top of page

Cursos de Prateleira: 5 Benefícios e 5 Desvantagens


Um conteúdo de prateleira consiste em cursos de treinamento on-line pré-construídos que você pode incorporar no seu programa de eLearning corporativo existente. Não há necessidade de criar seu conteúdo de treinamento on-line a partir do zero ou pesquisar ou cumprir todas as etapas do planejamento instrucional, já que os cursos de treinamento on-line estão prontos para usar imediatamente. Mas é realmente a escolha certa para a sua organização?

5 principais benefícios dos Cursos de Prateleira


O eLearning em geral é normalmente menos dispendioso do que as soluções personalizadas. Como você pode economizar a despesa de ferramentas de criação de eLearning e recursos humanos, como a contratação de designers gráficos e especialistas em assuntos para criar seu conteúdo de treinamento on-line. Você simplesmente compra os materiais de treinamento on-line e, em seguida, adiciona-os ao catálogo de cursos on-line ou ao design do curso de eLearning.

Cursos de eLearning pré-construídos estão prontos para distribuir ao seu público. Portanto, você não precisa se preocupar em testar o produto acabado, ou com longas rodadas de revisão para eliminar erros. Seus funcionários podem receber os benefícios do curso de treinamento on-line imediatamente.

3. Não é necessário contratar uma equipe de desenvolvimento dedicada

Dependendo do escopo do projeto, a contratação de uma equipe de eLearning dedicada para desenvolver seu curso on-line pode ser um investimento significativo. Você precisa pagar o tempo e os conhecimentos, bem como as ferramentas e os recursos necessários para o trabalho. Cursos de Prateleira eliminam a necessidade de uma equipe de desenvolvimento eLearning, pois terceirizam projetos de criação de conteúdo.

4. Conteúdo apoiado por especialistas da indústria

Na maioria dos casos, os Cursos de Prateleira são criados por profissionais experientes, designers de instrução e designers gráficos que são bem versados sobre o assunto. Assim, o conteúdo de treinamento on-line é apoiado por especialistas no campo que sabem quais informações incluir e como entregar em um formato facilmente digerível. Isso aumenta a retenção e recuperação do conhecimento, o que melhora seu ROI de treinamento online.

5. Não colocar uma tensão em seus recursos atuais

Geralmente, equipes de eLearning estão sempre correndo contra o tempo, tentando equilibrar todos os desafios. Os gestores, da mesma forma, estão tentando distribuir os recursos da melhora maneira possível, tentando esticar seu orçamento de eLearning corporativo. Os Cursos de Prateleira vem em um pequeno pacote limpo que não requer nenhum tempo ou ativos. Por exemplo, você não precisa atribuir ainda mais responsabilidades de trabalho aos seus melhores talentos.

5 Desvantagens no Uso de Cursos de Prateleira


Na maioria dos casos, você não é capaz de integrar seus próprios elementos de marca no curso pré-construído de eLearning. Isso inclui logos, esquemas de cores e outros elementos que se alinham com sua imagem. Assim, você não é capaz de estabelecer sua marca ou criar credibilidade com o recurso. Dito isto, certas opções sob medida permitem que você adicione marca específica, como seu logotipo ou links de redes sociais.

2. O conteúdo do treinamento on-line pode não apoiar os objetivos organizacionais

Criar recursos de eLearning personalizados oferece a você a capacidade de alinhar seu conteúdo de treinamento on-line com metas e objetivos organizacionais. No entanto, os Cursos de Prateleira não são produzidos com necessidades específicas e os resultados desejados em mente, então não tem-se como assegurar que os resultados que você está tentando alcançar sejam atendidos de maneira plena.

3. Falta de personalização de aprendizagem

Uma das desvantagens mais importantes do Cursos de Prateleira é que ele pode não atender às necessidades de seus alunos corporativos, ou atender às suas preferências pessoais e de aprendizado. O desenvolvedor do curso de aprendizado eletrônico não teve acesso aos dados sobre seus alunos, como pesquisas ou avaliações de treinamento on-line que identificam suas habilidades e lacunas de desempenho. Assim, o conteúdo de Cursos de Prateleira pode ser um pouco fora do alvo. Por exemplo, ele aborda problemas de desempenho comuns e cobre as principais soluções, mas não aborda as preocupações individuais que dificultam a produtividade do seu empregado.

4. Requer Licenças Especiais ou Assinaturas

A maioria dos cursos em prateleira vem com direitos e licenças de uso especial. O que significa que você só pode usar o recurso para aplicativos específicos. Por exemplo, você não pode revendê-lo ou utilizá-lo para fins comerciais. Além disso, certas opções pré-construídas envolvem taxas de assinatura mensais ou anuais. Portanto, você deve renovar sua licença periodicamente para mantê-la em seu catálogo de cursos de eLearning.

5. Mais difíceis de revisar ou atualizar seu treinamento on-line

Os Cursos de Prateleira vêm com tudo o que você precisa. No entanto, as necessidades mudam ao longo do tempo. E você pode achar difícil atualizar ou revisar o conteúdo de treinamento on-line. Dependendo da situação e dos direitos de uso, você terá que investir em uma ferramenta de criação de eLearning para fazer alterações ou comprar recursos adicionais de treinamento on-line.

3 melhores dicas para escolher o curso de prateleira ideal para a sua organização


1. O desenvolvimento interno é uma opção?

Faça um balanço de seus recursos atuais para garantir que você ainda não tenha o que precisa para criar o treinamento on-line a partir do zero. Por exemplo, você poderá reutilizar material de treinamento on-line existente com a ajuda de uma ferramenta de criação de eLearning rápida.

2. Garantir a acessibilidade

Certifique-se de que o conteúdo do treinamento on-line seja compatível com seu Learning Management System ou com outras plataformas de entrega. O conteúdo do treinamento on-line também deve ser responsivo para que seja acessível em qualquer dispositivo. Tenha em mente que os alunos corporativos modernos estão procurando treinamento on-line adaptaveis para dispositivos móveis que viajam com eles.

3. Criar um orçamento de eLearning corporativo detalhado

Crie um orçamento detalhado de eLearning corporativo que inclua todos os custos associados, das taxas que você tem que pagar para comprar os materiais de treinamento on-line pré-construídos para as despesas de manutenção mensais, bem como funcionários adicionais que você deve contratar para implantar e manter os cursos. Periodicamente, reavalie este orçamento para verificar que o curso de prateleira ainda é uma opção viável, ou se você deve pensar em obter recursos de treinamento on-line personalizados para sua organização.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page