Existem muitos desafios que os colaboradores enfrentam ao aprender online, como distrações ao estudar em casa e, estar fora da zona de conforto com menos interação pessoal com os treinadores e outros colegas. O aprendizado on-line também exige que os alunos sejam altamente motivados e tenham fortes habilidades de gerenciamento de tempo. Então, como você pode tornar o aprendizado mais interativo? Como você pode criar um ambiente de aprendizagem agradável e cativante?
Aqui estão 5 dicas práticas para envolver os alunos no aprendizado on-line quando estiverem em home-office.
1. Dê alguma propriedade e controle
Os alunos ficarão mais motivados e engajados quando você lhes der uma sensação de controle e propriedade. Portanto, dê a eles a opção de escolher tópicos, unidades e tarefas. Isso os ajudará a selecionar conteúdo relevante rapidamente, aprender sobre tópicos específicos ou escolher o método de entrega de sua preferência. Deixe-os selecionar a ordem em que desejam aprender alguns tópicos. Isso capacitará e envolverá seus alunos.
As autoavaliações são outra maneira de permitir que seus alunos escolham a maneira como aprendem. Deixe-os pular lições que eles acham que são muito básicas. Ou permita que eles se aprofundem em algumas lições. Tome essas decisões com base nos resultados de sua autoavaliação. Além disso, obtenha feedback dos alunos sobre o conteúdo do curso e a experiência de aprendizado. Então faça alterações em suas aulas, não espere o final do curso para fazer esses ajustes.
2. Interaja com o estudantes
Interaja com seus alunos enquanto eles aprendem. Reconheça-os em aulas ao vivo ou comunique-se com eles em salas de bate-papo. Isso tornará seus cursos mais interativos. Outra maneira de envolver seus alunos é construir relacionamentos fortes com eles. Conheça-os fazendo algum esforço para aprender suas personalidades únicas. Fale com eles pelo nome e diga que você se importa. Faça com que os colegas de classe on-line se conheçam, permitindo que eles se apresentem compartilhando seus interesses e hobbies. Pergunte aos seus alunos se eles têm dúvidas sobre tópicos recentes ou testes futuros, pois é uma das melhores maneiras de criar relacionamentos fortes com os alunos.
3. Incentive os alunos a contribuir
Convide seus alunos a contribuir com seus conhecimentos e aprender uns com os outros. Enfatize projetos em grupo ou organize sessões de estudo em grupo online. Esse aprendizado baseado em tarefas inspirará os alunos e os ajudará em seus estudos. Permita que os alunos criem recursos e revisem o trabalho uns dos outros. Isso fortalecerá sua compreensão e incentivará uma cultura de compartilhamento. Além disso, pense em quais alunos têm um bom desempenho em ambientes on-line e dê a eles trabalho nessas habilidades e comportamentos. Em seguida, use isso para planejar suas atribuições.
4. Misture os métodos de entrega de conteúdo
Use uma combinação de métodos de entrega de conteúdo, como texto, áudio, vídeo e apresentações. Faça videoaulas curtas de 10 minutos ou menos, pois são mais fáceis de assistir. Divida longas gravações de palestras em pedaços pequenos. Isso resultará em mais visualizações de vídeo e retenção e engajamento aprimorados. Seus alunos também verão os vídeos quando quiserem ou poderão baixá-los para assistir mais tarde.
Questionários ou testes também podem ser adicionados em locais específicos nos vídeos para torná-los atraentes. É uma ótima maneira de avaliar o aprendizado dos alunos e os ajudará a reter o que aprenderam.
5. Incentive a responsabilidade
Envie e-mails automatizados para alunos que não concluíram suas tarefas ou que não fizeram login por alguns dias. Faça grupos de estudo para criar um senso de responsabilidade. Faça check-ins periódicos para obter feedback de seus alunos. O contato regular com os alunos ajudará a impulsionar o sucesso nas aulas. Um senso de responsabilidade será criado se os alunos souberem que os professores estão fazendo login, revisando materiais e respondendo a perguntas. Isso fará com que eles enviem tarefas no prazo e se envolvam mais nas discussões em grupo.
Conclusão
Então, aí está. Todas as dicas que você precisa para tornar o aprendizado online envolvente durante o bloqueio do coronavírus. O esforço que você fizer agora melhorará as experiências de aprendizado e ensino. Os alunos tirarão mais proveito das aulas on-line e são mais propensos a voltar para você para obter mais educação. Comente abaixo se você tiver outras dicas ou ideias.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments