Por que algumas pessoas podem ficar tão absortas em videogames que jogarão por horas a fio, mas podem ter dificuldade em assistir a uma aula de uma hora ou webinar sem perder o foco? O fato é que os jogos são interativos, exigindo que os jogadores sejam tanto cognitivamente quanto fisicamente ativos, fazendo escolhas e respondendo às consequências. As experiências de jogo são únicas e até mesmo os membros de um grupo ou equipe podem ter resultados diferentes. Os jogos envolvem os jogadores, cativando sua imaginação e motivando-os a ter sucesso.
Por outro lado, experiências de aprendizagem mal escritas permitem que os alunos sejam cognitivamente e fisicamente passivos. Os alunos são privados de escolhas, podem ser forçados a seguir o mesmo caminho que seus colegas, independentemente de seu conhecimento prévio sobre o assunto, e podem ser limitados aos resultados de aprovação ou reprovação, sem nuances de como chegar a esse destino. Os alunos podem descrever essas situações como monótonas ou chatas e, em suma, esta não é uma experiência motivadora.
A educação não precisa ser assim! O aprendizado online permite a personalização da experiência de aprendizado, interações engajantes, várias ramificações para diversos alunos e muito mais. As ferramentas modernas de criação de e-learning tornam a construção dessas experiências de aprendizagem um processo simples e fácil, por meio do uso de interações e modelos pré-construídos que podem ser personalizados com o clique de um botão.
Pronto para aprender mais sobre como você pode criar um curso online que usa interações significativas que realmente envolvem os alunos? Vamos explorar como isso pode ser feito.
O que é e-learning interativo e por que isso importa?
Exemplos de e-learning interativo são qualquer curso que exija que os alunos façam mais do que ler passivamente o texto ou simplesmente clicar em “Avançar.” As interações podem incluir clicar para revelar, arrastar e soltar, a capacidade de escolher seu próprio caminho ou rota através do curso, questionários com feedback, e mais.
O e-learning bem concebido pode fazer muito mais do que funcionar como um substituto para livros didáticos. Exigir que seus alunos simplesmente leiam não os envolve em um alto nível cognitivo e, quando a atividade cognitiva é baixa, o mesmo ocorre com o prazer e a retenção deles. Simplificando, se eles não estiverem engajados, eles não perceberão seu curso como uma experiência de aprendizagem que vale a pena, e eles provavelmente não se lembrarão do conteúdo ou não serão capazes de aplicá-lo depois de supostamente “aprendê-lo”.
4 Maneiras de criar сonteúdo de aprendizado interativo
Aqui, explicaremos que tipo de conteúdo de e-learning que pode realmente engajar os alunos que você pode criar com a ferramenta de criação iSpring Suite. Em essência, iSpring Suite é um kit de ferramentas de criação fácil de usar, mas poderoso, projetado para a rápida criação de cursos online. Ele permite que você crie cursos com questionários, screencasts, simulações de diálogo e outras atividades interativas.
Agora vamos explorar quatro funções comumente usadas no iSpring Suite que criam cursos altamente engajantes.
Os cenários de ramificação permitem que os alunos escolham seu próprio caminho ao longo de um curso. Por terem a capacidade de fazer escolhas, seus alunos se sentirão fortalecidos e como personagens ativos no processo de aprendizagem. Suas decisões terão consequências e eles podem receber feedback ao longo de suas jornadas.
Você pode considerar a criação de cenários que se tornam cada vez mais desafiadores à medida que o aluno progride, ou cenários construídos com personas específicas do aluno em mente (como traços de personalidade dos alunos ou perfis de trabalho).
Os cenários também significam que nem todos os alunos podem ter a mesma experiência, o que põe fim aos cursos comuns. Os alunos se beneficiarão ao receber o conteúdo que procuram, no momento em que o procuram, em vez de receberem uma experiência “tamanho único” que pode não atender verdadeiramente às suas necessidades.
