top of page

Dicas para Escrever Conteúdos Atraentes


Independentemente de como alguém cai na carreira de projetar experiências de aprendizagem, quase todo mundo fica surpreso com a quantidade de escrita envolvida. Como escritores, devemos criar maneiras para inspirar o público mesmo quando o conteúdo é de pouco interesse para eles ou quando o conteúdo é monótono.


Uma maneira de encontrar inspiração é emprestar técnicas de escrita de outros campos. Quando você olha para as técnicas de escritores em publicidade, jornalismo, Hollywood e experiência do usuário, você pode encontrar inspiração.


Espelhar e pegar emprestado. Significa encontrar algo que funcione e adaptá-lo para torná-lo seu. Veja nove estratégias que você pode usar para escrever.


>>> ESTRATÉGIAS DA PUBLICIDADE


1. Conheça seu público


A indústria da publicidade tem mais recursos para pesquisar seu público do que os designers instrucionais. Como você pode fazer isso em um projeto de baixo orçamento? Passe tempo com seu público. Converse com eles, chame-os ou execute um focus group (pessoalmente ou on-line). Faça isso e mostrará em sua escrita. Você aprenderá seu vocabulário, descobrirá seus desafios e verá o que importa para eles. Isso lhe dará novas maneiras de se conectar com eles.


2. Encontre a voz certa


Publicidade eficaz fala para o público na voz apropriada. Voz é o estilo, tom, atitude e personalidade com que escrevemos. Ao escrever para o design instrucional, sua própria voz pode não importar. O que é mais importante é usar uma voz que se conecte ao público. Pode ser a voz de um professor ou de um chefe. Pode ser a voz de um colega. Quando você conhece seu público, você encontrará a voz certa.


3. Do passivo ao ativo


Quando foi a última vez que você ouviu um comercial de rádio? Eles falam diretamente para seu público (ou em diálogo, diretamente com a outra pessoa). Uma maneira de falar de forma mais direta é usar uma construção de frase ativa, em vez de passiva. Com uma construção ativa, o sujeito da frase executa uma ação. Com uma construção passiva, o sujeito não toma uma ação direta, então a sentença parece fraca. Quando você quiser falar com seu público com energia e poder, trabalhe nessa construção ativa.


>>> ESTRATÉGIAS DO JORNALISMO


4. Use manchetes, não títulos


Revistas e jornais usam manchetes eficazes. Você já olhou as manchetes dos sites de jornalismo? Eles fazem você querer clicar e ler o artigo, mesmo quando não estiver interessado. O que essas manchetes têm em comum?

- Você provavelmente está cozinhando seu bacon errado (até vegetarianos clicam)

- Novas espécies animais estão tomando conta de chernobyl

- Especialista revela grupo chave que poderia salvar a humanidade.


Você provavelmente observou que as manchetes são escritas para despertar a curiosidade dos leitores. Eles são intrigantes, possivelmente sensacionais e não dão tudo. Por que não tentar esta abordagem para títulos de cursos, tópicos e lições...


5. Escreva teasers


Jornalistas usam teasers em capas de revistas para nos deixar viciados. Estas são pequenas sinopses que lhe dão uma olhada no que está dentro para atraí-lo. Como manchetes, os teasers evocam a curiosidade. Por exemplo, em um curso de eLearning com cenários, use teasers para deixar os alunos curiosos sobre os cenários. Aqui estão alguns exemplos para um novo curso de contratação de garçons de restaurantes ensinando como tratar os clientes:


- Este garçon nunca estudou o menu de vinhos. Isso estava afetando as suas dicas?

- Amy não gostava de trocar conversas com seus clientes. O que eles acharam de sua reticência?

- Veja o que aconteceu quando Amir sentou seus clientes em uma mesa suja.


Você entendeu a ideia, certo? Tente adicionar teasers aos itens de menu e veja se os alunos acham mais envolventes.


>>> ESTRATÉGIAS DE HOLLYWOOD


6. Dê ao seu protagonista um obstáculo


Os scripts mais eficazes de Hollywood fornecem ao protagonista (o personagem principal) obstáculos que ele ou ela nunca desejariam enfrentar. Quando você escreve cenários e histórias, certifique-se de que seu protagonista tenha um ou mais obstáculos para superar. Caso contrário, a história será plana.


Por exemplo, em vez de ensinar cinco regras para etiqueta de e-mail adequada, conte uma história sobre o funcionário que perdeu um cliente devido a seus e-mails informais. E mostre como o funcionário, que implorou para não perder o emprego, superou suas habilidades ruins para se tornar excelente em escrever e-mails para os clientes.



A chave para contar histórias é ter a mudança de protagonista como resultado da superação de um obstáculo. Aparentemente, assistir a um protagonista evoluir através da adversidade é uma maneira fundamental de atrair os alunos para a sua história. Quando você escreve um cenário ou uma história mais longa, crie um protagonista que, no início, não tenha a melhor atitude ou seja resistente a mudanças. Será mais provável que pegue seus leitores.


>>> ESTRATÉGIAS DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO



Muitos praticantes da experiência do usuário concentram-se em pequenas instruções que ajudam os usuários a saber o que fazer a seguir ou fornecer feedback da interface do usuário. Como designers de aprendizado, muitas vezes escrevemos essas instruções interativas ou para fornecer ajuda com a interface do usuário. Uma das principais estratégias que você pode tomar emprestado do design UX é remover palavras estranhas em sua orientações. Isso torna sua escrita concisa.



Você pode escrever mensagens amigáveis e feedback em cursos de e-learning. Por exemplo, quando um aluno tenta pular antes de concluir um exercício obrigatório, sua mensagem pode parecer que vem de uma pessoa, e não de um computador. Por exemplo, “Qual é a pressa? Por favor, termine o exercício. Você ficará feliz que você fez.


Quais são suas técnicas favoritas de escrita inspiradora? Compartilhe nos comentários abaixo.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page