top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Fazer seu Curso Online ser Super Acessado?



Envolver o aluno que estuda online é uma das atividades mais desafiadoras que o Designer Instrucional tem na sua profissão, A tarefa de Design Instrucional mais desafiadora que você, enquanto DI, vai enfrentar. Afinal seu maior objetivo é saber como criar cursos online atraentes e manter os alunos voltando.

Veja as nossas dicas:



A atenção dos alunos é muito menor do que a maioria dos módulos de aprendizagem. A educação tradicional erroneamente nos convenceu de que os alunos prestarão atenção por quarenta e cinco minutos ou mais. A verdade é que eles nunca estavam prestando atenção, eles simplesmente não tinham um botão "desligar". Com o aprendizado on-line, a opção de desativar a apresentação está prontamente disponível. Ninguém precisa continuar assistindo e, se o conteúdo não for envolvente, não será.

Eu uso quinze minutos como alvo para os módulos de aprendizagem. Se o conteúdo for bem produzido, os alunos ficarão com ele por quinze minutos, mas não muito mais. Alguns módulos serão executados um pouco mais; outros mais curtos. O importante é separar o conteúdo para que ele possa ser entregue em pedaços menores.


2. Use, mas não abuse do vídeo


Eu tentei criar conteúdo envolvente com áudio em uma apresentação criada no PowerPoint ou Keynote. Isso funciona por um curto período de tempo, mas não é eficaz para um curso inteiro. Outro cliente teve um curso muito bem-sucedido, mas ficou intrigado com minha afirmação de que eu poderia torná-lo ainda mais atraente. Ele aceitou o desafio. Após a revisão de seu curso bem-sucedido, descobri que todas as lições eram de áudio no Keynote. O conteúdo foi ótimo; a entrega foi atroz.


Sugeri que pedíssemos o proprietário do conteúdo em vídeo falando diretamente para a câmera. Isso daria aos alunos a sensação de que ele estava falando diretamente com eles. Os vídeos foram filmados e eu adicionei alguns gráficos. O resultado foi significativamente melhor do que o curso original. Ele dobrou seu preço, manteve sua matrícula e ganhou o dobro de dinheiro. Isso me leva ao meu próximo ponto.


3. Mantenha a simplicidade


Os cinegrafistas profissionais se encolhem quando me ouvem dizer às pessoas para usarem seus telefones e um microfone de lapela com fio para gravar vídeos do curso. Vídeos profissionais parecem melhores, mas um vídeo simples pode fazer o trabalho. Você pode comprar um suporte para tripé, microfone e extensão por menos R$ 300 reais. Resista à tentação de usar gravações de apresentações ao vivo. Eles fazem os alunos se sentirem como se estivessem ouvindo a conversa de outra pessoa. Quando reduzimos os alunos a espectadores, eles cedem ao desejo de fazer outra coisa. Eles precisam sentir a emoção do orador e se conectar visualmente.

Se você puder se dar ao luxo de ter um vídeo de filmagem profissional, faça-o. No entanto, não deixe que um orçamento limitado o impeça de fornecer conteúdo que se conecte com o aluno.



A maioria dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem inclui várias ferramentas para facilitar a interatividade. Testes simples são uma opção. Ao colocar uma única pergunta de múltipla escolha no final de cada aula, você pode avaliar o envolvimento do aluno. Claro, você também pode usar algumas das ferramentas mais avançadas. O truque é dar aos alunos algo para fazer.


Os fóruns de discussão também são elementos de aprendizagem eficazes porque dão aos alunos a oportunidade de se envolverem uns com os outros. Isso pode ser um grande impulso para a experiência de aprendizado, pois nega o isolamento que muitos alunos citam como motivo para não se envolverem no aprendizado online.


Para o curso de vinte e duas aulas, instalei um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem no site do cliente que incluía respostas automáticas acionadas por eventos. Assim, se os alunos não fizerem login por sete dias, o sistema enviará um e-mail personalizado perguntando como estão. Após quatorze dias, o administrador do sistema também recebe um e-mail. Também criei uma sequência de autoresponder que segue a conclusão de cada aula e uma que anuncia a disponibilidade da próxima aula. Os e-mails automáticos ajudam a estabelecer uma atmosfera de responsabilidade.


A conclusão é que você pode criar cursos on-line atraentes se entender como os alunos aprendem e como aproveitar a tecnologia. Mas, lembre-se, uma apresentação chata gravada e disponibilizada online não é um curso online; é uma apresentação chata com um botão "desligar".


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page