top of page

5 Dicas Para Desenvolver Cursos On-Line Para Funcionários Com Deficiência Visual



Para os deficientes visuais, cada peça do curso on-line é acessada usando uma ferramenta de leitura de tela com um sintetizador de voz. Mas o que você pode fazer como um desenvolvedor de eLearning para garantir que seu curso de online funcione perfeitamente com um leitor de tela? Você sabe o valor do treinamento on-line para seus, é essencial que todos possam acessar conteúdo da mesma forma. Para ajudar você a desenvolver cursos on-line para funcionários com deficiência visual, aqui está uma coleção das cinco principais dicas técnicas para a criação de cursos on-line com leitores de tela.

1. Avaliar todo o ambiente de e-learning

Se um usuário com deficiência visual está trabalhando sem ajuda, é essencial que o ambiente de eLearning seja projetado de forma acessível. Todos os aspectos, desde cursos on-line até recursos adicionais e páginas de destino do LMS, também devem ser acessíveis. Isso significa que você deve aplicar os princípios de design do eLearning em todo o seu LMS. Interface do usuário e materiais de treinamento on-line devem ser cuidadosamente considerados. A qualidade deve ser a mesma para os funcionários com deficiência visual. Só então você pode realmente criar um ambiente de aprendizado equitativo para todos.

2. Design com leitores de tela em mente

Um leitor de tela descreve a interface do usuário para o aluno, que navega usando um teclado em vez de um mouse. Se você já usou um leitor de tela, saberá que é uma verdadeira arte criar uma interface de usuário bem projetada. Felizmente, existem alguns princípios-chave de design que irão ajudá-lo com tudo, desde o layout até o posicionamento do texto:

a. Definir regiões-chave de uma interface de usuário

Dessa forma, o usuário pode navegar facilmente para uma área específica, em vez de precisar ouvir toda a lista de elementos da interface em ordem.

b. Mantenha o texto claro

Adicione seu texto em uma única coluna para ajudar na navegação da interface do usuário . Além disso, evite o jargão técnico que o leitor de tela pode ter dificuldade em decifrar.

c. Definir todos os objetos separadamente

Cada ferramenta, imagem e instrução deve ser adicionada e nomeada separadamente, pois o leitor de tela pode identificar cada uma com mais facilidade.

d. Não exclua a variação no formato

Vídeos, questionários e elementos interativos são tão importantes para manter a atenção de alunos deficientes visuais como os de qualquer outra pessoa. Não sinta que precisa excluir isso. Adicione descrições de áudio sincronizadas para tocar junto com todo o conteúdo de vídeo. Configure cuidadosamente os questionários para que eles sejam claros, numerados e lógicos. Questões de múltipla escolha podem ser adicionadas para manter uma tela clara e fácil navegação. Evite Flash sempre que possível; é notoriamente difícil de usar com leitores de tela.

3. Codifique com cuidado

Ao desenvolver cursos on-line para funcionários com deficiência visual, esteja atento ao modelo de e-Learning e certifique-se de não usar itens de menu e de navegação que não sejam de texto. Use texto ou texto ALT em toda a sua navegação, pois o software de leitura de tela só pode ler texto. Cada gráfico deve ser rotulado com uma descrição de texto. Você precisa garantir que você forneça equivalentes de teclado para cada ferramenta nos seus materiais de treinamento on-line. Cada barra de ferramentas, instrução e navegação deve ser codificada com um equivalente de teclado. Não fazer isso consistentemente removerá a funcionalidade e fará com que o curso on-line seja confuso.

4. Seja lógico em todas as decisões de design

Os leitores de tela, por mais inteligentes que sejam, não contam para o usuário não familiarizado com a interface do usuário. É simplesmente uma descrição de voz de todos os elementos de texto da tela. Por esse motivo, você deve ser muito claro e lógico em seu layout, para que a ordem dos elementos seja expressa corretamente. Todo controle, todo gráfico e cada parte do texto devem ser lógicos e consistentes em seu posicionamento. Isso deve ser replicado em todos os seus modelos de eLearning. O posicionamento na página e a garantia de que a navegação permaneça a mesma em todo o seu conjunto de aprendizado permite facilidade de uso. Assim como todos os outros alunos corporativos, os usuários com deficiência visual devem ser capazes de se concentrar no conteúdo do treinamento on-line, não na ferramenta!

5. Concentre-se nas necessidades individuais

Cada membro de sua equipe com deficiência visual experimenta desafios semelhantes em suas vidas profissionais diárias. Mas isso não significa que todos tenham objetivos ou lacunas semelhantes. Nem preferências pessoais de aprendizagem. Os funcionários com deficiência visual devem ter a oportunidade de se concentrar em suas próprias áreas pessoais de aprimoramento, bem como usar os recursos de treinamento on-line para aumentar seu desempenho profissional e sua proficiência, para que sejam mais produtivos e autoconfiantes. Assim, você precisa planejar para desenvolver cursos on-line que ressoam com eles e permitem que eles personalizem o processo. Por exemplo, realize pesquisas ou avaliações on-line para identificar seus pontos fortes e fracos. Em seguida, conceda a eles acesso a uma biblioteca de treinamento on-line de microlearning repleta de recursos compatíveis com leitores de tela ou incentive-os a traçar seu próprio caminho de treinamento on-line por meio de um mapa clicável do curso de eLearning. Preencha com descrições detalhadas de texto sobre o que cada atividade ou módulo de treinamento on-line tem a oferecer.

O treinamento on-line para funcionários com deficiência visual deve ser uma experiência envolvente, variada e desafiadora. Os designers instrucionais precisam de um modelo de e-Learning forte, criado cuidadosamente para que todos os elementos estejam em ordem lógica. Os leitores de tela trabalharão melhor em cursos on-line que sejam claros, baseados em texto e consistentes. Um modelo de eLearning para alunos com deficiência visual deve ser testado e avaliado durante o desenvolvimento. Você está trabalhando o suficiente para garantir que seu curso online tenha a mesma excelência para cada aluno corporativo?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page