Criar um plano de aprendizado é essencial quando você realmente deseja alcançar uma meta. Falhar em planejar é um plano para falhar. Se você está interessado em aprender algo novo, aumentar suas habilidades ou apenas melhorar sua vida, você deve desenvolver um plano de aprendizagem.
6 dicas para desenvolver um plano de aprendizagem pessoal
Todos nós imaginamos cenários possíveis sobre como seria nossa vida se alcançássemos nossos sonhos e objetivos. Embora muitas pessoas atinjam seus objetivos com sucesso, muitas falham porque não criaram um plano de ação. Tomar as medidas necessárias para atingir as metas exige determinação, persistência, desejo e um plano.
Se você está interessado em aprender algo novo, aumentar suas habilidades ou apenas melhorar sua vida, você deve desenvolver um plano de aprendizagem. Os planos de aprendizagem permitem que você trabalhe em direção às metas de acordo com suas necessidades e cronograma. A aprendizagem envolve a aquisição de novos conhecimentos, novas habilidades e competências. Não existe uma maneira única de criar um plano de aprendizado porque ele deve atender às suas necessidades individuais. Alguns planos são altamente organizados, enquanto outros mudam de acordo com sua programação e compromisso.
O plano começa com a resposta, quais sonhos e metas você deseja alcançar?
1. O objetivo final
Para começar a criar um plano, você deve decidir o que deseja aprender. Os educadores costumam usar um design retroativo, onde começam com o objetivo principal de aprendizagem e, em seguida, criam um plano para atingir esse objetivo. Você também deve considerar um design retroativo ao começar a criar seu plano de aprendizado. Qual é o seu objetivo final?
Se você estiver procurando por uma nova profissão, considere qual carreira é o seu objetivo final. Se você está procurando aprimorar suas habilidades e quer aprender um novo idioma, imagine-se viajando para outro país e usando suas habilidades. Visualize a meta final primeiro e, em seguida, comece a criar as etapas para alcançá-la. Lembre-se de que essa visão é baseada no que você deseja. Quando você estiver pensando em todas as possibilidades, considere sair da sua zona de conforto e aprender novas habilidades, em vez de confiar apenas nas habilidades que você já possui.
Adote uma mentalidade de crescimento. Alguns acreditam que nascem com um certo número ou tipo de habilidades, então aprender novas habilidades que estão fora de sua zona de conforto parece impossível. No entanto, com uma mentalidade construtiva, você aceita desafios e abraça novas experiências. Você vê os reveses como uma forma de crescer e reflete sobre as maneiras de usar suas habilidades para ajudá-lo a melhorar seus déficits.
Considere por que você deseja aprender uma habilidade específica. Depois de responder por que deseja aprender, você deve estar motivado para alcançar seu objetivo. A motivação pura o ajudará a começar e a atravessar alguns dos momentos difíceis ao adquirir uma nova habilidade. Mas, como manter sua motivação requer pesquisa, objetivos alcançáveis, compromisso e alguma ajuda.
2. Realizar pesquisas
Agora que você tem uma visão do que deseja aprender ou fazer, precisa conduzir uma pesquisa. Você precisa obter um diploma? As certificações são necessárias? Obviamente, a Internet fornecerá uma infinidade de artigos e blogs dedicados à sua nova habilidade ou profissão desejada. Mas, junto com a leitura, tente encontrar alguém que esteja fazendo exatamente o que você deseja. Os mentores oferecem conhecimento e experiência inestimáveis. Eles podem aconselhá-lo sobre possíveis armadilhas a serem evitadas e oportunidades a serem perseguidas. Encontrar um mentor não é tão difícil quanto você pode imaginar; converse com amigos que possam conhecer alguém ou entre em contato através das redes sociais. Muitas pessoas apreciam a ideia de se tornar um mentor. Afinal, é o maior elogio para quem está vivendo o seu sonho.
3. Pequenos passos e pequenas metas
Agora que você tem mais conhecimento sobre como atingir seu objetivo de aprendizado, pode começar a criar pequenos passos que precisam ser dados para alcançar o resultado desejado. Essas etapas devem ser mensuráveis. Por exemplo, se você está tentando aprender uma nova habilidade, exija que você mesmo trabalhe nela por vinte minutos todos os dias. Ou diga a si mesmo que assistirá a todas as aulas e participará plenamente. A primeira etapa pode ser tão pequena quanto encontrar um curso e depois se inscrever nele. Se você é um procrastinador, defina uma data. A maneira mais fácil de realmente alcançar os objetivos que você definiu é mantê-los simples e anotá-los.
Apresente essas etapas em um local que você visualiza a cada dia. Mantenha-os em sua mesa ou na geladeira para que você seja lembrado com frequência de seu objetivo e das etapas necessárias para alcançá-lo. Nem todo mundo faz listas, mas escrever as etapas e riscar cada uma que você realiza pode ser recompensador. Ou você pode dar a si mesmo um pequeno símbolo como recompensa por cada etapa concluída.
4. Foco e compromisso
Com o plano estabelecido, você deve criar um estilo de vida que permita que você se concentre em seu plano. Se parte de seu plano exige que você reserve um tempo todos os dias para aprender algo novo, você deve criar uma programação que incentive esse novo comportamento. Se você precisa acordar 15 minutos antes para trabalhar em seu aprendizado, inclua isso em sua programação. Você deve mudar seu comportamento para corresponder ao seu plano de aprendizagem.
Mudar o comportamento requer comprometimento e motivação para ter sucesso. Você conhece a si mesmo, então se precisar anotar lembretes e colocá-los em toda a sua casa, faça-o. Se você precisa se recompensar ao atingir marcos específicos, faça isso. O que quer que seja necessário para encorajá-lo a permanecer comprometido e focado, o ajudará a permanecer no curso.
5. Fique por dentro disso
Junto com lembretes e recompensas, aliste familiares e amigos para ajudá-lo com seu plano de aprendizagem. Pode ser difícil responsabilizar-se, mas se você recrutar um amigo ou parente para ajudá-lo a cumprir seu plano, se sentirá obrigado a concluir a tarefa e culpado se não o fizer. Na verdade, quanto mais pessoas você contar, mais provavelmente será questionado sobre seu progresso. Essas perguntas simples podem ser exatamente o que você precisa para manter o controle de seu plano. Seguir um plano de aprendizado e alcançar seus objetivos só trará benefícios para você; entretanto, superar as dificuldades, quando você não tem vontade de se comprometer ou trabalhar, é a parte mais difícil.
6. Use o que você aprende
A verdadeira aprendizagem envolve mudança de comportamento. A cada nova habilidade que você aprender, use-a. Se você está aprendendo um novo idioma, encontre oportunidades de praticar suas novas habilidades. Quanto mais você praticar e colocar sua nova habilidade em uso, maior será a probabilidade de você a possuir. Encontre maneiras de compartilhar seu conhecimento; use-o no trabalho, crie um portfólio digital, escreva um blog ou ensine alguém.
Criar um plano de aprendizado é essencial quando você realmente deseja alcançar uma meta. Lembre-se de que você deve criar o plano e o sonho. Prepare-se para o sucesso e crie um plano de aprendizagem pessoal que funcione para você e atenda às suas necessidades individuais.
Instituto de Desenho Instrucional
#aprendizagem #selflearning #heutagogia #andragogia #autoinstrucional #ead #educacaoadistancia #designinstrucional #desenhoinstrucional #designinstrucionalnapratica #educacao #educacaocorporativa #ies #ensinosuperior
Comments