top of page

Dicas para Gravar Videoaulas



Produzir videoaulas não pode ser tão difícil, certo? Basta clicar no botão de gravação e começar a falar. Bem... na verdade, existem mais coisas que você pode fazer para criar um conteúdo de vídeo mais envolvente.


O que você precisa para manter os alunos envolvidos


De um dia para o outro, por algum motivo, quase todos os professores e instrutores tornaram-se educadores remotos. Pessoas que estão na indústria de EdTech há anos sabiam que isso iria acontecer eventualmente - mas não tão cedo quanto 2020. Como o aprendizado remoto veio para ficar em todos os níveis, há alguns conselhos valiosos que designers instrucionais podem dar a aqueles que são novos neste mundo. As videoaulas são uma ferramenta excelente e polivalente que pode ser usada para vários fins: sessões assíncronas, tutoriais passo-a-passo ou conteúdo complementar para alunos, entre outros.


A cada dia, as gerações mais jovens estão se adaptando para ter conteúdo de vídeo personalizado como parte de sua rotina. Claro, a importância das videoaulas depende do que os educadores falam, mas a forma como apresentam o conteúdo pode potencializar o processo de aprendizagem de seus alunos com um valor extra.


O maior benefício das videoaulas é que os alunos podem assistir às instruções ou ouvir as explicações quantas vezes precisarem. De certa forma, pode ser mais eficaz do que ter um instrutor in loco, porque os alunos podem seguir seu próprio ritmo. É o mesmo princípio para qualquer nível.


Veja 4 dicas que qualquer educador remoto, analista de treinamento, instrutor pode aplicar para gravar videoaulas:


1. Certifique-se de usar um formato de vídeo de alta resolução


Embora as videoaulas sejam um conteúdo educacional e bem pensado, elas ainda não têm qualidade Hollywoodiana. Hoje em dia, todos estão acostumados a assistir a conteúdos de grande produção e grande orçamento em filmes e TV.


Mesmo se você for o melhor professor do mundo, você não será tão envolvente quanto pretende se produzir vídeos de “baixa qualidade”. Para editar e exportar, use pelo menos uma resolução Full High Definition (1920x1080p). Isso permite que seus visualizadores percebam pequenos gestos e detalhes que normalmente se perderiam nesse formato.


Você não precisa de câmeras especiais para filmar vídeos de alta resolução. A maioria dos iPhones, por exemplo, pode ser configurada para gravar vídeos com essas especificações.


2. Use uma configuração de luz adequada


Uma sala de aula adequada deve estar sempre cheia de luz natural, usando artificial apenas se necessário. Há investigações que sugerem que alunos em salas de aula com níveis mais altos de luz natural obtêm notas melhores do que alunos que recebem menos luz natural. Não podemos recriar a mesma experiência em salas de aula virtuais, mas podemos tentar o nosso melhor para fazer isso.


Você não precisará de luzes caras ou equipamentos sofisticados, apenas das janelas de sua casa; aprenda como aproveitá-los ao máximo para sua gravação.


3. Edição de vídeo de corte rápido


A edição de corte rápido é uma técnica usada pelos cineastas para despertar o interesse do público ao mudar constantemente o que eles podem ver na tela.


Mesmo que não estejamos produzindo filmes, há algumas coisas que podemos aprender com eles. Se estiver usando duas ou mais câmeras em sua gravação, você pode mudar constantemente de uma para outra para enfatizar suas palavras e manter o interesse dos espectadores. Caso contrário, você ainda pode cortar as pausas que faz enquanto fala e tornar o vídeo mais fluido. Existem muitos YouTubers populares que usam essa técnica. Isso também tornará seus vídeos mais curtos - algo que os alunos sempre gostarão!


4. Peça feedback


Como os alunos estão constantemente aprendendo, muitos professores também estão no mundo do e-Learning, o que provavelmente é novo para a maioria deles. Não tenha medo de pedir feedback a seus alunos. Faz com que se sintam fortalecidos por ter um professor que ouve suas opiniões; e, afinal, eles são os maiores especialistas no que gostam e no que acham que pode ser melhorado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page