top of page

Dicas de Desenho Instrucional: Objetivos de Aprendizagem e Chunking de Conteúdo


Designers Instrucionais são profissionais valiosíssimos para criar experiências de aprendizagem significativas, entre suas atividades esta o desafio da definição dos objetivos de aprendizado adequados, a decisão de quando e como dividir seu conteúdo e o desenvolvimento da estratégia correta de acordo com o público-alvo. Veja algumas dicas de desenho instrucional:



Precisamos primeiro identificar os objetivos de aprendizagem antes de criar um curso, pois eles formam a base para decidir o conteúdo, o método instrucional, a avaliação, a duração do curso e o custo. Os bons objetivos de aprendizagem fornecidos no início do curso cumprem os princípios da andragogia: adultos precisam saber por que devem aprender alguma coisa.


Um objetivo ideal de aprendizado tem 3 componentes.


- Desempenho: descreve o que o aluno deve ser capaz de fazer.

- Condição: refere-se à situação ou ambiente em que o desempenho deve ocorrer.

- Critérios: Descreve o nível de competência que deve ser alcançado ou superado.


Dicas para enquadrar objetivos de aprendizado


1) Alinhe o conteúdo e as avaliações com os objetivos de aprendizagem para garantir

2) Conheça o seu aluno.

3) Evite objetivos que não possam ser medidos.

4) Mantenha seus objetivos de aprendizado simples e breves.

5) Comunique claramente a intenção.

6) Especifique o desempenho do aluno após o treinamento.



O chunking é um método de dividir o conteúdo em pequenos pedaços ou partes, o que garante uma leitura, compreensão e retenção mais fáceis por meio de:


- Frases nítidas

- Listas com marcadores e numeradas


A divisão de conteúdo é necessária quando você tem muito conteúdo que precisa ser exibido em uma única tela para reduzir a carga cognitiva no aluno.


O conteúdo de cada tela precisa ser dividido em 'Necessidade de saber' (essencial para alcançar os objetivos de aprendizado) e 'Bom saber' (explicações mais detalhadas, exemplos etc.).


Benefícios do Chunking de Conteúdo


Chunking ajuda a:


- Facilitar a aprendizagem

- Transmitir informações com mais eficiência

- Os alunos se concentram nos pontos principais

- Apresentar informações de forma consistente

- Organizar o conteúdo logicamente

- Enfatizar os tópicos de "necessidade de saber"

- Compreender e recuperar informações facilmente


Uma estratégia instrucional é uma abordagem de alto nível de como uma matéria / tópico será ensinado. Objetivos claros de aprendizado e metas de design são o pré-requisito para qualquer estratégia instrucional, incluindo a estratégia instrucional e a estratégia audiovisual. Eles são guiados por vários elementos, como dispositivos de aprendizado, padrões de apresentação, avaliações, elementos de mídia, conformidade com os padrões e outras especificações funcionais. Os vários componentes de uma estratégia de DI incluem:


- Conteúdo: envolve atividades como agrupar o conteúdo em unidades gerenciáveis, segregar em recursos necessários e agradáveis, além de apresentá-lo em um fluxo lógico.

- Mídia: Inclui elementos de mídia: animações de áudio e vídeo. As animações podem ser usadas para explicar um conceito, idéia ou processo melhor e os elementos de áudio ou vídeo podem ser usados ​​para aprimorar a experiência de aprendizado.

- Visual: inclui a interface gráfica do usuário, gráficos e imagens. Eles representam os vários elementos e o ambiente físico que um aluno encontra em um curso.

- Avaliações: Inclui formativo ou / e somativo e ajuda a incutir o pensamento analítico e habilidades criativas de resolução de problemas.

- Técnico: inclui especificações funcionais do que você pode ou não fazer no curso, com relação às considerações do LMS, à conformidade padrão e às ferramentas de autoria usadas.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page