O design visual do seu curso online deve ajudar os alunos a entender e reter o conteúdo. Atualmente, com todas as ferramentas relativamente fáceis de usar de design gráfico e de autoria, todos nós que não somos formados em design podemos criar cursos com boa aparência. Obviamente, se você quiser criar coisas mais complicadas, como ilustrações personalizadas, vídeos animados personalizados, personagens personalizados etc., precisará de conhecimentos e habilidades mais aprofundados.
No entanto, se você não precisar criar nenhum dos anteriores, poderá fazer com que seus cursos pareçam visualmente bons sem passar anos aprendendo design. Você precisa de um tempo para aprender a usar algumas das ferramentas de design de eLearning mais populares, como PowerPoint, Articulate Storyline, Abobe Captivate, Photoshop e Canva - elas não são tão assustadoras quanto alguns de vocês podem imaginar. Lembre-se de que a maioria delas possuem incríveis bibliotecas de conteúdo, cheias de imagens, modelos e vídeos de alta qualidade que facilitam o trabalho.
A outra coisa que você precisa fazer é aprender os principais princípios do design visual e do eLearning. Há muitos fatores a serem considerados ao criar um curso para eLearning. No entanto, seguindo as diretrizes mais importantes, você pode criar cursos que atrairão os olhos dos alunos e os ajudarão a lembrar e aplicar seus novos conhecimentos e habilidades.
Agora, vamos ver o que você precisa fazer para tornar o design do seu curso fácil de aprender.
Principais Princípios do Design Visual
Existem 4 princípios principais de design visual: contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Se você aprender a usá-los, seu treinamento se tornará não apenas mais atraente, mas também mais útil para os alunos a longo prazo.
1. Contraste
O contraste é uma técnica que distingue visualmente um elemento do outro. Você pode usá-lo para orientar a atenção dos alunos para uma parte específica do seu slide. Você pode usar cores contrastantes, tamanhos opostos ou combinações de fontes diferentes.
2. Repetição
Quando você usa um elemento de design específico, isso é chamado de repetição. O objetivo aqui é criar um senso de coesão. Para conseguir isso, você pode usar fontes consistentes para seus títulos e legendas, cores de plano de fundo consistentes para seus slides, etc.
3. Alinhamento
Para fazer com que seus slides pareçam bem equilibrados, você precisa usar o alinhamento adequado. Alinhe cada elemento com pelo menos um outro elemento. Toda ferramenta de design gráfico / ferramenta de criação de eLearning possui um recurso que desenha linhas verticais e horizontais para ajudá-lo a alinhar todos os elementos.
4. Proximidade
A proximidade é a quarta técnica básica de design visual. Simplificando, proximidade é a distância entre os elementos no seu slide. É recomendável colocar elementos relacionados mais próximos uns dos outros e elementos não relacionados mais afastados.
Dicas de design para eLearning
1. Escolha sua paleta de cores com cuidado
Não siga suas preferências pessoais, mas pense no público, no tópico do curso e não se esqueça de perguntar sobre considerações da marca. Leia sobre "psicologia das cores" para saber mais sobre como as cores diferentes afetam as percepções das pessoas. Leia também sobre a "teoria das cores" para escolher cores que se complementam. Reserve um tempo para pensar sobre qual é o “sentimento” básico que seu curso deve evocar, escolha uma cor principal e duas cores complementares. Você pode usar qualquer um dos serviços da web gratuitos chamados "geradores de paleta" para encontrar as melhores cores para o seu treinamento.
Nunca sacrifique a legibilidade. Muitos designers novatos cometem o erro comum de escolher uma combinação de cores em prol da criatividade. No entanto, não esqueça que os alunos precisam ler seu conteúdo e, para isso, precisam ver o texto. Uma combinação que sempre funciona é um plano de fundo claro e uma cor de fonte contrastante, como preto ou cinza escuro. Para destacar seus títulos, você pode usar cores mais fortes. Escolha uma cor de fundo ou fonte diferente para suas notas e instruções importantes. Use suas cores preferidas de forma consistente ao longo do curso.
2. Preste atenção à tipografia
O conteúdo é o elemento principal do seu curso, portanto, você precisa escolher fontes fáceis de ler, como Arial ou Verdana. Não use tamanhos de fonte muito grandes ou muito pequenos. O mesmo se aplica ao parágrafo e ao comprimento da linha.
É uma boa ideia escolher fontes diferentes para seus títulos e texto do corpo, pois isso fará com que ambos os elementos se destaquem. Encontre recursos adicionais para aprender como diferentes fontes podem ser combinadas para se complementarem.
3. Use espaços em branco
Espaço em branco é a área entre os elementos no seu slide. Os espaços em branco tornam os slides mais claros, então você precisa aprender a distribuir o conteúdo. Você pode usar parágrafos e marcadores mais curtos, além de deixar espaço em branco suficiente entre texto e gráficos para tornar seus slides menos confusos e impressionantes. Concentre a atenção dos alunos em um elemento ou informação importante, deixando espaço em branco ao seu redor. Nunca preencha espaços em branco com texto ou gráficos, se não houver motivo para isso.
4. Verifique se todos os elementos têm um objetivo
Não importa se você adiciona uma imagem, animação ou interação, você precisa colocar significado em suas escolhas. Nunca insira uma foto apenas para preencher um espaço em branco. Nunca anime um objeto que precise ser estático. Nunca crie uma interação de clicar e revelar, pois o clique tornará seu curso mais atraente. Nada disso é verdade. Pelo contrário, essas decisões podem prejudicar o seu curso.
5. Proteja seus slides principais
Antes de começar a desenvolver seu curso, pense no design dos seus slides principais. Isso o ajudará a criar uma aparência consistente para o seu curso. Protótipo dos slides mais importantes em sua ferramenta de design favorita.
6. Faça sua interface de usuário amigável
Reserve um tempo para aprender como as pessoas estão acostumadas a trabalhar com produtos para desktop e baseados na Web. Torne sua navegação simples e clara e verifique se seus botões se parecem com elementos clicáveis. Se seus alunos acharem difícil seguir seu curso, eles poderão perder informações importantes ou associar seu treinamento a uma experiência negativa.
Se você é um profissional de eLearning sem experiência em design, não se preocupe. Você pode aprender a criar cursos de eLearning relevantes e fáceis de usar. Tudo é possível, desde que você dedique tempo e esforço.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentários