top of page

Dicas de Design Instrucional para Aprimorar a Metacognição de Alunos Virtuais


A metacognição envolve 2 elementos distintos: conhecimento e regulação.


Conhecimento metacognitivo é a informação que os alunos realmente sabem sobre si próprios, bem como as várias abordagens de resolução de problemas que podem ser utilizadas e o que é necessário para concluir uma determinada atividade de aprendizagem. Flavell também afirma que o conhecimento metacognitivo envolve três variáveis ​​principais:


Capacidade dos alunos de reconhecer e reconhecer seus próprios pontos fortes e fracos durante o processo de aprendizagem.



O que os alunos já sabem ou podem aprender sobre a tarefa em questão, bem como o que eles precisam para concluí-la com sucesso. Por exemplo, eles podem entender que um problema complexo exigirá mais tempo e habilidades de pensamento crítico.



As estratégias e abordagens de resolução de problemas que os alunos já têm à disposição para realizar a tarefa. Por exemplo, eles podem ler o material de pesquisa antes de responder a um conjunto de perguntas ou se envolver em um cenário online antes de concluir o mesmo processo em configurações do mundo real.

4. Regulação metacognitiva


Refere-se a quão bem os alunos são capazes de modificar seus processos mentais para assumir o controle de sua experiência de aprendizagem. Por exemplo, eles podem ajustar seu processo de pós-avaliação, planejar com mais eficácia ou reavaliar seus objetivos de aprendizagem para se preparar para a próxima atividade de aprendizagem.

Melhores práticas para melhorar as habilidades metacognitivas

Para aprimorar suas habilidades metacognitivas, os alunos devem participar das três diferentes fases da metacognição, que são:

  • Criando um plano de estudos.

  • Os alunos devem criar um plano de estudo antes de iniciar qualquer tarefa de aprendizagem.

  • Monitorando sua compreensão.

  • Os alunos devem ser capazes de monitorar sua compreensão e compreensão ao longo da tarefa, fazendo os ajustes necessários.

  • Avaliando.

  • Após a conclusão da tarefa, os alunos devem avaliar seus processos de aprendizagem e determinar como podem melhorar.

Dicas de design instrucional para aprimorar a metacognição no e-Learning


Integre uma ampla gama de habilidades e assuntos.


No mundo real, os alunos precisam ser capazes de aplicar suas habilidades metacognitivas em uma ampla gama de situações e ambientes. Como tal, você desejará integrar uma ampla gama de habilidades e assuntos em seu projeto de curso de eLearning, para que seus alunos possam ajustar seus talentos metacognitivos completando diversas tarefas de aprendizagem.


Modele o processo metacognitivo.


Liderar pelo exemplo é uma das maneiras mais eficazes de incentivar a metacognição em seus alunos. Crie um tutorial ou apresentação de vídeo que mostre o processo metacognitivo. Enuncie o problema ou dúvida no início da apresentação; em seguida, oriente-os pelas etapas que você usaria para resolvê-lo. Seja o mais detalhado possível e inclua todos os erros que eles possam cometer ao longo do caminho, pois os erros também podem servir como ferramentas de ensino inestimáveis.


Dê a eles o controle.


Permita que os alunos assumam o controle de sua própria experiência de eLearning, dando-lhes liberdade de escolha. Dê a eles a capacidade de escolher quais projetos devem ser concluídos, quando e quais tópicos eles gostariam de explorar. Ao fazer isso, você gera um interesse autêntico, em vez de forçá-los a dominar um determinado assunto. Eles também são mais propensos a usar seu pensamento crítico, análise e habilidades de pensamento criativo para resolver o problema se forem eles que escolheram enfrentá-lo por conta própria.


Revise, identifique e avalie.


No final de cada atividade de eLearning, incentive seus alunos a revisar, identificar e avaliar o processo. Peça-lhes que revejam a atividade de eLearning em si, incluindo suas opiniões pessoais sobre ela. Em seguida, peça que identifiquem as estratégias que utilizaram e por que escolheram essas estratégias, antes de avaliar seu desempenho geral e avaliar seus pontos fortes e fracos ao longo da tarefa.


Incentive os alunos a diferenciar o que sabem do que precisam saber.


O principal objetivo de qualquer experiência de eLearning é preencher a lacuna de aprendizagem, seja ela qual for ou quão grande ela possa ser. Antes de cada atividade de e-Learning, incentive seus alunos a determinar o que sabem atualmente e o que precisam aprender ao final da tarefa. Isso pode ser desenvolver habilidades específicas ou adquirir novas informações. Depois de concluir a tarefa, peça-lhes que avaliem suas afirmações originais para determinar se alcançaram seus objetivos individuais. Você também pode pedir que eles modifiquem ou adicionem às suas declarações ao longo da atividade de eLearning, se necessário.


A metacognição dá aos alunos a capacidade de se auto-regular e refletir, independentemente de terem as habilidades e informações de que precisam para enfrentar os desafios dentro e fora da sala de aula virtual. Você pode utilizar essas dicas e práticas recomendadas para desenvolver metacognição em eLearning e beneficiar seus alunos online, facilitando o processo de aprendizagem e ajudando-os a obter melhores resultados.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

تعليقات


bottom of page