Ao mesmo tempo em que necessita de muitos esforços para trazer mais programas online, as instituições também lutam arduamente com a alta taxa de atrito para melhorar a retenção, engajamento é motivação de alunos que, antes não tinham que ter automotivação para estudar no formato presencial: com um professor ali do lado, incitando-o a continuar a estudar.
- Forneça feedback inicial aos alunos, o mais cedo possível
Você sabia que mais perguntas são feitas no início de um curso do que no final? Pois é, no planejamento de cursos online, a intervenção precoce ajudará os alunos a serem claros sobre a futura jornada de aprendizagem.
- Feedback inicial sobre o desempenho dos alunos
Uma vez iniciada uma jornada de aprendizado, os aprendizes precisam de orientação para estar no caminho certo, mesmo em um curso individualizado; o mais cedo possível, o feedback para os alunos é necessário. Atividades como discussões, questionários ou reflexões do módulo de aprendizagem podem ser integradas já na primeira semana de um curso online. Ao fornecer feedback ao desempenho das atividades dos alunos o mais cedo possível, fornece ao instrutor a capacidade de fazer os ajustes necessários para manter os alunos conectados.
- Um mecanismo que permite que os alunos reflitam.
A introdução de um mecanismo que permita aos alunos refletir sua aprendizagem pode ajudar os alunos a reconhecer o significado do aprendizado, bem como examinar a conexão entre o conteúdo e suas necessidades de aprendizado. A criação de um mecanismo desse tipo, como início de aprendizado, é altamente recomendável. Atividades como reflexões de módulos, discussões sobre os tópicos das palestras e perguntas dissertativas ajudam os alunos a explorar seu aprendizado por trás do conteúdo apresentado. Uma vez que a conexão entre os alunos e o curso seja construída, seria difícil separar os alunos de sua jornada de aprendizado e, como resultado, diminuir o atrito.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments