top of page

Criando Cursos para Alunos com Problemas de Atenção


Dando continuidade ao nosso post anterior, vamos aprofundar mais a questão da acessibilidade. Eu disse que o TDAH está mais para a questão do foco do que da cognição em si - como é o caso da dislexia que também atrapalha o aluno no entendimento do conteúdo.


Desenvolver cursos de eLearning para alunos on-line com transtorno de déficit de atenção é um grande desafio e exige destreza por parte do Designer Instrucional. A capacidade de atenção humana já é curta. Mas aqueles que sofrem de transtorno de déficit de atenção devem lidar com uma série de outros problemas, incluindo impulsividade, falta de concentração e problemas para seguir adiante. Assim, você deve levar em consideração suas características únicas e necessidades de aprendizado ao projetar seu curso de eLearning. Aqui estão 8 dicas importantes para ajudar os alunos on-line com transtorno de déficit de atenção a se concentrarem nas atividades de eLearning e mergulharem no conteúdo de eLearning.


1. Remova os distratores comuns do design do seu curso de eLearning


Um dos traços mais conhecidos para ADD ou ADHD é ser facilmente distraído. Ruídos ou atividades que outros podem ignorar ou ignorar completamente tornam-se obstáculos significativos para as pessoas com DDA. A remoção de distrações comuns do design do seu curso de eLearning pode ajudar esses alunos on-line a permanecerem focados e engajados. Por exemplo, imagens ou gráficos estranhos que podem ser muito instigantes.


2. Comece com um resumo


Os alunos on-line com transtorno de déficit de atenção precisam de alguma organização para manter o controle das tarefas e manter o foco mental. Eles têm dificuldade em filtrar o conteúdo que é relevante para suas metas e objetivos de aprendizado. Especialmente se eles não tiverem certeza de onde o curso de eLearning está indo ou dos resultados desejados. É por isso que é essencial começar com um breve resumo que descreva as principais conclusões. Esclareça o que o curso de eLearning envolve, o que se espera que eles aprendam e os benefícios do mundo real. Você pode até dividi-lo em uma lista de marcadores para que eles entendam cada etapa do processo.


3. Incorporar um mapa detalhado do curso de eLearning


Outra maneira eficaz de preparar alunos on-line com transtorno de déficit de atenção para a experiência de eLearning é incorporar um mapa do curso de eLearning. Ele deve apresentar as principais atividades, recursos e módulos de eLearning que eles devem concluir, bem como uma breve descrição das habilidades ou conhecimentos que eles adquirirão em cada etapa do mapa do curso de eLearning. Você pode desbloquear a navegação para dar a eles liberdade, mas certifique-se de que eles estejam cientes das datas de conclusão e avaliações. Por exemplo, eles devem concluir o curso de certificação da política da empresa e seus respectivos exames dentro de uma semana.


4. Adicionar atividades de aprendizagem social (com regras básicas)


Pessoas com transtorno de déficit de atenção podem reagir sem pensar nas coisas, especialmente em situações sociais. Por exemplo, expresse suas opiniões sem perceber como isso pode afetar negativamente os outros. No entanto, eles ainda se beneficiam das atividades de aprendizagem social, pois permite compartilhar experiências com os pares e trocar informações. A chave é desenvolver diretrizes para que possam controlar melhor seus impulsos e evitar conflitos.


5. Crie um ambiente de eLearning seguro e de suporte


Um sintoma comum de ADD e ADHD é a incapacidade de gerenciar emoções. Sentimentos particularmente negativos, como raiva. Eles também podem ficar facilmente frustrados se não conseguirem concluir uma atividade de eLearning ou se tiverem problemas de desempenho. No entanto, você pode ajudar a criar um ambiente de eLearning mais seguro e de apoio para incentivar a participação. Forneça elogios personalizados e sempre combine críticas construtivas com recomendações. Dê aos alunos on-line acesso a ferramentas de suporte de microaprendizagem para que eles resolvam os problemas por conta própria. Uma comunidade de aprendizagem online positiva e comunicativa também é fundamental para o sucesso do eLearning.


6. Desenvolva uma experiência multissensorial com atividades do mundo real


Alguns alunos on-line com transtorno de déficit de atenção podem achar difícil ficar parados por longos períodos de tempo ou quando o assunto é seco e monótono. Uma experiência multissensorial promove a imersão e permite que eles se envolvam com o conteúdo do eLearning de forma mais eficaz. Por exemplo, simulações ou jogos sérios transmitem as conclusões e lhes dão a oportunidade de colocá-las em contexto. Eles também atendem a preferências de aprendizado variadas, o que é benéfico para todo o seu público, independentemente de sua formação ou necessidades especiais .


7. Divida os objetivos de longo prazo em marcos gerenciáveis


Os seres humanos, em geral, preferem a gratificação instantânea. Eles preferem receber pequenos incentivos agora em vez de esperar por uma recompensa maior no futuro. Alunos online com transtorno de déficit de atenção acham ainda mais difícil esperar por recompensas. Eles também têm dificuldade em concluir projetos de longo prazo que envolvem várias etapas ou tarefas. Portanto, você precisa quebrar objetivos e metas mais envolvidos em marcos gerenciáveis. Como exemplo, os alunos on-line devem obter sua certificação baseada em habilidades até o final do trimestre. Descreva quais cursos de eLearning eles devem concluir para atingir esse objetivo e os recursos que estão disponíveis para eles. Você também pode definir datas de vencimento específicas para cada fase para mantê-los no caminho certo, o que os responsabiliza por seu próprio desempenho e fornece mais estrutura. Contudo,


8. Tire as tarefas desafiadoras do caminho


Alunos on-line com transtorno de déficit de atenção tendem a perder o interesse à medida que o curso de eLearning avança, mesmo que o conteúdo seja atraente e eles saibam que trará benefícios no mundo real. Principalmente quando as tarefas desafiadoras são deixadas para o final. Tire assuntos ou atividades difíceis do caminho para que seus alunos on-line possam processar as informações com uma mente fresca e enquanto sua atenção ainda está em plena capacidade. Eles são mais propensos a se envolver se os obstáculos forem saltados e eles puderem se concentrar apenas na autorreflexão e no reforço do conhecimento. Por exemplo, incentive-os a concluir um cenário de ramificação que envolva novas habilidades ou conhecimentos. Em seguida, continue com jogos sérios ou apresentações que melhoram a retenção de conhecimento e dão a eles um fôlego mental.


O transtorno de déficit de atenção tem o potencial de impactar praticamente todos os aspectos da vida dos alunos. No entanto, a criação de um curso de eLearning de fácil acesso que atenda às suas necessidades oferece oportunidades iguais para aprender e interagir com os colegas. Eles podem se concentrar na tarefa em questão e absorver as informações em um ambiente de eLearning calmo e de apoio, sem deixar que distrações externas ou estressores mentais atrapalhem.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page