top of page

Design Instrucional: A Base para a Resolução de Problemas



Ainda me lembro da primeira vez que "design instrucional" foi descrito para mim. Como um jovem estudante, curiosamente perguntei ao reitor da nossa faculdade: "Então, o que exatamente é design instrucional?" Ele respondeu dizendo: "o design instrucional tem tudo a ver com a solução de problemas ". Ele continuou, "se você gosta de resolver problemas, então você vai adorar o design instrucional". Depois de 15 anos na indústria, aprendi que ele estava certo; O design instrucional é a base para a resolução de problemas.


Abaixo estão três razões pelas quais o design instrucional prepara estudantes e profissionais para a resolução de problemas em qualquer setor:


1. O Modelo ADDIE


O modelo ADDIE é um padrão para resolução de problemas. Esse modelo que atua como o coração do design instrucional também pode ser usado em praticamente qualquer setor para resolver problemas. Primeiro, analise a necessidade, identifique os principais problemas, ouça e entenda seu público e estabeleça como é o sucesso. Em segundo lugar, projete, prototipe e teste sua solução. Terceiro, desenvolva sua solução. Quarto, implemente sua solução. E por último, avalie sua solução para garantir que você atinja seu alvo. Esteja você resolvendo um problema instrucional, um problema de mercado, um problema de processo ou mesmo um problema organizacional, o processo sistemático do modelo ADDIE o ajuda a identificar a causa raiz de um problema e o leva à entrega de uma solução viável.


2. Ênfase nos Resultados


Em sua essência, o design instrucional é sobre alcançar resultados. Esses resultados podem ser cognitivos ou comportamentais, mas os resultados devem ser alcançados para que um produto de design instrucional seja considerado eficaz. Da mesma forma, a resolução de problemas está focada na entrega de resultados. Além disso, o campo do design instrucional incentiva a coleta de dados empíricos para avaliar o sucesso e demonstrar que a "agulha foi movida". Da mesma forma, a resolução eficaz de problemas alavanca as métricas. ID literalmente começa e termina com resultados. Um bom designer instrucional é ensinado a identificar como é o sucesso e a "começar com o objetivo em mente" durante o processo de análise. Um designer instrucional ainda mais eficaz sempre levará tempo para avaliar se o problema foi resolvido ou não, e se os resultados foram alcançados ou não na fase de avaliação.


3. Uma mentalidade organizacional


Um grande designer instrucional é altamente organizado em pensamento e ação. O DI deve organizar tarefas, comportamentos, objetivos, lições, planos de teste, etc. Tenho visto muitos designers instrucionais bem intencionados lutarem porque não têm o discípulo e a capacidade de serem organizados. Um grande solucionador de problemas não é diferente. Para ser um grande solucionador de problemas, é fundamental que o solucionador de problemas organize e priorize quais problemas são mais importantes. Um grande solucionador de problemas também organiza seu trabalho em um processo sistemático para que uma causa raiz eficaz possa ser identificada adequadamente. Se você não for organizado, pode ser fácil identificar problemas, mas pode achar difícil entregar uma solução que resolva o problema de forma eficaz.


Grandes designers instrucionais são contratações maravilhosas em qualquer setor, porque eles desbloquearam o padrão para a resolução de problemas! O design instrucional é uma base fantástica para a resolução de problemas e ajudará qualquer profissional a ter mais sucesso em sua carreira. Da próxima vez que você resolver um problema, preste atenção ao processo natural que você usou para resolvê-lo. Você pode se surpreender ao descobrir como você resolveu isso!


IDI Instituto de Desenho Instrucional


Comments


bottom of page