top of page

Dicas para DI's: Inclusão de Jogos na Aprendizagem


Como você desenvolve uma base sólida para a aprendizagem baseada em jogos? Essas 7dicas fornecem um olhar sobre o uso eficaz dos jogos na aprendizagem.


Dica 1: Crie um jogo a partir de uma aula de treinamento ministrada por instrutor, uma etapa de cada vez. Na próxima vez que você ministrar essa aula, use os participantes para criar seus cartões de perguntas / ações. Durante as sessões de revisão, simplesmente divida a turma em equipes e peça que escrevam perguntas para superar as outras equipes. Se você fizer isso o suficiente, terá ótimas perguntas para usar em suas cartas de ação em um formato de tabuleiro de jogo.


Dica 2: Tente transformar um curso existente em um jogo. Primeiro, revise o conteúdo do curso. Em seguida, selecione um jogo de tabuleiro com o qual você esteja familiarizado e desconstrua-o. Veja o quadro e as ações. O que move os jogadores para frente ou para trás? Quais recompensas são incorporadas ao jogo? Como os jogadores ganham ou perdem pontos? Como os jogadores ganham? Qual é o objetivo do jogo? Em seguida, observe os componentes de aprendizado do seu curso. Qual é o objetivo do aprendizado? O que acontece quando os alunos fazem as coisas corretamente ao aplicar esse conhecimento? O que acontece quando eles não o fazem?


Dica 3: Nem todo curso é perfeitamente adequado para a aprendizagem baseada em jogos. Qualifique seu projeto de aprendizado com base no jogo alinhando objetivos às metas baseadas no desempenho e sincronize o jogo com o mecanismo de entrega. Normalmente, não é aconselhável criar um jogo se o conteúdo mudar com frequência (a menos que você crie um jogo que permita carregar ou atualizar facilmente ativos). E embora o orçamento possa restringir o tipo de jogo que você cria, o dinheiro não precisa ser um empecilho. Um jogo pode ser projetado para qualquer orçamento.


Dica 4: O conteúdo é rei. Os eventos de aprendizagem baseados em jogos devem sempre começar com objetivos de aprendizagem sólidos e conteúdo sólido. Você deve iniciar o projeto com análise e design e depois pensar no tipo de jogo que deseja construir.


Dica 5: O conceito básico que faz com que os jogos sejam divertidos de jogar são as principais compilações incorporadas. Você pode usar compulsões básicas para orientar o design do seu jogo. Adicione as compulsões ao curso na forma de mecânica de jogo: os jogadores se revezarão? Quais são os pontos de ação? Seu jogo usará cartões de ação? Os jogadores tentarão capturar ou eliminar peças? Seu jogo usa dados para mover os jogadores para frente e para trás? Existe um bom componente de aprendizado que permita criar um sistema de risco e recompensa? Existe um motivo para criar um gerenciamento de recursos? Construa um motivo para vencer usando a mecânica de condição de vitória, como objetivos do jogo, prevenção de perdas, eliminação de peças, adivinhação de quebra-cabeças, corridas, construção de estruturas, controle de territórios ou pontos de vitória.


Dica 6: Jogos de realidade alternativa (ARGs) são jogos que usam o mundo real como plataforma para uma narrativa e geralmente envolvem várias formas de mídia e elementos de jogabilidade. Os ARGs são mais comumente notados pelo alto nível de envolvimento do jogador, o que impulsiona a história do jogo e pode afetar o ritmo e os eventos da narrativa.


Dica 7: Os jogos de realidade alternativa (ARGs) geralmente são muito complexos, mas você pode projetá-los como jogos muito simples usando a intranet, o email, o bate-papo e os recursos da sua empresa. 􏰔


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page