top of page

Como os Chatbots Podem Ser o Futuro da Aprendizagem


O Professor Robô


Estamos constantemente em busca de maneiras melhores, mais rápidas e mais profundas de aprender. Estamos em uma época em que a educação está mais acessível do que nunca. Mas, reservar tempo para aprender raramente é uma prioridade quando falamos de aprendizagem de adultos num contexto corporativo. Como você pode mudar isso? Você pode considerar aprender como os chatbots podem melhorar o seu treinamento e desenvolvimento corporativo (T&D).


Imagine o aumento da produtividade se seus funcionários tiverem um assistente de treinamento experiente e personalizado, sem nenhum custo adicional. Com a proliferação e alta adoção de chatbots, isso não é mais ficção científica; os chatbots estão se tornando onipresentes na indústria do eLearning.


Os chatbots modernos oferecem uma mudança bem-vinda, pois interrompem as conversas unidirecionais que bombardeiam os alunos com informações genéricas (documentos, vídeos e botões de "avançar"), e indicam Elementos de treinamento interativos, personalizados, podem manter os alunos envolvidos e com alta retenção de conhecimento.


A inteligência artificial (IA) está mudando rapidamente o T&D corporativo, com os chatbots provando ser ferramentas de aprendizado incrivelmente úteis. Este artigo resume a tendência do chatbot no eLearning, demonstrando por que os chatbots são a alternativa mais lógica e acessível para o desenvolvimento de talentos.


Você já encontrou um chatbot?


Ao visitar um site, um recurso de bate-papo às vezes conecta você a um bate-papo ao vivo (com uma pessoa real) ou às vezes as organizações usam um chatbot que, esperançosamente, é sofisticado o suficiente para fingir ser humano. Geralmente, esses chatbots são empregados para dar suporte aos clientes com perguntas gerais e reduzir as chamadas para o suporte técnico. No entanto, os chatbots têm um papel promissor no kit de ferramentas de eLearning, pois ajudam a apoiar estratégias holísticas de treinamento digital.


O Chatbot


Os chatbots podem dar suporte aos seus treinadores atuais e eles não têm limitações humanas, como esquecer, lembrar, preconceito cognitivo, sobrecarga cognitiva, adoecer, dormir 8 horas por dia, se aposentar, morrer etc. As novas tecnologias de aprendizado em conversação (chatbots) podem fornecer uma experiência de treinamento que é como conversar com um colega; portanto, pode ser muito pessoal, direto ao ponto e divertido.


Os chatbots projetados de maneira inteligente estão se tornando um componente-chave na entrega corporativa de pesquisa e desenvolvimento, porque as tecnologias modernas permitem que os chatbots se envolvam com os alunos e forneçam treinamentos pontuais. Os chatbots suportam interações em tempo real, com acesso instantâneo a informações relevantes.


Um chatbot é um agente de conversação (um programa de Inteligência Artificial (AI)) que interage com os usuários usando linguagem natural e toma decisões com base em regras predefinidas. Melhores sistemas de reconhecimento de fala estão facilitando o bate-papo com robôs de uma maneira mais natural. Lembre-se do MS Office Clippy? Esse foi um chatbot antigo visto mais como uma novidade do que como estratégia.


Os chatbots podem cumprir a promessa de verdadeira interatividade para o aprendizado corporativo - as possibilidades podem ser transformadoras!


Os chatbots interagem através de mensagens instantâneas, replicando artificialmente os padrões de interação humana. Assim, um chatbot é um programa de computador que simula conversas humanas e responde a perguntas feitas com linguagem natural, como faria uma pessoa real.

Quando começamos a usar o Chatbots?


O primeiro chatbot foi desenvolvido em 1950 com o Teste de Turing. O pioneiro da computação Alan Turing sugeriu que, se um bot baseado em texto pudesse enganar 50% das pessoas, poderia ser considerado "inteligente". Portanto, para passar no teste de Turing, um computador deve ser capaz de manter uma conversa indistinguível de uma conversa com um ser humano.


Isso já faz um bom tempo, demorou um pouco até que a tecnologia fosse adotada e desenvolvida. Em 2006, a plataforma IBM AI da Watson derrotou campeões humanos no programa de TV Jeopardy.


