top of page

Direitos Autorais no Design Instrucional: Como Proteger seu Trabalho?


Seu conteúdo de eLearning, quando devidamente protegido por direitos autorais, goza de proteção sob a Lei de Direitos Autorais. A Lei de Direitos Autorais, conforme alterada posteriormente desde então, oferece aos legítimos proprietários os direitos de salvaguardar suas criações e, quando legalmente permitido, desfrutar dos benefícios dessas criações:

  • Quando você projeta e cria conteúdo de e-Learning exclusivo para um curso em que está trabalhando, deve proteger seus direitos de propriedade sobre esse conteúdo usando as leis de direitos autorais para conceder-lhe tal proteção.

  • A proteção de direitos autorais no eLearning permite que você seja o único proprietário desse conteúdo e lhe dá o direito exclusivo de decidir sobre a distribuição, compartilhamento ou uso de terceiros do conteúdo.

  • Porém, esteja ciente de que nem tudo que você produz para um curso de eLearning pode ser seu material protegido por direitos autorais. Se houver um entendimento expresso de que outra pessoa (por exemplo, seu empregador ou a instituição para a qual você está desenvolvendo o conteúdo) será proprietária do conteúdo, você pode não ter quaisquer direitos sobre o que projetou e criou.

  • Se você estiver desenvolvendo um curso por conta própria (ou seja, não em nome de outra pessoa que será legalmente proprietária de suas criações), então você deve considerar o uso do símbolo de direitos autorais - © - em todas as suas obras originais durante a fase de desenvolvimento de seu conteúdo de e-Learning .

  • Ao usar o símbolo de copyright ©, não é necessário que você solicite a proteção de copyright formalmente. No entanto, ter uma atribuição formal de direitos autorais torna mais fácil defender seu título / propriedade se ocorrerem violações materiais de seus direitos autorais.

  • Uma vez protegido por direitos autorais, seu material de eLearning recebe proteções especiais que o tornam seu proprietário exclusivo, permitindo o controle final sobre sua distribuição, uso e disseminação.

  • Quando protegido por direitos autorais, seu conteúdo também pode fornecer oportunidades econômicas especiais, como resultado das quais você pode monetizar (ganhar dinheiro com) suas obras

Algo muito importante a ter em mente sobre o conteúdo protegido por direitos autorais é que a lei não protege as ideias fundamentais com as quais o seu conteúdo lida - apenas a expressão original (e única) dessas ideias por você.


Um aspecto muito pertinente da proteção de direitos autorais em conteúdo de e-Learning está consagrado na Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) de 1998 , que pegou as leis de direitos autorais originais e as trouxe para a era digital. O DMCA é mais relevante para você, como designers e criadores de conteúdo eletrônico, porque oferece proteção e soluções adicionais para proteger seu conteúdo digital contra uso não intencional ou malicioso.


Você pode usar o conteúdo eletrônico de outras pessoas?


Ao projetar seus próprios cursos de eLearning, às vezes você pode ter a necessidade de usar conteúdo criado por seus colegas ou conteúdo baixado da Internet (domínio público). A questão é: você pode fazer isso sem entrar em conflito com a Lei de Direitos Autorais?


A resposta é: Sim - com certas limitações.


A maior parte do conteúdo protegido por direitos autorais concede aos criadores originais “direitos exclusivos” por apenas um período limitado (normalmente de 50 a 100 anos). Uma vez que o conteúdo livre de direitos exclusivos entra no domínio público, ainda pode ser a criação do originador, mas é limitado pelas diretrizes de “uso justo” .


Sob o uso justo, o conteúdo original ainda pode ser copiado (no todo ou em parte) e usado por outras pessoas sem a permissão dos criadores. No entanto, o uso de tal conteúdo deve ser feito de uma forma que não seja indevidamente “injusta” para o criador original.


As leis de direitos autorais, como qualquer outro ramo da legalidade, estão repletas de desafios no que diz respeito à interpretação, nuances e definições. Como resultado, se possível, ao enfrentar um problema de direitos autorais, você deve sempre consultar um advogado de direitos autorais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos seus direitos.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page