top of page

Como o Aprendizado Imersivo é Diferente do E-Learning Tradicional?



Em poucos anos, a tecnologia deu saltos gigantescos e o campo do e-Learning passou por algumas mudanças significativas.


Apresentação


O texto não é mais o fator mais importante. A importância agora é compartilhada igualmente com o aspecto de apresentação e tecnologia. O desafio é criar ambientes realistas, o que exige muita precisão por parte do artista 3D.


Essas configurações realistas também devem se comportar naturalmente, tornando importante fazer uma renderização suave sem quebradores de velocidade. Por exemplo, um aluno será capaz de entender melhor um procedimento de flebotomia testemunhando-o em vez de apenas ler sobre ele


Interatividade


Todos os cursos de aprendizagem imersivos são altamente interativos, ao contrário de suas versões tradicionais. Por exemplo, para ensinar sobre a anatomia humana, um curso tradicional de e-Learning recorreria a um diagrama com cada parte clicável para "saber mais".


Mude a cena para um curso imersivo onde a anatomia humana se torna um objeto 3D, permitindo que o aluno explore e aprenda detalhes minuciosos. Sim, o texto informativo é necessário, mas o poder visual é poderoso e ajuda a reter melhor as informações.


Envolvimento


Um curso de e-Learning tradicional é projetado para ajudar o aluno a caminhar de uma tela para outra com um simples botão Avançar. É um caso de uma tela por vez. Não é assim em um curso de aprendizado imersivo. Aqui o aluno pode ser parte integrante do curso. O aluno pode viajar pelo ambiente virtual e ao longo do caminho explorar, experimentar, aprender e se envolver.


Tomemos, por exemplo, uma sessão de treinamento de simulação de incêndio e segurança. Qual dos dois ajudaria você a entender melhor: conteúdo simples com gráficos clicáveis ​​ou a experiência de estar ativamente envolvido em uma sessão de treinamento?


Participação ativa


Ao justapor a forma tradicional de e-Learning com a aprendizagem imersiva, pode-se dizer que a primeira é um curso que o aluno faz como um outsider, enquanto que em um curso de aprendizagem imersiva, o aluno é um participante igual no ambiente de aprendizagem. Aprender não é apenas ler texto, ouvir áudio e assistir a vídeos. Em um curso de aprendizagem imersivo, o aluno, sem dúvida, tem que ouvir, ler, assistir e, ao mesmo tempo, estar presente no momento e ser um participante ativo.


Por exemplo, se queremos aprender sobre uma fábrica de petróleo, preferimos estar ativamente presentes nas instalações e ver as coisas por nós mesmos. É exatamente isso que o aprendizado imersivo nos ajuda a fazer. Pode ser virtual, mas a experiência é enriquecedora.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#metodologiaativa #metodologiasativas #metodologia #metodologias #metodologiacientifica #metodologiacientíca #gamificacao #games #aprendizagembaseadaemproblemas #aprendizagembaseadaemprojetos #gamesnaead #eadgames #gamenaead #metodologiasativasdeensino #metodologiasagiles #metodoagile #metodoagil #metodologiaagil #lean #metodologialean #leansprint #metodologiasageis #metdologiadepesquisa #metodologiadeensino #coaching #coach #aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #ministeriodaeducacao #ministériodaeducação #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead


Yorumlar


bottom of page