Em 2010, a Apple apresentou seu assistente inteligente "Siri", que tinha uma interface de usuário em linguagem natural para executar tarefas e responder perguntas. Em 2015, a Amazon e a Microsoft apresentaram sua versão de um assistente pessoal, inspirado na Siri, chamado Alexa e Cortana. Em 2016, Jill Watson, da Georgia Tech, foi implementado por um professor de ciência da computação, que apresentou seu "assistente de ensino" a seus alunos sem dizer a eles que Jill é uma IA. Muitos relataram que não sabiam que não estavam conversando com uma pessoa real. O campo da IA ​​está se desenvolvendo rapidamente e promete oferecer tecnologia de chatbot melhor e mais barata.


Como o aprendizado de conversação funciona


Os chatbots de IA podem ser usados ​​para personalizar a experiência de aprendizado e "guiar" os alunos durante o processo de formação. Além disso, eles podem ser muito úteis para responder as perguntas dos alunos. No contexto de Treinamento e Desenvolvimento, os chatbots podem criar uma experiência de aprendizado semelhante ao ensino individual, tornando possível o aprendizado social e interativo "em diálogo" com um dispositivo final. No campo de pesquisa e desenvolvimento, um chatbot atua como um Assistente virtual de ensino e pode fornecer suporte de treinamento necessário, fornecendo conteúdo, como links, imagens, vídeos, etc.


Chatbots no e-learning corporativo


A integração da tecnologia chatbot aos ambientes virtuais de aprendizagem, pode fornecer dados adicionais sobre os alunos e contribuir significativamente para o processo de aprendizado, porque eles são um mecanismo interativo em comparação com os sistemas tradicionais de eLearning. A área de T&D pode usar esses dados para melhorar seus programas de treinamento e enviar esse conteúdo ao chatbot para fornecer informações mais atualizadas aos alunos.


Os chatbots podem ser usados ​​de maneira inteligente no eLearning para reforçar o aprendizado em intervalos espaçados. Além disso, os chatbots podem tornar o aprendizado mais relevante e acessível, afastando o LMS do caminho. Os alunos obtêm acesso e controle diretos às informações e conteúdos armazenados no LMS por meio de um chatbot, ignorando interfaces complexas ou procedimentos de inscrição necessários para um curso. Isso contribui para um aprendizado mais personalizado e eficaz.


Chatbots: a ferramenta corporativa de suporte a pesquisa e desenvolvimento de que você precisa


À medida que a demografia da força de trabalho continua a ficar mais distribuída e acostumada à comunicação móvel, as empresas devem adotar os chatbots para otimizar seus processos de treinamento e desenvolvimento de RH.


O T&D corporativo pode se beneficiar da introdução de chatbots como uma ferramenta de suporte ao treinamento, pois ajuda a superar os seguintes desafios modernos de aprendizado no local de trabalho:


- Os chatbots permitem que o treinamento ocorra a intervalos regulares ao longo do dia, o que é mais eficiente do que o treinamento que ocupa uma grande parte do seu dia.

- Os chatbots nunca perdem a paciência e constantemente oferecem assistência ao aluno pelo tempo que for necessário.

- Os chatbots oferecem uma maneira única de se envolver com os alunos por meio de um diálogo essencial ao processo de aprendizagem. Os chatbots permitem que o aluno inicie a conversa, que se desenvolve à medida que o evento de aprendizado ocorre. Estar no controle da história dá ao aluno a sensação de engajamento e investimento no resultado da aprendizagem.

- Os chatbots mantêm os alunos engajados e motivados à medida que avançam nos cursos, incentivando-os sobre o que fazer, entretendo-os e mantendo-os informados. Por exemplo, um bot que oferece palavras de encorajamento, como "Bom trabalho" ou "Muito bem, você tem todas as respostas corretas" ou fornece aos alunos informações adicionais ou um desafio adicional periodicamente para que eles não fiquem entediados.

- Chatbots estão disponíveis 24/7. Como os chatbots são basicamente robôs virtuais, eles nunca se cansam e continuam a obedecer aos seus comandos. Eles continuarão a operar todos os dias ao longo do ano, sem a necessidade de uma pausa. Os alunos podem acessar o chatbots sempre que desejarem continuar sua jornada de aprendizado.

