top of page
Foto do escritorInstituto DI

Dicas para Promover Formação Interativa em Sala de Aula Virtual



A formação em sala de aula virtual oferece uma variedade de benefícios às organizações. Contudo, os objetivos de desempenho só podem ser alcançados se o processo de concepção e desenvolvimento for levado a cabo de forma eficaz. Neste post, vamos oferecer uma visão sobre como se pode conceber com sucesso uma formação interativa em sala de aula virtual.


Como criar uma formação interativa em sala de aula virtual?


O desenvolvimento da formação em sala de aula virtual não tem de ser uma tarefa difícil. De fato, uma vez conhecida cada uma das etapas envolvidas no processo, é possível criar resultados que melhorem efectivamente as competências dos funcionários e o desempenho do trabalho, independentemente do assunto em questão. Mesmo a temida formação em conformidade pode tornar-se uma experiência envolvente e excitante para o seu público.

Determine as suas metas e objetivos.


A primeira coisa que definitivamente vai querer fazer antes de mergulhar no processo de concepção real da sua formação em sala de aula virtual é definir as suas metas de desempenho e objectivos de aprendizagem. Isto ajudará a guiá-lo através da concepção e desenvolvimento da sua estratégia de formação em sala de aula virtual, pois será capaz de seleccionar os materiais, ferramentas e métodos de aprendizagem que servirão essas metas e objectivos. Por exemplo, se estiver a tentar melhorar as capacidades de serviço ao cliente dos funcionários, então poderá optar por cenários e simulações em vez de apresentações de slides virtuais, uma vez que estas actividades de aprendizagem podem ajudar os funcionários a obter uma experiência inestimável sem o risco. Para além das metas e objectivos, poderá também querer determinar as competências, ideologias centrais e conhecimentos importantes que serão as peças centrais da sua formação em sala de aula virtual. Para o fazer, poderá querer falar com um especialista na matéria ou com os chefes de departamento, para que eles o informem sobre as principais tarefas que terá de incluir na sua estratégia de formação em sala de aula virtual.


A fim de reunir as ferramentas necessárias para produzir a sua formação em sala de aula virtual, deverá primeiro decidir como irá entregar o seu conteúdo. Considere como os funcionários irão aceder à sala de aula de formação virtual. Terão eles de ser capazes de aprender em movimento ou durante as horas de trabalho através dos seus dispositivos móveis, como é o caso das experiências de aprendizagem em momentos de necessidade? Os conteúdos ser-lhes-ão entregues num ambiente físico de sala de aula, como parte de uma estratégia tradicional de aprendizagem mista? Além disso, desejará escolher os multimédia adequados que suportam os modelos e teorias de concepção instrucional que tem em mente. Isto permitir-lhe-á seleccionar as actividades de aprendizagem mais ideais que terá de integrar na sua sala de aula de formação virtual.

Combine recursos visuais com explicações que suscitam a discussão dos funcionários.


Combinar recursos visuais com explicações detalhadas que são consideradas provocadoras é sempre uma boa ideia, especialmente se quiser impulsionar o envolvimento dos funcionários. Isto deve-se ao fato de poder desencadear a discussão, uma vez que os empregados serão encorajados a interagir com o assunto e com os seus colegas, remotamente ou não. Para desencadear a discussão dos funcionários, poderá querer integrar alguma forma de colaboração online, tal como o Google Chat.


Criar atividades interativas de aprendizagem que incentivem a participação ativa.


A participação activa dos funcionários é a chave para uma experiência de formação em sala de aula virtual bem sucedida. A forma mais eficaz de o conseguir é criar atividades de aprendizagem que envolvam os funcionários e os levem a pensar na forma como o assunto se relaciona com as suas próprias vidas, quer a nível pessoal quer profissional. Assim, considere a criação de actividades que os envolvam, tais como cenários, jogos, ou apresentações ricas de eLearning. É muitas vezes melhor manter a sua formação em sala de aula virtual por menos de uma hora, e encorajar a interacção, sob qualquer forma, a cada cinco minutos, ou assim. Isto evitará o aborrecimento e desencadeará o envolvimento dos funcionários ao longo de toda a duração da formação virtual. Também é possível dividir a turma em pequenos grupos. Isto pode ser feito virtualmente pedindo-lhes que utilizem aplicações Google, tais como o Google Hangouts ou plataformas de gestão de projectos, e que completem as tarefas de colaboração em grupo.


Desenvolver um guia para facilitadores e instrutores.


Se vai envolver facilitadores ou instrutores, poderá querer criar um guia que eles possam utilizar para moderar a experiência de formação em sala de aula virtual. Seja o mais detalhado possível, para que tenham um manual passo-a-passo de como conduzir cada sessão de formação virtual, o seu papel, e o que os funcionários devem, em última análise, obter da experiência global de formação. Se criar um guia eficaz e completo, eles podem conduzir sessões de formação virtual sem a ajuda do profissional de eLearning. Não deixe de incluir expectativas para os facilitadores, tais como o horário que terão de seguir, apresentando a sua preparação e horas de aula, bem como um esboço das actividades de formação, currículo, e os objetivos de cada sessão de formação virtual. Faça um teste.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page