top of page

Como Humanizar e Melhorar a Experiência de Aprendizagem dos Seus Colaboradores?


A menos que você melhore a experiência de aprendizado de seus funcionários, corre o risco de perder capital humano vital e competitividade. Este artigo discute como você pode alavancar a inteligência emocional para humanizar e melhorar a experiência de Aprendizagem e Desenvolvimento.



A motivação no local de trabalho é um sério desafio para a liderança empresarial. De acordo com uma pesquisa da Gallup, 60% dos funcionários estão emocionalmente desapegados de seu trabalho, enquanto 19% relataram se sentir não acolhidos pelo seu local de trabalho.


A satisfação no trabalho - que inclui uma experiência de aprendizagem contínua, mas bem planejada, humanizada e personalizada para o autodesenvolvimento - com a perspectiva de avanços profissionais empolgantes, é um motivador crítico no local de trabalho para a maioria dos funcionários.


A realidade, no entanto, é diferente para muitos funcionários. E, embora as organizações promovam o aprendizado como um dos principais impulsionadores da mudança, elas o fazem de uma maneira que alimenta maior desengajamento no local de trabalho. Sob pressão constante para girar e reinventar suas organizações, empresas e líderes de T&D constantemente pressionam por uma rápida, quase antipática, melhoria/requalificação de suas forças de trabalho - a todo custo - ainda mais esperanças para melhorar as oportunidades de experiência de aprendizado para sua equipe. Experiências de aprendizagem humanizadas podem abrir um mundo de funcionários profundamente engajados e com melhor desempenho.


Quais Estratégias Podem Ajudar A T&D A Aproveitar A Inteligência Emocional Para Humanizar E Melhorar Os Programas De Aprendizagem?


Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a alavancar a inteligência emocional para humanizar e melhorar a experiência de aprendizagem dentro da sua organização:

  • A autenticação é importante. Integrar inteligência emocional para melhorar a experiência de aprendizagem é um processo que vem de alcançar o equilíbrio certo entre design centrado no ser humano, ciência de aprendizagem e tecnologia. Certifique-se de visualizar todas as três dimensões enquanto projeta seus programas de aprendizagem.

  • Concentre-se em humanizar seus esforços de personalização. É muito fácil se desviar e deixar que a tecnologia, pontos de dados imprecisos e pessoas de alunos abstratos ou fixos descarrilhem esses esforços em uma iniciativa desumanizada. Em vez disso, para realmente entender as necessidades do seu aluno através de uma lente de inteligência emocional, é importante aproveitar esses dados, aproveitando o poder e a experiência das conexões humanas.

  • Independentemente de quanto você invista em uma experiência de aprendizagem baseada em inteligência emocional, sua organização não se beneficiará se seu público de aprendizado não estiver motivado. Portanto, é importante motivar seus funcionários a embarcar em uma jornada que os leve a cultivar uma mentalidade para crescimento constante e aprendizado contínuo.

  • Construa soluções de aprendizagem em torno de uma estratégia holística de aprendizagem e desempenho baseada no ecossistema. As soluções de inteligência emocional prosperam em ecossistemas de aprendizagem e desempenho de base ampla e autossustentáveis. Isso significa que a L&D não deve se concentrar apenas em conteúdo em movimento emocional, mas também em recursos de aprendizagem formais e informais, ferramentas de suporte ao desempenho (PSTs) e centros de aprendizado.

  • Certifique-se de que seus planos de L&D estejam enraizados na consciência e empatia das necessidades dos alunos e desejos mais amplos, como aspirações de carreira e ambições profissionais. Em seguida, use esse conhecimento para melhorar os impactos da experiência de aprendizagem, oferecendo aos funcionários jornadas de aprendizado que os ajudarão a alcançar esses objetivos.

  • Reconheça os principais drivers de aprendizado e alinhe-os às suas estratégias. Entenda os principais temas que motivam os funcionários a crescer, progredir em suas carreiras, continuar aprendendo, ter um bom desempenho e se envolver mais com a organização. Use esse conhecimento para alinhar suas estratégias de aprendizado com os objetivos e metas de negócios.

  • Normalmente, as abordagens de aprendizagem "constale" rapidamente exploram qualquer curiosidade por parte dos alunos para explorar ainda mais as oportunidades de aprendizagem. Abrace a novidade no design de aprendizagem e no desenvolvimento de conteúdo para desencadear a curiosidade do aluno e acender seu desejo de explorar ainda mais uma experiência de aprendizagem nova e inovadora.

  • Nada é mais emocionalmente gratificante para os funcionários do que ser apreciado e reconhecido por líderes e colegas. O aprendizado baseado em inteligência emocional guiará as equipes de L&D a criar experiências de aprendizado que reconheçam as realizações dos alunos (pontos, crachás), recompensem as vitórias (líderes) e reconheçam suas conquistas de aprendizado e remediação (menções em boletins informativos e sites da empresa).

  • Para produzir experiências de aprendizagem centradas no ser humano, use histórias que personalizem, relatem e conectem incidentes, temas e coisas que ilustrem situações da vida real (ou o mais reais possível). As histórias ajudam a melhorar uma experiência de aprendizagem porque são vívidas e visualmente envolventes. Plots bem construídos criam apegos emocionais ao conteúdo de aprendizagem que motivam os funcionários a se envolverem novamente com o aprendizado.

  • Evite tipos de aprendizado "copia e cola" que não ajudam na retenção de conhecimento ou na transferência de habilidades pós-aprendizagem para o local de trabalho. Em vez disso, projete jornadas de aprendizagem alinhadas a ecossistemas de aprendizagem que são uma combinação de aprendizagem formal e informal, reforço, prática e aprendizagem autodirigida. Para entregar esse modelo, as organizações precisam de plataformas de experiência de aprendizagem personalizáveis e baseadas em habilidades.

  • Embora as avaliações automatizadas e as telas e painéis de progresso orientados por dados sejam inestimáveis para os alunos em uma jornada de aprendizado, é vital injetar um elemento mais emocionalmente revestido e humanizado para crítica e incentivo. Para adicionar esse "toque humano", implemente coaching, mentoria, aconselhamento individual e loops de feedback bidirecional em cada interação de aprendizado.

  • Os alunos recebem um impulso emocional quando se avaliam e determinam que alcançaram - ou excederam - seus objetivos e expectativas. Também lhes dá uma sensação de controle em sua jornada de aprendizado. A T&D pode ajudar a impulsionar essa experiência de aprendizagem, fornecendo oportunidades de autoavaliação aos alunos, para que eles saibam onde estão e o que devem fazer para alcançar objetivos específicos de aprendizagem.

  • Aproveite o treinamento baseado em simulação ou outras ferramentas de aprendizado, como programas de eLearning baseados em VR, 3D e Realidade Virtual Aumentada. Isso fornece aos alunos uma zona de prática segura que lhes permite aprender fazendo, cometer erros e aprender com seus fracassos.

  • Aproveite estratégias de aprendizagem imersivas e experienciais, como gamificação, histórias interativas, cenários da vida real, simulações de ramificação e outras estratégias de treinamento de próxima geração para reflexão e amplificação da aprendizagem através da prática.

  • Uma maneira muito bem-sucedida de melhorar a experiência de aprendizagem dos funcionários é levá-los a aprender com outros alunos. A aprendizagem autodirigida e social aproveita o vínculo emocional que os alunos têm com seus colegas e coortes de networking, que a T&D pode aproveitar para impulsionar a colaboração.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page