top of page
Foto do escritorInstituto DI

Dicas para Microlearning de Sucesso




O Microlearning está cada vez mais sendo usado para o aprendizado, desenvolvimento e treinamento de funcionários em organizações corporativas devido aos benefícios infinitos que oferece aos alunos, bem como aos Designers Instrucionais. Neste artigo, vamos discutir dicas que ajudarão as organizações a alcançar a perfeição do microlearning.


Como Implementar Microlearning de Sucesso


Microlearning é amado pelos alunos modernos (de acordo com inúmeras pesquisas feitas por organizações autorizadas). Ele melhora a retenção de conhecimento dos alunos por uma margem em comparação com os métodos tradicionais, fornece aprendizagem Just-In-Time para os alunos, que é uma necessidade neste mundo acelerado e leva muito menos tempo para projetar e desenvolver , além de proporcionar ótimo ROI para a organização que o implementa. Microlearning também pode ser entregue em uma série de formatos envolventes, como vídeos, infográficos, simulações, módulos gamificados, PDFs e podcasts, que têm no máximo 5 minutos de duração em comparação com cursos de eLearning de uma hora. Mas, para que as organizações corporativas atinjam a perfeição do microlearning, elas precisam saber como implementá-lo da maneira correta. Veja algumas dicas:


1. Crie o Microlearning Mobile-First


O indivíduo moderno verifica seu smartphone a cada 10 minutos ou mais. Os smartphones nos tornaram habituais e dependentes deles, e os profissionais de L&D podem e devem tirar proveito disso. Ao entregar módulos de microlearning diretamente nos smartphones de seus funcionários / alunos, os profissionais de T&D podem garantir que os funcionários não apenas sejam notificados sobre cada novo módulo de microlearning, mas também os consuma na hora ou local de sua escolha. Como os módulos de microaprendizado têm apenas 5 minutos, conforme mencionado antes, eles não demoram muito para consumir e os alunos podem ajustar o consumo de vários módulos de microaprendizado em todo o dia.


2. Entregue pelo menos um módulo de Microlearning por dia


Como mencionado antes, projetar módulos de microlearning leva muito menos tempo em comparação com um curso de eLearning tradicional e, portanto, os Designers Instrucionais podem criar um estoque de módulos de microlearning com antecedência para serem entregues aos alunos. Por serem curtos, os alunos podem consumir facilmente um ou mais módulos de microlearning por dia, desde que a organização continue adicionando mais a cada dia. As organizações podem realizar muito treinamento muito rapidamente se fornecerem aos alunos mais de um módulo de microlearning por dia, e também ajudar os alunos a reter o conhecimento por um longo prazo por meio deste método “uma gota por dia”. Este método também ajuda os alunos a construir um hábito de aprendizagem e, em breve, eles estarão esperando ansiosamente que o módulo de microlearning chegue em seus smartphones na hora designada.


3. Restringir Cada Módulo de Microlearning a um Objetivo de Aprendizagem


Claro, isso nem é preciso dizer, mas os Designers Instrucionais devem restringir cada módulo de microlearning a apenas um objetivo de aprendizagem. Os módulos de microaprendizagem devem se concentrar em educar os alunos sobre como fazer uma tarefa por vez, tornando-a concisa, direta ao ponto e fácil de lembrar. Embora isso signifique que o número de módulos de microlearning entregues possa aumentar, não será problema se você estiver entregando ao menos um módulo por dia para seus alunos. Além disso, restringir cada módulo a um objetivo de aprendizagem será útil mais tarde, quando os alunos desejarem lembrar ou reforçar como realizar uma tarefa específica.


4. Use gamificação


Os indivíduos modernos estão acostumados a jogar em seus smartphones e adoram fazer isso. Ao criar módulos de microlearning gamificados, você oferece a eles algo que fornece a eles uma maneira envolvente de aprender e desenvolver habilidades e conhecimento. Módulos de microlearning gamificados podem ser reproduzidos enquanto eles estão se deslocando de ou para o trabalho, enquanto estão fazendo uma pausa ou enquanto estão em suas casas. Os jogos são viciantes e, se projetados corretamente, seus módulos de microlearning gamificados o serão, o que significa que os alunos vão querer jogá-los repetidamente e querer mais, o que aumenta e reforça seu aprendizado.


5. Remova quaisquer redundâncias


Microlearning não é um módulo de eLearning abreviado. Não. É um aprendizado projetado para ser curto e conciso. O que isso significa é que os Designers Instrucionais devem cortar implacavelmente qualquer conteúdo que leve o aluno mais tempo do que o necessário para compreender. Isso significa texto mínimo e máximo de visuais e interatividade.


Seguir as dicas mencionadas acima garantirá que seu programa de microlearning ofereça o máximo impacto enquanto envolve os alunos e economiza um tempo precioso. Certifique-se de que os Designers instrucionais pesquisem bem e dêem uma olhada em vários módulos de microlearning bons na Internet para garantir que apenas o melhor microlearning seja fornecido aos seus alunos / funcionários.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page