes. Mas isso realmente os ajuda a aplicar o que aprenderam no trabalho para melhorar a produtividade?

6. Fragmentação


Organize o conteúdo em pedaços pequenos. Divida seu conteúdo em pedaços pequenos e siga as regras ou a proximidade. Os itens agrupados geralmente têm uma conexão. Se você colocar idéias e conceitos não relacionados muito próximos, a mente dos alunos naturalmente assumirá que eles estão ligados. Pedaços pequenos também ajudam profissionais ocupados a assimilar as informações com mais eficiência, pois são capazes de absorver um grupo antes de passar para o próximo.


7. Personalização

Personalize a experiência para aprimorar o significado. A personalização é um dos princípios de design mais importantes a serem lembrados quando você cria cursos eLearning para profissionais ocupados, pois está subjacente a tudo o que você faz, desde os ícones de navegação que você escolhe até as atividades que desenvolve. Inclua seus interesses e objetivos pessoais para que eles possam encontrar significado na experiência de treinamento on-line. É mais provável que eles participem e se envolvam totalmente com o curso, se souberem que ele foi feito para eles, em vez de tentar dar a eles um curso on-line genérico que mal escova a superfície e os deixa querendo mais. Faça uma pré-avaliação para identificar seus desejos e necessidades. Em seguida, personalize seu design para torná-lo proposital.

8. Expectativa


Conheça suas necessidades para atender às expectativas. Aprenda o máximo que puder sobre as informações que seus profissionais ocupados estão procurando e como eles preferem recebê-las. Você também deve realizar pesquisas para identificar lacunas. Por fim, use uma micro abordagem sempre que possível, sem fazer com que a experiência pareça fragmentada ou incompleta. Por exemplo, em vez de criar um curso on-line de meia hora que analise todos os aspectos da política da empresa, desenvolva podcasts, simulações e tutoriais de treinamento on-line rapidamente consumíveis. Toda atividade lhes dá uma peça do quebra-cabeça enquanto ainda serve como uma unidade de aprendizado individual.


Muitos profissionais ocupados não conseguem nem incluir um almoço decente em sua agenda. No entanto, eles reservam tempo para um curso on-line relevante que os ajude a aproveitar novas oportunidades. Essas regrinhas de design garantem a criação de cursos para profissionais ocupados, rápidos para consumir e totalmente envolventes. Ícones de navegação conhecidos, layouts livres de desordem, blocos de informações de tamanho reduzido e personalização facilitam a absorção dos tópicos.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page