Os participantes em seu programa de treinamento efetivamente aplicam o que aprendem em suas atividades diárias? Esta pode ser a questão mais fundamental que todos os profissionais de eLearning devem perguntar sobre os esforços e programas de treinamento atuais. Se você está gastando tempo e recursos valiosos no treinamento dos funcionários, mas os alunos não aplicam (e até esquecem) o que aprenderam durante esse treinamento, então por que continuar desperdiçando esses recursos? Por outro lado, como especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento, você quer provar que seus esforços estão realmente melhorando o desempenho dos alunos e que eles apóiam objetivos e metas de negócios atuais. O objetivo final do treinamento deve ser melhorar a transferência e a retenção de aprendizagem - para aumentar o desempenho dos funcionários em toda a organização e para impulsionar melhores resultados de negócios.
Então, como podemos fazer isso acontecer?
Como você provavelmente já sabe, há três fases em cada experiência de treinamento: O que acontece antes do treinamento, o que acontece durante o treinamento e o que acontece após o treinamento. Nós nos referiremos a eles como Pré-Evento, Evento e Pós-Evento.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a maximizar a eficácia do treinamento em cada uma dessas fases.
Pré-Evento: O que acontece antes do treino
Desde o desenvolvimento de uma estratégia de Design Instrucional até a construção de cada recurso do treinamento, o trabalho que você faz antes do treinamento tem um grande impacto na transferência do aprendizado para melhorar o desempenho.
Alinhamento
Primeiro, você precisa ter uma compreensão clara das metas e objetivos da organização. Estes objetivos devem ser tão específicos quanto possível, de modo que possam ser ligados aos esforços de formação.
Além disso, é importante realizar análise de desempenho eficaz para garantir as lacunas no desempenho atual e desempenho desejado possa ser preenchido por treinamento e desenvolvimento.
Muitas organizações não conseguem alcançar um alinhamento claro dos objetivos de negócios com a formação, porque elas estão tentando fazer uma solução de treinamento se aplicar a cada desafio de negócios, ou não identificam as métricas e medidas de sucesso para o treinamento.
Desenhar
As pessoas aprendem melhor quando vêem uma clara correlação entre o que estão aprendendo e a vida real. Por causa disto, o treinamento não deve ser projetado baseado somente em objetivos organizationais, mas com as necessidades reais.
Por exemplo, o crescimento das vendas pode ser uma meta organizacional, e a lacuna de habilidades pode ser tão simples quanto as técnicas de negociação. Se você oferecer um treinamento estratégico de vendas, não haverá melhorias. Você precisa pensar em termos de qual lacuna de habilidades precisa ser preenchido, a fim de atingir as metas da organização.
A duração do curso de formação é outro fator importante. Sabemos que os alunos modernos são envolvidos quando a informação é entregue em um formato microlearning, certifique-se de manter o seu treinamento curto e direto ao ponto.
O Evento: O Que Acontece Durante o Treinamento
A sessão de treinamento real desempenha um papel significativo na transferência de treinamento, mas provavelmente não da maneira que você esperaria. O elemento mais crítico na eficácia do evento de treinamento é o Projeto de Instrução - não a entrega.
Agora, se a entrega é tão ruim que os alunos não podem prestar atenção, o Projeto de Instrução não importa de forma alguma. Mas se a apresentação do material é de alta qualidade, o elemento mais influente é o design.
Para um aprendizado ótimo, as experiências de treinamento devem ser curtas e diretas. As pessoas aprendem melhor, retem e aplicam mais quando recebem várias maneiras de aprender, o que significa que, por vezes, uma abordagem de aprendizagem mista pode ser mais apropriada.
Seja qual for o caso, você precisa certificar-se de que tanto o seu design e entrega são de alta qualidade e ajudar a envolver os alunos.
Pós-Evento: O que acontece após o treino
O que acontece após o treino é mais importante do que o que acontece durante o treino!
Uma das grandes frustrações para as áreas de T&D é a realidade que as pessoas esquecem - muito. Independentemente de quanto investimos e como os designers instrucionais trabalham para criar grandes experiências de formação, o fato é que as pessoas se esquecem.
Esquecer é um processo natural. Mas o trabalho científico recente mostrou-nos maneiras que nós podemos superar a curva do esquecimento, e por sua vez, melhorar ROI a longo prazo no treinamento.
O uso de questionários, pesquisas, jogos e outros materiais de reforço pós-treinamento pode melhorar significativamente os esforços de treinamento . Quando você fornece aos alunos oportunidades de voltar ao material de aprendizagem e refletir sobre o que foi aprendido, o cérebro reprocessa a informação e "restabelece" a curva de esquecimento.
A ciência da aprendizagem nos diz que, a fim de proporcionar uma experiência de aprendizagem ideal, precisamos estabelecer uma relação com o aluno. Não se trata de fornecer uma única sessão de treinamento, mas uma experiência de treinamento completa, onde as atividades de pré-treinamento, treinamento e pós-treinamento são moldadas para cumprir o objetivo principal - assegurar transferência de aprendizagem.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#analisecontextual #briefing #designinstrucional #desenhoinstrucional #facilitador #treinamento #educacaocorporativa #gestorderh #sessaodeaprendizagem #experienciasdeaprendizagem #metodologiasativas #rh #recursoshumanos #aprendizagemcorporativa #professor #professora #professores #conteudosead #cursosonline #comocriarcursosonline #comocriaraulasonline #aulaonline
Comments