top of page

Dicas para Projetar Aprendizagem Combinada 1de2


Originalmente, o aprendizado combinado se referia à adição de um componente online ao treinamento ministrado por instrutor ou à educação em sala de aula. Agora, o aprendizado combinado se refere ao uso de mais de um método de entrega para fornecer e aprimorar o treinamento e o suporte. Essa é uma forma de dar suporte contínuo às pessoas em sua jornada de aprendizado.


Vantagens do Blended Learning


Algumas das vantagens de usar uma estratégia combinada eficaz incluem:


  • Designers e alunos não estão limitados a um meio ou canal de entrega para atender aos objetivos de desempenho.

  • Promove uma abordagem de aprendizagem contínua que é mais eficaz na criação de mudanças e aprendizagem profunda.

  • Oferece mais oportunidades de aprendizagem social, colaboração, maior participação e estratégias informais.

  • O uso de abordagens síncronas e assíncronas pode fornecer mais oportunidades para os alunos cultivarem habilidades e aplicá-las.

  • Existe potencial para um desenvolvimento mais rápido e custos reduzidos, dependendo das abordagens que você selecionar.

Exemplos


No treinamento no local de trabalho, a instrução combinada pode incorporar quaisquer estratégias que melhorem o desempenho e a satisfação no trabalho. Por exemplo, uma abordagem combinada pode significar um webinar aprimorado com discussões em fórum e equipado com ferramentas de suporte móvel. Ou pode envolver uma sala de aula virtual invertida e trabalhar com um mentor. É como encaixar peças de um quebra-cabeça para realizar uma jornada de aprendizagem holística.


Dez Melhores Práticas


Projetar para instrução combinada é diferente de projetar para um curso autônomo. Você precisará de uma mentalidade holística para garantir que tudo se encaixe de maneira eficaz. Em um esforço para identificar estratégias de design eficazes para essa abordagem, pesquisei e sintetizei as dez melhores práticas a seguir.


1. Projete para atender aos resultados de aprendizagem, não para usar tecnologias específicas.


Escolha abordagens que irão cumprir os resultados de aprendizagem, em vez de focar em uma tecnologia específica. Deixe que a conveniência de atender aos objetivos de desempenho tenha precedência no design.


2. Projete para atender aos direcionadores organizacionais.


Determine o propósito de usar uma abordagem combinada. É para atingir um público mais amplo ou atender às necessidades de diversos alunos? Quando você se alinha aos objetivos da sua organização, é mais provável que obtenha suporte interno. Isso também permite vincular o treinamento às métricas organizacionais, para avaliar melhor o sucesso de um programa.


3. Projete para sinergia.


Determine como os componentes de uma estratégia combinada se encaixarão como um todo. Vincule as experiências de aprendizagem de cada componente da combinação entre si para que trabalhem para se reforçar e aumentar mutuamente. Pense em tecer uma tapeçaria. Confira Insights para projetar aprendizagem combinada (ouça ou leia a transcrição).


4. Considere as preferências e o contexto do aluno.


Leve as preferências do aluno em consideração durante o design e o desenvolvimento. Pesquise o público para descobrir os ambientes de aprendizagem que eles preferem ou consideram mais convenientes. Por exemplo, se os membros do público estiverem isolados de seus colegas, eles podem preferir discussões online a cursos individualizados.


5. Projete do zero, em vez de redesenhar um curso ou currículo existente.


No Manual de Aprendizagem Combinada, os autores Bonk e Graham recomendam começar do zero com seu design combinado. Uma abordagem combinada precisa de uma nova perspectiva. Se você retrabalhar um curso existente, já estará limitado pela abordagem anterior.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page