top of page

Crie Cursos On-Line para Diferentes Estilos de Aprendizagem


Muitos estudantes on-line ficam frustrados quando são confrontados com um curso que não atendem seus estilos de aprendizagem. No entanto, com um pouco de criatividade, os designers instrucionais podem criar cursos que funcionam para a maioria dos estilos de aprendizagem.



Os alunos visuais geralmente aprendem melhor quando têm acesso a recursos visuais na sala de aula on-line, em vez de ler apenas texto. Obviamente, o desafio do designer instrucional é incluir gráficos, imagens etc. em lições, anúncios e fóruns. No entanto, há mais que você pode fazer para ajudar os alunos visuais em sua sala de aula:


>> Após sua breve recepção semanal, inicie seus anúncios com uma série de instruções com marcadores, listando as tarefas semanais. Isso ajuda os alunos visuais a "ver" o que é devido a cada semana, em vez de ter que ler longas explicações sobre os requisitos semanais.

>> Nas instruções de atribuição, use marcadores novamente para dar instruções passo a passo. Outra opção é postar uma apresentação do PowerPoint que forneça imagens de cada etapa da tarefa, se possível. Além disso, sempre carregue exemplos de suas tarefas. Dessa forma, os alunos visuais podem ter uma imagem clara do que é devido. Os exemplos de tarefas também ajudam todos os seus alunos.

>> Crie um fórum no qual os alunos descrevam uma leitura e / ou tarefa e permitam que eles codifiquem seus contornos, se possível. Isso geralmente ajuda os alunos visuais a organizar seus pensamentos e a entender os principais pontos de uma leitura ou tarefa.



Como os alunos sociais gostam de trabalhar com outras pessoas, esses alunos podem se sentir isolados ao fazer cursos on-line. Aqui estão algumas maneiras de alcançar seus alunos de aprendizado social:


>> Crie fóruns introdutórios onde os alunos se conhecerão usando um tópico, em vez de criar postagens individuais. Por exemplo, peça ao primeiro aluno que responder à solicitação que termine a postagem com uma pergunta para o próximo aluno. Esse aluno responde à pergunta e, em seguida, faz uma pergunta para o próximo aluno que postar - e assim por diante. Esse tipo de atividade pode reunir os alunos porque eles estão trabalhando em grupo, em vez de postar isoladamente.

>> Usando a idéia de thread único novamente, desenvolva uma atividade em que os alunos tenham que realizar uma tarefa juntos. Por exemplo, em um curso de redação criativa, publique um prompt de "história", para o qual os alunos devem contribuir, criando assim uma "história de sala de aula". Nos cursos de história, use um segmento singular em que os alunos recontem um evento histórico juntos do começo ao fim. Nos cursos de ciências, peça aos alunos que criem um experimento on-line, um procedimento por vez. Nos cursos de matemática, use um segmento singular para resolver provas complexas em sala de aula, uma etapa / resposta do aluno de cada vez.

>> Aproveite o espaço de reunião síncrona do LMS. Se o seu LMS não tiver essa capacidade, existem muitos espaços de reunião on-line disponíveis na Web, por exemplo, o Zoom, que oferece sessões síncronas gratuitas de 40 minutos. Uma vantagem adicional: isso também ajuda os alunos auditivos.



Para os alunos auditivos, uma sala de aula on-line composta apenas por texto pode parecer sombria. Existem algumas soluções simples para isso:


>> Crie "palestras" em sala de aula usando o QuickTime e faça o upload das palestras no YouTube.

>> Nessas palestras, ofereça uma "atividade ativa". Ou seja, no vídeo, mencione uma atribuição de crédito extra ou uma tarefa prática. Dessa forma, é mais provável que os alunos assistam aos vídeos criados por você, tornando o aprendizado dentro da sala de aula agradável para o aluno e ajuda a descobrir quem está realmente ouvindo suas lições.



Esses alunos funcionam melhor ao concluir atividades práticas. Para alunos físicos ou cenestésicos, tente o seguinte:


>> Crie vídeos online que mostrem aos alunos como navegar na sala de aula.

>> Dê opções diferentes para tarefas classificadas. Não se concentre apenas em ensaios ou projetos escritos. Em vez disso, substitua uma tarefa escrita por um vídeo. Outro exemplo seria fazer com que os alunos criassem respostas no fórum em áudio ou vídeo. O uso de tarefas diversas permite que pessoas com diferentes estilos de aprendizagem demonstrem os objetivos da sala de aula. Isso também pode ser útil para aqueles que têm mais facilidade em explicar verbalmente seus pontos de vista, em vez de escrever sobre os conceitos do curso.


Criar cursos que permitam acesso a todos os estilos de aprendizagem leva tempo e um pouco de criatividade.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page