Por exemplo, abaixo você pode ver um slide de um curso de cenário ramificado que explica aos novos funcionários como descobrir se algo está errado com as estações de tratamento de gás e unidades de purificação de água e mostra as possíveis consequências de adotar uma abordagem errada para um problema. Os usuários têm uma escolha: seguir o caminho certo ou ignorar o problema.
Quando você cria um questionário online, as opções são tão numerosas quanto quando você planeja o conteúdo do curso. Por exemplo, você pode seguir o caminho tradicional e criar uma grande avaliação final no final do curso. Você também pode escolher “polvilhar” perguntas do questionário e verificações de conhecimento ao longo do curso, ou fazer ambos.
Você tem a opção de fornecer feedback após cada pergunta (ou não), de determinar quantas tentativas os alunos têm para cada pergunta ou para o questionário como um todo, e até mesmo de criar verificações de conhecimento no meio do curso que funcionam como “portões” que os alunos deve passar antes de continuar. As opções são infinitas, e ambos os mecanismos de questionário e feedback são excelentes maneiras de permitir que seus alunos se envolvam com o conteúdo em um nível altamente interativo.
iSpring Suite Max permite que você crie questionários com 14 vários tipos de perguntas, desde perguntas onipresentes de múltipla escolha e preenchimento de lacunas a pontos de acesso altamente interativos e arrastar e soltar como no exemplo abaixo.
Se você estiver ensinando habilidades de comunicação ou habilidades interpessoais, as simulações de conversação digital são opções fantásticas para permitir que os alunos pratiquem em um ambiente seguro antes de interagir com outras pessoas. Isso pode ser especialmente útil para treinamento no local de trabalho, como atendimento ao cliente ou treinamento em call center.
Com o iSpring Suite, essas simulações podem ser construídas como parte da apresentação do conteúdo, ou como uma avaliação, ou ambos. Por exemplo, você pode fazer com que seus alunos naveguem por uma simulação de uma conversa entre um colaborador e um cliente. Em seguida, como sua avaliação, eles devem agir como o colaborador em uma situação semelhante, e resolver efetivamente um problema de atendimento ao cliente.
Ao testar a capacidade deles de lidar com situações da vida real em um ambiente seguro, tanto o instrutor quanto o próprio aluno ganharão confiança na capacidade do aluno de ter uma conversa de alto risco na vida real.
Aqui está um slide da simulação de diálogo de venda de carros criada com iSpring Suite. Ele desafia os alunos a usar tato, conhecimento e um pouco de agressividade para fechar o negócio.
A beleza das ferramentas de criação de e-learning como iSpring Suite é que a codificação e o design de back-end foram levados em consideração. Tudo o que você precisa fazer é selecionar as interações predefinidas que o ajudarão a comunicar melhor sua mensagem e apresentar seu conteúdo. Você pode escolher entre várias interações, incluindo diagramas interativos, linhas do tempo, e cartões de mídia, onde tudo o que você precisa fazer é colar o conteúdo. Os modelos pré-construídos dão vida ao seu curso em minutos, e criam uma aparência sofisticada e profissional.
Por exemplo, com os modelos de interação do iSpring, você pode criar um catálogo para ajudar os funcionários a navegar rapidamente pelos produtos oferecidos pela empresa, como neste exemplo:
Considerações finais
A interatividade é mais do que apenas efeitos especiais que deslumbram seus alunos; interações significativas não apenas ajudam você a transmitir seu conteúdo de maneiras verdadeiramente envolventes, mas também o ajudam a avaliar seus alunos em situações reais. Ao engajar seus alunos, seus cursos serão mais divertidos e eficazes, resultando em maior retenção e maior aplicação do conteúdo.
Ferramentas de criação como iSpring Suite tornam a criação de cursos um processo simples e agradável, ao fornecer a você interações e modelos pré-construídos que ajudam você a economizar tempo e dinheiro durante o processo de design, e ajudam você a se concentrar no que realmente importa, que é a apresentação eficaz do seu conteúdo.
Maria Varankina - iSpring
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentarios