top of page

Como Medir as Iniciativas de Aprendizagem de Soft Skills


Embora muitos profissionais de T&D saibam e argumentem que as empresas não podem deixar de investir no desenvolvimento de habilidades pessoais de seus funcionários, os orçamentos, especialmente em torno de iniciativas de aprendizagem de soft skills, são muitas vezes os primeiros a serem cortados. Esta falta de financiamento é frequentemente causada pela dificuldade de medir um ROI de habilidades sociais versus habilidades técnicas.


Aqui estão alguns exemplos de como você pode medir os impactos das habilidades pessoais para uma empresa:


Avalie as taxas de engajamento

Para medir o impacto da aprendizagem, os profissionais de T&D devem procurar uma plataforma que acompanhe as taxas de conclusão e engajamento dos alunos. Se uma plataforma ou conteúdo específico estiver sendo usado e consumido regularmente, é um bom sinal de que os funcionários estão se beneficiando do treinamento de soft skills da empresa. Se as taxas de engajamento forem baixas, pode ser um sinal de que a plataforma não é fácil de usar ou o conteúdo em si não é atraente. Para que o aprendizado mais impactante ocorra e para que os resultados mais positivos justifiquem os investimentos, os profissionais de T&D devem aprender com as taxas de engajamento e ajustar as ofertas de acordo.


Entreviste ou pesquise seus funcionários

Da mesma forma que uma plataforma de aprendizagem mede o engajamento associado à cada um dos conteúdos disponíveis, os gerentes de T&D podem realizar pesquisas qualitativas por meio de entrevistas, ou acompanhar o sucesso da iniciativa de aprendizagem observando os colaboradores nas suas rotinas na empresa. Os resultados são uma ferramenta fantástica para justificar os investimentos em competências de soft skills.


Acompanhe as taxas de produtividade

Uma combinação de habilidades sociais como multitarefa, proatividade, organização e pensamento criativo têm um impacto direto e positivo nas taxas de produtividade entre as organizações que colocam o foco no desenvolvimento dos funcionários. Identificar e acompanhar as taxas de sucesso dos objetivos de longo e curto prazos de uma empresa ao implementar iniciativas de soft skills é uma ótima maneira de medir o ROI.


Meça e compare a rotatividade de pessoal

A rotatividade de funcionários é um dos fatores de maior custo de qualquer organização, mas também é um fator facilmente mensurável. Proporcionar aos funcionários oportunidades de desenvolvimento de habilidades técnicas terá um impacto positivo nas taxas de retenção. Estudos apontam que os funcionários têm propensão a prolongar sua permanência em uma organização que investe no desenvolvimento de sua carreira.

Olhe o impacto no conflito

Algumas das habilidades mais benéficas para desenvolver tanto em termos de vida pessoal e profissional de um indivíduo são a resolução de conflitos e a resolução criativa de problemas. Fornecer aos funcionários as ferramentas certas para melhorar suas habilidades nessas áreas resultará em menor atrito no local de trabalho, maior trabalho em equipe e melhor comunicação.


Satisfação do Cliente Survey

Quando se trata do fator mais importante para o sucesso do negócio, a alta satisfação do cliente não pode ser superada. Como os relacionamentos com clientes são fomentados pela conexão e comunicação com os funcionários de uma organização, aqueles com fortes habilidades interpessoais levarão a empresa a um aumento na qualidade do atendimento ao cliente e maior satisfação desse cliente. Uma maneira fantástica de medir o nível de satisfação do cliente é solicitar que eles preencham uma pesquisa ou avaliem o nível de atendimento ao cliente. Os resultados serão suficientes para justificar o investimento em treinamentos para competências soft skills.


Avalie o sucesso com a otimização de processos

Quando um trabalho em equipe bem-sucedido, boa comunicação e fortes habilidades de gerenciamento de tempo se tornam uma norma da empresa, os processos são otimizados e as metas de negócios são concluídas de forma mais eficaz e eficiente. Analisar o tempo que leva do início de um projeto ao seu ponto de conclusão é uma maneira útil e tangível de apresentar um ROI.


Investir no desenvolvimento das habilidades sociais dos funcionários não afetará apenas as áreas mencionadas neste artigo, mas terá um profundo impacto em todas as partes de um negócio. Rastrear e medir esse impacto e apresentar os resultados mostrará como as soft skills são e serão cruciais para o sucesso de toda a organização.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page