top of page

Características de uma Boa Pergunta



Se eu tivesse uma hora para resolver um problema, e minha vida dependesse da solução, eu passaria os primeiros 55 minutos determinando a pergunta apropriada a ser feita ... pois, uma vez que eu saiba a pergunta correta, eu poderia resolver o problema em menos de cinco minutos."

- Albert Einstein

É assim que uma boa pergunta é significativa . É uma ferramenta poderosa que pode causar o impacto desejado e invocar as emoções e pensamentos corretos. Uma boa pergunta pode aguçar a criatividade e também capacitar os alunos.

Embora o desenvolvimento de boas perguntas possa parecer uma tarefa bastante simples, não é tão simples quanto parece. Uma boa pergunta precisa ter uma personalidade própria, feita de características específicas. Aqui estão algumas das características mais essenciais de uma boa pergunta.

1. Relevante

Uma boa pergunta é relevante. Ele se concentra na lembrança apenas do material abordado em sua aula e se alinha bem com os objetivos gerais de aprendizado.

2. Clara

Uma boa pergunta é enquadrada em uma linguagem clara e facilmente compreensível, sem qualquer imprecisão. Os alunos devem entender o que é desejado a partir da pergunta, mesmo quando não souberem a resposta.

3. Concisa

Uma boa pergunta é geralmente nítida e concisa. Ele omite qualquer informação desnecessária que exija que os alunos passem o tempo compreendendo-a corretamente. A ideia não é enganar os alunos, mas avaliar seus conhecimentos.

4. Proposital

Uma questão sem propósito definido não tem valor. O objetivo ajuda a avaliar a questão em relação a alguns benchmarks definidos. Uma boa pergunta pode buscar conhecimento inato e específico.

5. Orientativa

Uma boa pergunta orienta os alunos para entender o conceito. Mas, ao mesmo tempo, não os leva a respostas específicas.

6. Estimula o Pensamento

Uma boa pergunta requer que os alunos pensem e relembrem os conceitos ensinados. Não os patrocina perguntando o óbvio.

7. Single-Dimensional

Lembre-se, uma pergunta é uma questão. E, portanto, uma boa pergunta se concentra em uma dimensão por vez. Se houver várias ideias para avaliar, é melhor dividi-las em várias perguntas.

Isso é tudo sobre boas perguntas, seu poder e suas características. Vamos fazer boas perguntas?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page