top of page

Como Medir o ROI em seu Programa de Treinamento


O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um cálculo dos benefícios monetários que sua organização obtém ao fornecer treinamento em comparação com ao investimento financeiro. Um método para medir o seu ROI está usando o Modelo de Avaliação de Kirkpatrick. Originalmente desenvolvido em 1959 por Donald Kirkpatrick, o modelo foi revisado várias vezes e continua sendo uma das formas mais populares de rastrear o ROI de treinamento. É uma abordagem direta e prática para avaliar o sucesso do treinamento de seus funcionários. O modelo tem 4 níveis - Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados - e cada um é usado para medir diferentes níveis de sucesso de seu treinamento, desde as reações de seus alunos até o efeito cascata do treinamento em toda a organização. Vamos explicar o que cada nível faz e como você pode usar esse modelo de forma pragmática e acionável.


Nível 1: reação

O modo como os seus alunos e a organização em geral respondem ao seu treinamento é uma métrica crítica para medir seu sucesso. Isso não apenas o abre para entender o que seus alunos estão respondendo bem, mas também fornece insights sobre aspectos do treinamento que não estão funcionando ou que precisam de melhorias aos olhos de seus alunos. Com todas as informações coletadas, você seu treinamento para o futuro. Ele também permite que você crie uma melhor experiência de usuário para seus alunos. O feedback sobre o conteúdo do seu curso é fundamental, pois você precisa saber se seus funcionários estão realmente obtendo valor do que você está entregando. Ele também descreve os pontos fortes e fracos do conteúdo do curso para que você possa adaptá-lo para melhor atender às necessidades dos usuários. Seus relatórios do LMS também fornecerão uma indicação clara sobre o que está funcionando - e o que não está - com base nas taxas de engajamento e conclusão. Olhe além do conteúdo do curso também. A maneira como os seus funcionários encontram o uso do seu LMS é fundamental para o processo de aprendizado. Você precisa saber se eles acham simples de usar e se está causando alguma barreira ao seu sucesso.

Nível 2: Aprendizagem

Em seguida, o nível de aprendizado ajuda a identificar o verdadeiro impacto do seu treinamento. Estabelece o que seus funcionários realmente aprenderam ao realizar o treinamento. É um passo crítico, pois permite que você realmente investigue se seus alunos estão realmente aprendendo o que você quer do conteúdo. Com o seu LMS, você pode testar facilmente se seus funcionários estão obtendo o conhecimento correto por meio de avaliação. Em seguida, analisando as taxas de aprovado / reprovado e o feedback do instrutor, você poderá avaliar se o conteúdo do curso funciona e trabalhar no preenchimento de quaisquer lacunas de treinamento descobertas.


Nível 3: Comportamento

Pós-conclusão do curso, agora é hora de medir o impacto que o treinamento tem no papel do dia-a-dia de seus funcionários. Ao avaliar o comportamento, você obtém uma compreensão holística das habilidades e conhecimentos adquiridos com o treinamento e como eles estão implementando o que aprenderam. O comportamento é um investimento mais longo que os dois primeiros níveis. Talvez você não perceba isso da noite para o dia, mas isso ajuda a confirmar o investimento feito no treinamento e fornece uma visão geral substancial de como os alunos estão realmente colocando o treinamento em prática. O comportamento é um pouco difícil de medir, mas não impossível. Mais uma vez, tudo se resume a dois elementos - feedback e relatórios. Simplificando, você precisará abordar seus funcionários e perguntar como eles usaram o que aprenderam e como acreditam que isso afetou o trabalho deles. Você terá muita validação e insight aqui. Usando seus relatórios do LMS, você pode comparar seus funcionários - aqueles que concluíram o treinamento contra aqueles que não concluíram o treinamento. Você será capaz de identificar disparidades de desempenho e como o treinamento está realmente afetando o comportamento.


Nível 4: resultados

Este é o maior deles; aquele em que as empresas colocam mais ênfase. Ele mede os resultados gerais que você obtém com a implementação do treinamento e desenvolvimento dos funcionários - seu objetivo número um. Mais uma vez, essa é uma métrica que não será mensurável imediatamente. É um objetivo de longo prazo que leva tempo para ser alcançado. E, claro, não existe um método único para medir isso. É puramente para o objetivo que sua empresa quer alcançar. Por exemplo: se seu objetivo era tornar sua força de trabalho mais produtiva, observe as tarefas que sua organização realiza em um determinado período de tempo e compare-as com o nível de produtividade antes da implementação do treinamento. Para maior retenção, revise os níveis de rotatividade e satisfação de seus funcionários. E, para uma integração mais rápida, analise a rapidez com que os novos contratados conseguiram desempenhar sua função com êxito em comparação com os funcionários que não receberam treinamento de funcionários.


O valor real do treinamento

Descobrir o valor real do treinamento de seus funcionários é medindo continuamente esses quatro aspectos. Se você ouvir os comentários dos funcionários e tirar total proveito dos seus recursos do LMS - relatórios, pesquisas, avaliações, etc. - poderá medir, adaptar e fornecer um programa de treinamento para funcionários que ajude sua empresa a atingir suas importantes metas de aprendizado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page