top of page

Como Reforçar o Aprendizado após as Sessões de Webconferência?


As soluções de e-Learning de hoje são eficazes para ensinar e envolver os alunos. Mas se você quiser ver resultados reais, crie oportunidades para reforçar o aprendizado após a conferência na web. Aprenda 5 dicas para reforçar a aprendizagem desde o início e regularmente e torná-la significativa


Reforce a aprendizagem com estas 5 dicas

Se você conduziu recentemente uma webconferência para fins de treinamento, provavelmente tentou torná-la o mais eficaz possível. Você investe tempo e recursos para encontrar o conteúdo e o método de entrega corretos. Você trabalhou para tornar a experiência envolvente. Mas e depois da webconferência? Você fez algo para reforçar o aprendizado depois que as pessoas se desconectaram?

Imagine este cenário: você planejou e executou a conferência na Web dos seus sonhos. Sua apresentação foi envolvente e os alunos eram participantes ansiosos. O curso teve boas críticas e você tem certeza de que ensinou tudo o que precisava ser ensinado.

Mas, de volta ao trabalho, você não vê as habilidades em ação. As pessoas se engajam nos mesmos processos antigos e os resultados permanecem estáveis. Por que os funcionários não estão exibindo avidamente seus novos conhecimentos e tendo o impacto que você esperava?

A resposta? Porque o novo aprendizado requer reforço para se manter.


Por que uma conferência na Web não deve ser um evento único

As soluções de e-Learning atuais oferecem grandes vantagens para envolver os alunos e ensinar novas informações. Mas o seu investimento no desenvolvimento dos funcionários não deve terminar com um curso de treinamento. Aprender um conceito uma vez não garante que ele se fixará ou será implementado. Muitas vezes, as pessoas voltam ao trabalho familiar e aos padrões de comportamento mesmo depois do curso mais fascinante. Eles não pensam em usar as novas habilidades, não importa o quão poderosa foi a experiência de treinamento.


As conferências pela Web e o e-Learning podem representar desafios específicos para a retenção do aprendizado. As distrações de um ambiente virtual podem impedir as pessoas de darem toda a atenção. Multitarefa, interrupções on-line constantes e dificuldades técnicas também podem tornar difícil para as pessoas entenderem tudo.

Existem vários motivos pelos quais as habilidades não são transferidas da maneira que esperamos. O maior culpado, porém, é provavelmente o que chamamos de curva de esquecimento.


Qual é a curva de esquecimento?


Na década de 1880, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus começou a estudar a memória. Ele descobriu que as pessoas esquecem novas informações rapidamente depois de aprendê-las. Estudos posteriores apoiaram a descoberta de Ebbinghaus - o que agora é conhecido como a curva do esquecimento.

A pesquisa diz que o esquecimento é exponencial. Quando as pessoas aprendem algo novo, começam a esquecê-lo quase que imediatamente. O maior declínio ocorre no primeiro dia após o aprendizado. A curva de Ebbinghaus mostra que as pessoas esquecem cerca de 70% do que aprenderam nas primeiras 24 horas após o aprendizado. Depois disso, a perda de memória diminui, mas continua com o passar do tempo.


Para combater a curva de esquecimento em seu treinamento, reforce o aprendizado desde o início e com eficácia.

O reforço do treinamento se concentra em ajudar as pessoas a reter conhecimento. Você não está tentando ensinar nada novo, você os está ajudando a recuperar o que já aprenderam. Você deseja que eles sejam capazes de transferir as habilidades - entender como e quando aplicar seus novos conhecimentos e colocá-los em ação.


Você está trabalhando contra a tendência humana natural de voltar aos velhos hábitos e práticas em momentos de alto estresse ou prazos apertados. Em suma, o momento em que mais precisam de seus novos conhecimentos. Então, como exatamente você ajuda as pessoas a recuperar e cimentar o que aprenderam?

Existem 3 princípios fundamentais para as boas práticas de recuperação:

Comece imediatamente

Os primeiros dias após o treino são a parte mais íngreme da curva de esquecimento, por isso é importante começar a aprender o reforço imediatamente após o treino. Ajude os alunos a manter o ritmo, começando enquanto as informações ainda estão frescas em suas memórias.


O treinamento não deve ser apenas um evento único. Os hábitos são construídos por meio da repetição e a memória é fortalecida quando é acessada com frequência. Certifique-se de que seus esforços sejam um processo recorrente.


Aponte para uma recordação ativa

É importante ajudar os alunos a trabalhar em suas memórias. Não se limite a apresentar as informações novamente. Use estratégias de acompanhamento de ensino que dêem às pessoas a chance de lembrar ativamente o que aprenderam. O ato de trazer informações de volta à mente ajuda o cérebro a registrar que elas são significativas e torna os novos conhecimentos mais memoráveis.


Com esses pontos de partida fundamentais, vamos mergulhar em maneiras de manter o conteúdo de sua webconferência sempre em mente.