- Um ambiente de aprendizado exploratório e otimizado para dispositivos móveis pode fornecer destaques do treinamento de maneira atraente e altamente compactada. Um host de chatbots pode apresentar aos alunos as principais tarefas de aprendizado, que podem ser exploradas interativamente durante as pílulas de microlearning.


Chatbot que apoia processos educacionais


Agora você pode empregar um chatbot para atuar como treinador para orientar o aluno durante a entrega do treinamento, verificando e corrigindo os erros dos alunos. Os robôs do instrutor podem fazer uma série de perguntas e oferecer palavras de incentivo aos alunos e levá-los a aplicar o conhecimento que devem aprender.


Os chatbots fornecem acesso rápido e fácil às informações e geralmente são muito mais baratos e rápidos do que os treinadores. Como os chatbots são soluções automatizadas, elas permitem que as organizações treinem muitos alunos de uma só vez e simultaneamente. Os chatbots fornecem acesso instantâneo a conhecimentos e conselhos especializados o tempo todo. Os chatbots também podem interromper o ciclo de aprendizado e esquecimento aplicando o aprendizado em um contexto do mundo real, dessa forma, é mais provável que ele permaneça.


Os chatbots podem ser empregados para criar sistemas de tutoria inteligentes destinados a substituir as instruções em sala de aula e, geralmente, suportam a prática de 2 maneiras:


1. Atuar como tutores do produto: avaliar os resultados finais

2. Atuar como tutores do processo: dicas e feedback


A alavancagem dos chatbots como recurso de ensino e aprendizagem oferece a oportunidade de aprimorar os serviços de instrução para atender um grande número de usuários e uma grande variedade de pessoas a qualquer hora do dia. Os chatbots podem potencialmente assumir uma ampla gama de tarefas educacionais, como prestação de serviços de integração, suporte a alunos, atuação como tutor, atuação como mentor, fornecimento de perguntas frequentes, orientação por eventos de treinamento, feedback e avaliação de esforços.


À medida que as interfaces estão evoluindo, elas cada vez mais parecem "humanas", de acordo com a nossa forma natural de comunicação (diálogo) por meio de texto ou fala. Isso torna a tecnologia menos invasiva e mais adequada para a prestação de serviços educacionais. Embora os chatbots possam potencialmente ser usados ​​de várias maneiras em situações instrucionais, o objetivo de um chatbot deve ser ajudar as pessoas e facilitar o treinamento em organizações, mas não substituir totalmente o papel do instrutor.


Benefícios do Chatbot para alunos


- Os serviços de conversação e chatbots transformarão a maneira como as pessoas interagem e se envolvem com o eLearning.

- Eles interromperão as conversas unidirecionais e o treinamento chato com conteúdo genérico.

- Eles podem consumir imediatamente uma pílula de aprendizado e resolver um problema quando é necessário resolvê-lo instantaneamente.

- Eles são pessoais, diretos ao ponto e divertidos.

- Os alunos sentem-se apoiados.

- Os alunos não têm mais medo de fazer perguntas.

- Eles fornecem feedback abrangente para os treinadores.

- Os treinadores, que estão monitorando, garantem que a conversa seja sempre apropriada.

- Eles são fáceis de usar, atraem alunos de todas as idades e fornecem respostas altamente visuais para perguntas comuns.

- Eles envolvem seus alunos oferecendo treinamento que parece uma conversa natural.

- Eles são projetados para interagir como um humano. Eles têm a capacidade de se envolver com humor e inteligência.

- Os alunos sabem que podem voltar e fazer perguntas adicionais.

- Eles podem ajudar os alunos com barreiras linguísticas, pois podem ler as informações várias vezes, sem se sentir desconfortáveis.

- Eles trabalham em dispositivos móveis que oferecem suporte a treinamento on-the-go.


Benefícios do Chatbot para organizações


- Os painéis de análise em tempo real, que medem as perguntas mais comuns, rastreiam alunos ativos e envolvidos versus alunos que não estão envolvidos, visualizam as interações que ocorrem fora do horário comercial e avaliam o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

- Eles melhoram o ROI do treinamento.

- Os chatbots melhoram o que seus instrutores já fazem, apoiando e simplificando-os para produzir resultados mais rápidos e melhores a um custo menor.

- Uma sessão de chatbot de aprendizado eficaz e conversacional pode transformar uma apresentação de uma hora em uma sessão de microlearning de 10 minutos.

- Os funcionários serão mais produtivos e mais bem posicionados para otimizar as oportunidades de aprendizado, porque estão aprendendo no seu próprio ritmo e quando precisam de apoio.

- Eles têm a capacidade de “cutucar” e enviar informações personalizadas aos alunos.

- Eles têm a capacidade de revisar e acessar todas as perguntas e respostas criadas pelos alunos.

- Eles reduzem a carga de trabalho do treinador.


Chatbots aplicados às jornadas de seus alunos

O aprendizado de conversação é muito mais eficiente do que separar grande parte do dia de seus funcionários, pois permite o treinamento em intervalos regulares ao longo do dia.


Agentes de inteligência, como chatbots, têm um enorme potencial ao simular uma conversa inteligente com usuários humanos por meio de métodos auditivos ou textuais. O uso potencial de chatbots pode simular uma comunicação semelhante à humana. O diálogo é essencial para o processo de aprendizagem. Os chatbots permitem que o aluno inicie a conversa e, à medida que o processo se desenrola, o mesmo acontece com a história. Como o aluno está no controle da história, ele está mais envolvido e investido no resultado. Compreender sua cultura organizacional é essencial para entender o idioma a ser usado em seus contextos de aprendizado.


Os chatbots podem melhorar a integração, oferecendo à sua nova equipe soluções instantâneas e diretas para um desafio quando o encontrarem, especialmente nas primeiras semanas. O funcionário que está sendo embarcado faz uma pergunta, o chatbot responde. O funcionário segue com outra pergunta, o chatbot responde novamente. O funcionário pode, portanto, continuar aprimorando as consultas enquanto o chatbot refina progressivamente as respostas. Dessa forma, o novo membro da equipe não precisa esperar pelas respostas, criando uma base sólida de integração para cada funcionário.


Sabemos que o feedback é um conceito clássico no aprendizado, que os chatbots podem fornecer de maneira oportuna e eficaz. Uma grande vantagem das tecnologias de chatbot é que elas oferecem aos alunos oportunidades realistas de tutoria / tutoria individual. O aprendizado em conversação fornece treinamento rápido, direcionado e personalizado, diretamente no fluxo de trabalho, essencial para a retenção efetiva de conhecimento. E os alunos podem adaptar um chatbot ao seu próprio ritmo de aprendizado.

A inovação instrucional do Chatbot também abre possibilidades para conectar e analisar os dados de treinamento de seus alunos, que podem capacitá-lo a planejar, desenvolver e aumentar as ofertas bem-sucedidas de treinamento e desenvolvimento a longo prazo.


O que isso significa para o seu eLearning


Os chatbots podem tornar as iniciativas de treinamento e desenvolvimento mais produtivas. Os chatbots não apenas oferecem experiências mais personalizadas, mas também garantem que os profissionais de T&D sejam mais eficientes. Por exemplo, em vez de gastar uma quantidade exorbitante de tempo enviando perguntas e e-mails, eles poderão gastar mais tempo desenvolvendo cursos e materiais de aprendizagem, desenvolvendo práticas de integração e muito mais.


Os chatbots também podem oferecer uma experiência mais natural e podem receber personalidades diferentes para atender às expectativas / nuances culturais de diferentes populações de alunos, essa capacidade de personalização é particularmente importante para organizações com operações globais. O maior desafio que talvez você precise prestar atenção é a capacidade de conversação ou "personalidade" do seu chatbot para corresponder ao seu grupo-alvo de treinamento. Os estilos de conversação podem ser alterados dependendo dos dados demográficos do aluno (ou seja, seja mais informal com os alunos mais jovens e mais formal com os mais velhos).


Portanto, se você deseja fornecer suporte de treinamento Just-In-Time e personalização em tempo real para seus alunos, torne as iniciativas de T&D mais produtivas, mais eficientes, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, responda a perguntas frequentes (FAQs), aumente o envolvimento dos alunos e mais...

Quem sabe, ao introduzir um chatbot no treinamento da sua organização, talvez seus alunos em breve digam "Uau!"


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page