top of page

Design de Experiência de Aprendizagem - Parte 2




Em Princípios de Design de Experiência de Aprendizagem (Parte 1), compartilhamos 5 princípios associados à construção de experiências de aprendizagem.


Agora, vamos à mais cinco princípios:


1. O LXD depende de descobertas baseadas em pesquisas para tomar decisões de design.


Chegamos a um ponto em nosso setor em que a pesquisa sobre aprendizagem é bem disseminada. Métodos comprovados como aprendizagem espaçada, prática de recuperação, andaimes e exemplos trabalhados são familiares para muitos profissionais. O projeto de experiência de aprendizagem depende da ciência instrucional e da psicologia cognitiva para compreender a aprendizagem e projetar e desenvolver experiências. Para saber mais sobre isso, ouça Como praticar o design de aprendizagem baseado em evidências ou baixe a transcrição.


2. O LXD busca a opinião dos usuários e participantes.


Um aspecto fundamental do projeto de experiência de aprendizagem é a capacidade de se livrar de suposições e preconceitos. Obter a opinião dos membros do público é uma das melhores maneiras de garantir que nossa solução apoie os participantes em sua jornada de aprendizagem. Podemos então combinar suas contribuições com nossa compreensão de como as pessoas aprendem, para criar uma solução eficaz.


3. LXD usa métricas do mundo real para medir a melhoria de desempenho.


Como uma prática baseada no desempenho, nosso campo avançará quando demonstrarmos consistentemente que nosso trabalho está fazendo a diferença. Isso significa que o treinamento, o suporte e outras intervenções devem estar alinhados com a missão e os objetivos da organização. Então, podemos usar as métricas disponíveis para avaliar a eficácia de nossa abordagem.


Quando os dados de que precisamos estiverem disponíveis, precisaremos coletá-los, quando possível. Conforme analisamos as mudanças ao longo do tempo, podemos mostrar nossa competência relatando o que alcançamos e o que não alcançamos. Em seguida, investigue e descubra como fazer melhor.



Sabemos que quando as pessoas colaboram e se comunicam sobre o que estão aprendendo, isso personaliza e fortalece sua rede de conhecimento. Uma prática voltada para o futuro oferece oportunidades para as pessoas se envolverem socialmente. Ao criar, promover ou encorajar comunidades de prática, aprendendo por meio de mídias sociais e grupos de interesse, podemos ajudar a transformar alunos inseguros em alunos participativos autodirigidos. Este é um presente que nunca terá fim.


5. LXD é inovador e flexível.


Os profissionais de LXD podem ser agentes de mudança que afetam o núcleo de uma organização. Um agente de mudança tem uma visão de como as coisas podem ser. Um agente de mudança quebrará silos para colaborar, trabalhar e aprender com pessoas em outras áreas. Vamos inovar para gerar a melhor solução para um determinado problema, mesmo que isso não tenha sido feito antes. Tentaremos incutir uma cultura de aprendizagem onde quer que trabalhemos. E quando limitados, como costumamos ser, tentaremos fazer pequenas incursões, mesmo quando for difícil ser paciente.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page