5 dicas para reforçar a aprendizagem após uma conferência na Web


Para fazer o treinamento valer, combine a conferência na Web com métodos de treinamento adicionais. Aqui estão 5 estratégias para reforçar a aprendizagem desde o início e regularmente, e torná-la significativa.

1. Encerre as sessões de treinamento com um plano de ação


Você pode começar a reforçar antes mesmo de os participantes saírem do treinamento. Afaste a perda de retenção precoce encerrando uma conferência na Web com um plano. Peça aos alunos que façam um brainstorming e registrem como eles vão aplicar o que aprenderam no trabalho.

Anotar compromissos e metas os torna mais memoráveis. E as pessoas são mais propensas a lembrar e aplicar novos conhecimentos quando os imaginam em um cenário específico.

Um bom plano de ação deve incluir metas mensuráveis ​​específicas. Também deve envolver um período de tempo definido quando as habilidades serão colocadas em prática. Peça aos alunos que escrevam o que farão, quando farão e que resultados esperam. Eles podem manter seu plano à mão para uma referência rápida de volta ao trabalho.



Lembretes em intervalos regulares evitam que a memória desapareça. Considere a criação de uma série de e-mails de atualização para enviar em uma programação planejada.

Os e-mails devem complementar o treinamento e podem incluir coisas como:

Lembretes ou resumos de conceitos-chave

Sugestões de onde as habilidades podem ser usadas no trabalho

Citações motivacionais

Exemplos de estudo de caso das habilidades em ação

Ajude a acionar a memória apresentando os conceitos-chave às pessoas regularmente. Fazer isso durante um determinado período de tempo espalha suas interações com as informações e as mantém relevantes.

A aprendizagem espaçada fortalece a memorização. Uma ótima maneira de acompanhar uma webconferência é com treinamento contínuo.

Considere agendar mini-sessões de treinamento periodicamente após a sua conferência ou webinar. Você pode tentar reconectar mensalmente ou trimestralmente. As sessões podem ser síncronas ou assíncronas. Crie módulos de aprendizagem individualizados em seu LMS. Ou agende reuniões ao vivo em que todos se conectam e conduzam uma discussão ou exercícios de dramatização.

Você também pode usar uma solução de aprendizado combinado - uma combinação de recursos online e reuniões em tempo real. Agende sessões regulares da equipe que reúnam todos para discutir questões ou preocupações. Faça-os praticar as habilidades ou relatar como eles usaram o que aprenderam no treinamento.

Independentemente de como sejam realizados, as opções de treinamento contínuo devem se concentrar na aplicação. Inclua visões gerais rápidas do que foi aprendido e dedique o resto do tempo a questionários ou prática. Use o treinamento contínuo para dar aos alunos mais pontos de contato com o conteúdo e chances integradas de recuperação ativa.

Testes e atribuições ajudam as pessoas a consolidar o que aprenderam. Aumente a retenção de conhecimento a longo prazo adicionando questionários aos seus esforços de treinamento contínuo.

Para tornar o teste eficaz, administre-o em intervalos durante um determinado período. Integre questionários em suas sessões de acompanhamento ou lembretes por e-mail. Fortaleça os efeitos tornando as perguntas desafiadoras. Faz os alunos trabalharem para encontrar a resposta correta. Quanto mais esforço for necessário para recuperar, mais memorável será a resposta - mesmo se as pessoas não obtiverem a resposta correta na primeira vez.


Questionários úteis podem assumir vários formatos, como perguntas de múltipla escolha ou de resposta curta. Você pode testar as informações diretamente ou perguntar aos alunos como eles as aplicariam em um determinado cenário. Qualquer coisa que os faça buscar a resposta certa.


5. Crie uma cultura que apóie novas habilidades


Qualquer novo conhecimento só é útil para os funcionários se tiver um lugar de volta ao trabalho. Reforce a memória e a transferência, tornando as novas habilidades uma parte da cultura da sua organização. Experimente o seguinte para tornar a transição mais perfeita:


Use o vocabulário e processos ensinados no treinamento em suas reuniões e comunicações internas.

Se os participantes aprenderam um método específico de solução de problemas, inclua as etapas nas agendas das reuniões ao abordar um problema como uma equipe.

Fornece um fórum de discussão que permite que as pessoas façam perguntas ou recebam treinamento de outros alunos.

Adicione metas do treinamento a revisões trimestrais ou anuais.

Torne o conteúdo de sua webconferência parte integrante da vida diária de sua organização. É difícil convencer o cérebro de que a informação é importante se não estiver relacionada aos objetivos e propósito do aluno.

Conclusão


Mesmo a webconferência mais envolvente e informativa não garante a transferência de habilidades. Os funcionários não conseguem aplicar o que eles não conseguem lembrar, então faça do treinamento um processo contínuo. Comece reforçando o aprendizado imediatamente, continue em intervalos regulares e ajude as pessoas a ter um papel ativo ao relembrar o que aprenderam.


O treinamento não é apenas uma caixa para marcar. A educação continuada é um investimento no desempenho de sua organização e na experiência de seus funcionários. Garanta o sucesso apoiando continuamente o seu investimento.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page