top of page

Conteúdo Gerado pelo Usuário: Socialização do Conteúdo de E-Learning

O conteúdo desempenha um papel central na aprendizagem, mais ainda no eLearning, onde o usuário aprende principalmente com o conteúdo e demais recursos.


As vantagens e desvantagens do conteúdo gerado pelo usuário


Normalmente, em um módulo de e-learning típico, o conteúdo é fornecido por um Especialista no Assunto, que é então usado por um Designer Instrucional para gerar a experiência de aprendizagem desejada. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do design de aprendizagem, a disponibilidade de conteúdo em uma variedade de formatos e plataformas permitiu que os alunos reunissem e assimilassem o conteúdo de maneira pessoal. Além disso, as tecnologias modernas da web permitem que os usuários publiquem diretamente o conteúdo pesquisado. Isso deu origem à socialização da mídia e do conteúdo.



As pessoas podem publicar seu conteúdo relevante sem ter que possuir uma plataforma e passar por processos complexos. O campo da aprendizagem não poderia mais ficar para trás. Surgiu o conceito de aprendizagem social, que está um passo à frente do eLearning tradicional, onde os usuários precisam aprender sozinhos. O conceito de Conteúdo Gerado pelo Usuário vai um passo além, onde o usuário, além de ser um aprendiz do conteúdo, gera seu conteúdo de aprendizagem favorito com o qual outros também podem aprender. É como uma plataforma aberta onde os usuários podem publicar seu conteúdo e construir uma comunidade de aprendizagem que contribui para o conteúdo de aprendizagem.


Vejamos o exemplo do treinamento de vendas. Em uma configuração tradicional, os usuários farão login no LMS e consumirão o conteúdo fornecido pelo especialista no assunto e tentarão aprender com isso. Por outro lado, em uma configuração de Conteúdo Gerado pelo Usuário, o usuário também publicará seu conteúdo, experiências e ideias reunidas, que estarão acessíveis para outros usuários aprenderem.


Às vezes, todo o conteúdo pode ser gerado pelo usuário. Embora o conceito tenha começado com a aprendizagem informal, está rapidamente ganhando popularidade na aprendizagem formal, tanto no mundo acadêmico quanto corporativo. Para entender por que está ganhando popularidade no cenário de eLearning corporativo, devemos observar como funciona o aprendizado corporativo. Em um cenário corporativo a experiência e as aplicações importam muito mais do que a teoria.


Tomemos novamente o exemplo do treinamento de vendas. O conteúdo típico sobre "como vender" se tornará muito mais prático e interessante se alguém colocar sua experiência real no campo e dar uma visão de como as coisas realmente funcionam, em seguida, encontrar os clientes, os desafios que enfrentam, as táticas que usam e em breve.


Vantagens


Isso dá ao Conteúdo Gerado pelo Usuário uma vantagem distinta sobre o eLearning tradicional. Vejamos algumas das principais vantagens do Conteúdo Gerado pelo Usuário em um cenário de eLearning corporativo.


1. Facilidade de uso aprimorada

O Conteúdo Gerado pelo Usuário é amigável porque é criado pelos próprios usuários, para que eles se sintam mais familiarizados com o conteúdo. Em vez de escritos de um especialista, o Conteúdo Gerado pelo Usuário pode atrair mais os usuários.


2. Maior engajamento e satisfação

Os usuários estão participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem. No caso do Conteúdo Gerado pelo Usuário, o engajamento é muito alto, o que resulta em melhores resultados de motivação e aprendizagem. Além disso, os usuários também têm a satisfação de serem ouvidos e reconhecidos por seus esforços de aprendizagem.


3. Mais relevante

Quando o conteúdo está sendo gerado por outro usuário, outros usuários o consideram mais relevante e podem interagir facilmente com o conteúdo. Os usuários sabem que um de seus colegas de escritório realmente gerou o conteúdo de sua experiência pessoal que é mais relevante para seu campo de trabalho. Assim, o conteúdo torna-se mais relevante para os usuários.


4. Maior aceitabilidade

O Conteúdo Gerado pelo Usuário é considerado mais aceitável pelos usuários devido à sua relevância na aplicação cotidiana de conceitos em seus trabalhos.


5. Cultura de aprendizagem aprimorada

O Conteúdo Gerado pelo Usuário move os usuários da aprendizagem passiva para a aprendizagem ativa. Isso fomenta uma cultura de aprendizagem entre os funcionários e participa ativamente da aprendizagem e do compartilhamento de conhecimento.


Desvantagens


Apesar de tantas vantagens, o Conteúdo Gerado pelo Usuário também tem algumas desvantagens.


1. Dependente do usuário

Nem todos os usuários são participantes ativos, isso pode levar a um conteúdo tendencioso, em que alguns usuários empurrarão seu conteúdo e formas de pensar.


2. Confiabilidade do conteúdo

A autenticidade e confiabilidade do Conteúdo gerado pelo usuário podem ser um problema. Embora isso possa ser mitigado pela moderação de um especialista, isso consumirá o tempo do especialista com moderação. Além disso, a moderação será necessária como um processo contínuo, aumentando assim a dependência do especialista.


3. Cobertura do currículo

Dependendo exclusivamente do Conteúdo Gerado pelo Usuário, será criada uma perspectiva distorcida, pois os usuários postarão conteúdo de sua escolha, deixando de fora outras áreas do currículo.


Conclusão


O Conteúdo Gerado pelo Usuário, se utilizado com sabedoria, pode ser um grande passo à frente na indústria de eLearning em termos de engajamento do usuário e aprendizagem experiencial. Requer mais pesquisa e monitoramento cuidadoso para colher os verdadeiros benefícios.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page