top of page

Desenvolvimento de Avaliações de eLearning: 11 Erros Comuns a Serem Evitados



É necessária uma sólida estratégia de avaliação de eLearning para acompanhar o progresso do aluno on-line e destacar as áreas de melhoria. Neste artigo, compartilharei 11 armadilhas de avaliação de eLearning e dicas sobre como evitá-las.


11 erros comuns a serem evitados ao desenvolver avaliações de eLearning

As avaliações de eLearning devem avaliar o quanto os alunos on-line sabem, quão bem eles o conhecem e se podem traduzi-lo para aplicativos do mundo real. Essa é uma tarefa difícil, especialmente se você estiver lidando com um assunto complexo que é difícil de medir. Felizmente, conhecer esses desafios com antecedência pode ajudá-lo a evitá-los completamente, resultando em avaliações de eLearning mais eficazes que monitoram o desempenho e o progresso do aluno. Aqui estão 11 erros comuns a serem evitados ao desenvolver sua próxima avaliação de eLearning.

1. Objetivos ou resultados de aprendizagem vagos

O principal objetivo das avaliações de eLearning é determinar se os alunos on-line estão atingindo os objetivos de aprendizagem ou os resultados desejados. Caso contrário, você tem a oportunidade de intervir oferecendo a eles recursos adicionais de treinamento on-line para ampliar sua base de conhecimento. Objetivos de aprendizado vagos geralmente se traduzem em Big Data vago. Por exemplo, resultados de avaliação de eLearning que não mensuram a capacidade de um funcionário de aplicar suas habilidades no local de trabalho.

2. Perguntas capciosas

As avaliações de eLearning não são programas de perguntas e respostas. Não há espaço para perguntas destinadas a enganar os alunos on-line. O objetivo é avaliar o que seus alunos on-line sabem, e mesmo aqueles que têm uma compreensão firme do assunto podem ser enganados por perguntas capciosas. Evite duplas negativas e outras táticas que sirvam como distrações.

3. Falta de Variedade

Você atende a diferentes preferências de aprendizado em seu design de curso de eLearning e suas avaliações de eLearning devem seguir os mesmos princípios. Incorpore uma boa mistura de avaliação de eLearning ou tipos de perguntas para atender às necessidades e preferências pessoais de todos. Você também deve considerar os alunos on-line com necessidades especiais. Por exemplo, aqueles que são deficientes visuais podem exigir uma avaliação auditiva de eLearning.

4. Método de avaliação de eLearning errado

Há uma variedade de tipos de avaliação de eLearning para escolher, mas geralmente se enquadram em uma das duas categorias: qualitativa e quantitativa. As avaliações quantitativas de eLearning determinam quanto conhecimento um aluno on-line adquiriu e quão bem ele conhece o assunto. Um teste de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, por exemplo. Por outro lado, as avaliações qualitativas de eLearning indicam se eles são capazes de realmente aplicar as informações para atingir objetivos e resolver problemas. Por exemplo, um cenário de ramificação ou simulação de eLearning exige que os alunos on-line usem suas habilidades e conhecimentos pré-existentes para concluir a tarefa. O método de avaliação de eLearning deve estar alinhado com seus objetivos de aprendizado para fornecer as respostas que você procura.

5. Não usar modelos de perguntas

Os modelos de perguntas economizam muito tempo. Mais importante, eles permitem que você mantenha suas avaliações de eLearning consistentes. Você pode seguir um formato específico para que os alunos on-line saibam o que esperar. Assim, eles podem se concentrar nas perguntas em vez de tentar decifrar a estrutura de avaliação do eLearning. Uma variedade de ferramentas de criação rápidas de eLearning têm modelos de perguntas integrados, ou você pode criar um do zero.

6. Mudando o formato de resposta

Os alunos on-line devem ser capazes de responder à pergunta se souberem da informação. No entanto, alterar o formato de resposta no meio do exame tende a confundir até mesmo os alunos on-line mais experientes. Fique com um layout específico para que os alunos on-line saibam como responder e não haja confusão.

7. Não fornecer instruções claras

Cada avaliação de eLearning deve começar com instruções explícitas que os alunos on-line possam seguir facilmente. Isso inclui como navegar na plataforma LMS e responder a cada pergunta. Por exemplo, eles usarão as setas para passar para a próxima página e clicarão no botão "Enviar" quando estiverem confortáveis ​​com sua escolha de resposta. Você também pode considerar um breve tutorial de treinamento on-line para fazer o teste, que é particularmente útil para alunos on-line que não são experientes em tecnologia ou podem ser novos no eLearning.

8. Dando as Informações

Todos nós já fizemos pelo menos um exame que tornou muito fácil responder às perguntas. Principalmente porque as respostas faziam parte de outra pergunta. A resposta foi dada antes mesmo de termos a chance de testar nosso conhecimento. Tenha um novo conjunto de olhos para revisar a avaliação de eLearning com antecedência para garantir que ela esteja livre de brindes de informações.

9. Critérios de classificação ineficazes

Os alunos on-line não sabem como estão sendo avaliados porque você não possui critérios eficazes de avaliação de eLearning. Isso também torna difícil para sua equipe de eLearning medir os resultados e identificar padrões, pois eles não têm certeza do que estão procurando ao revisar os dados. Seja claro sobre como você avaliará os alunos on-line e o que eles precisam fazer para receber uma nota de aprovação.

10. Criando um romance em vez de uma avaliação de eLearning

Este é um erro de duas partes que pode diminuir significativamente a qualidade de seus dados. A primeira é incluir muito texto. Lembre-se de que alguns alunos on-line podem falar inglês como segunda língua ou ter necessidades especiais, como dislexia. Passagens de texto longo ou perguntas podem confundir ou frustrar os alunos on-line antes mesmo de chegarem à seção de respostas. A segunda é escrever avaliações de eLearning de várias páginas que levam muito tempo para serem concluídas. Por exemplo, os alunos on-line precisam reservar uma hora apenas para terminar o exame. Alunos modernos e ocupados simplesmente não têm tempo para avaliações volumosas de eLearning. Em vez disso, divida-os em testes menores que testam tópicos ou habilidades individuais.

11. Feedback de eLearning ausente

Siga cada avaliação de eLearning com feedback construtivo imediato e recomendações. Os alunos on-line devem saber quais respostas estavam incorretas e para onde ir a partir daí. Você pode até usar um LMS automatizado para atribuir cursos com base em seus resultados. Por exemplo, os alunos on-line que apresentam certas lacunas de habilidades são automaticamente inscritos em módulos ou atividades de eLearning que atendem às suas necessidades individuais.

Essas gafes comuns de avaliação de eLearning têm um impacto direto em seu Big Data. Avaliações eficazes de eLearning levam a relatórios LMS mais precisos, que permitem melhorar continuamente o design do curso de eLearning e a experiência geral do aluno. Use este artigo para evitar os obstáculos e medir efetivamente o desempenho do aluno.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #corporativo #corporativos #projetocorporativo #elearning #learning #mbalearning #videocorporativo #ensinocorporativo #treinamentocorporativo #rh #recursoshumanos #treinamentoedesenvolvimento #ted #treinamentoscorporativos #gestaodepessoas #cursosonline #cursoonline #treinamentodepessoal #treinador #treinadores #treinadora #coach #coacheducacional #coachcorporativo #analistated #analistadho #dho #universidadecorporativa #universidadescorporativas #ead #online #virtual #ensinovirtual #plataformaseducacionais #lms #plataformaeducacional #ava #moodle #ferramentasdeautoria #ferramentadeautoria #autoria #gamificação #gamificacao #microlearning #storytelling #ux #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page