top of page

Como Escrever Objetivos de Aprendizagem Significativos


Os objetivos de aprendizagem descrevem os resultados de aprendizagem de um treinamento. Parece uma tarefa direta - e é. É aí que está o desafio. Você só tem algumas frases para resumir os resultados de aprendizagem de seu curso de uma maneira que ressoe com os funcionários.


Mas por que você deveria se preocupar com os objetivos de aprendizado? Algumas palavras podem realmente fazer a diferença? Bem, sim. O desenvolvimento de objetivos de aprendizado desempenha um papel importante no treinamento e, em última análise, contribui para o sucesso de sua empresa.


Objetivos claros de aprendizado são a melhor maneira de comunicar aos funcionários os benefícios tangíveis de seu curso e levá-los a bordo com toda motivação.


Veja como escrever objetivos de aprendizado para treinamento de funcionários:


Você cria treinamento on-line para melhorar o desempenho do funcionário. Portanto, seu primeiro passo deve ser alinhar suas metas de treinamento com seus objetivos do negócio. Pensar sobre seus objetivos futuros é um grande começo: o que você espera que sua empresa tenha alcançado nos próximos meses?


Em seguida, volte para sua equipe e pense em como o treinamento ajudará sua organização a atingir suas metas. Assim que estiver pronto, reveja os objetivos da empresa e certifique-se de que eles ainda estejam consistentes com seus objetivos de treinamento.


2. Mantenha-os curtos e simples

Lembre-se de manter seus objetivos de aprendizado curtos e objetivos. Uma ou duas frases bastam. Enquanto isso, tente ser o mais específico possível. Não há necessidade de entrar em detalhes sobre o material de aprendizagem, apenas se concentrar nos resultados de aprendizagem. Use uma linguagem simples.


Ajuda a escrever objetivos de aprendizagem seguindo um formato fixo. Esse formato deve incluir um período de tempo (mas não necessariamente um prazo), uma audiência, um verbo de ação mensurável que descreva o resultado da aprendizagem e quaisquer detalhes necessários para completar a descrição.


Os objetivos de aprendizado para o eLearning devem ser assim: “No final do treinamento você terá plenas competências para escrever objetivos de aprendizagem”.


3. Seja específico

Os objetivos de aprendizagem devem abordar um ponto específico, e não metas de aprendizado genéricas. Os funcionários gostam de saber o que esperar do treinamento. Idealmente, deveria ser algo relevante para suas necessidades.


A chave para identificar lacunas de conhecimento e escrever objetivos de aprendizagem significativos é uma Análise de Necessidades de Treinamento. Aproveite o tempo para realizar avaliações de eLearning ou observações no trabalho. É a única maneira de descobrir onde você precisa focar seu treinamento.


4. Seja realista

Quando se trata de treinamento, é melhor definir objetivos de aprendizado realistas.

Os resultados de sua Análise de Necessidades de Treinamento ajudarão você a avaliar o nível de conhecimento de seus funcionários. Você pode ajustar seus objetivos de aprendizado de acordo, o que, por sua vez, ajudará você a expressá-los com mais clareza. Tente encontrar o ponto ideal entre desafiar e desestimular os funcionários. Você também precisa ter cuidado com a quantidade de informações que você introduz em um curso.


É difícil dizer se os seus objetivos de treinamento são razoáveis ​​se você não tem muita experiência em T & D. Uma maneira confiável de descobrir é criar avaliações de eLearning no seu LMS. Se você observar altas taxas de evasão, precisará repensar seu plano de treinamento e definir novos objetivos de aprendizado.

5. Use a taxonomia de Bloom

Taxonomia de Bloom foi desenvolvido pela primeira vez em 1956 pelo psicólogo educacional americano Benjamin Bloom. É uma classificação dos objetivos de aprendizagem com base nos processos cognitivos envolvidos. Cada meta de aprendizagem corresponde a um nível diferente de aprendizagem. Profissionais de T&D costumam usar essa taxonomia como uma diretriz para escrever objetivos de aprendizagem.


Vamos ver os 6 objetivos de aprendizagem da taxonomia de Bloom e alguns verbos de ação para cada um deles. Você também encontrará exemplos de objetivos e metas de treinamento usando esses verbos.


>> Lembrando: reconhecer, recuperar, listar, nomear, definir, combinar. Lembrar requer que o aluno recupere conhecimento previamente adquirido.

>> Compreensão: interpretar, identificar, classificar, explicar, delinear. Agora, o aluno precisa ter entendido a informação suficientemente bem para explicá-la aos outros.

>> Aplicando: organizar, planejar, implementar, executar, resolver. Nesse nível, os alunos usam as informações para passar da teoria para a prática.

>> Analisando: categorize, classifique, simplifique, liste, distinga, compare. O aluno pode dividir informações em seus componentes e identificar o relacionamento entre eles.

>> Avaliar: escolher, comparar, medir, determinar, refutar, priorizar, interpretar. Nesse nível, os alunos podem fazer julgamentos e tomar decisões com base no conhecimento adquirido.


>> Criação: desenvolver, projetar, melhorar, adaptar, resolver, modificar, executar. Os alunos podem criar algo novo, combinando o conhecimento adquirido anteriormente.

6. Escolha o verbo certo

Os objetivos de aprendizagem devem motivar os funcionários a participar do treinamento, apontando claramente os resultados da aprendizagem. O verbo que você usa para descrever seus objetivos de aprendizagem determinará a clareza da sua mensagem.


Como regra geral, evite verbos genéricos como aprender, entender, estar ciente etc. Prefira verbos de ação. Eles são mais específicos e mensuráveis. Use a Taxonomia de Bloom para encontrar o verbo que corresponde aos seus resultados de aprendizado desejados.


Vamos ver um exemplo disso:

"Os funcionários entenderão os procedimentos de gerenciamento de resíduos".

"Os funcionários poderão aplicar procedimentos de gerenciamento de resíduos."


Essas duas frases estão tentando fazer a mesma coisa, mas apenas a segunda comunica a mensagem com eficácia.


Isso porque "entender" é genérico, não é mensurável e deixa espaço para outras questões. Sim, os funcionários saberão. O que eles deveriam fazer com esse conhecimento?


"Aplicar", por outro lado, é específico. Explica que os funcionários poderão agir. É mensurável também. Você pode criar uma simulação para testar se eles podem, de fato, aplicar procedimentos de gerenciamento de resíduos.


Objetivos de aprendizagem específicos e mensuráveis ​​devem fazer parte do seu plano de treinamento. Use suas habilidades de escrita e crie objetivos de aprendizado que ajudarão você a definir um caminho de aprendizado claro e intrigar os funcionários!


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page