top of page

E-Learning: Desafios e Soluções


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), aplicativos Web, e o impacto que esses recursos estão tendo na educação estão rapidamente criando novos desafios para instrutores e alunos estimulados a aprender online. Ensino e aprendizagem em um ambiente de e-learning acontece de forma diferente do que na sala de aula tradicional e pode apresentar novos desafios para instrutores e alunos. Existem muitos desafios e muitas soluções inovadoras quando pensamos nos processos de aprendizagem digitais.


E-Learning: desafios e soluções


A fim de compreender os desafios associados a um e-ambiente de aprendizagem, é importante definir o que esse termo representa: podemos considerar o e-learning como instrução entregue por qualquer modo tecnológico destinado a promover a aprendizagem. Ensino e aprendizagem em um e-ambiente de aprendizagem acontecem de forma diferente do que na tradicional sala de aula e pode apresentar novos desafios para instrutores e alunos que estão participando neste ambiente de aprendizagem online.


As ferramentas de aprendizagem assistida por tecnologia estão mudando rapidamente a cara da educação, fazendo a transição da sala de aula para uma aprendizagem online ou combinada. Os possíveis desafios que instrutores e alunos enfrentam em um e-ambiente de aprendizagem deve ser considerado a fim de garantir sucesso do aluno. Portanto, existem duas questões no e-learning que devem ser consideradas ao discutir maneiras de melhorar esses desafios. O primeiro é o papel do instrutor e o segundo, o papel do aluno. Ambas as funções incluem uma transição das relações professor-aluno tradicionais, funções e responsabilidades, para o espaço virtual.


A nova exclusão digital


Na educação, a exclusão digital é mais comumente definida como o lacuna entre os alunos que têm, não têm e sabem como usar a internet e as tecnologias de informação que estão atualmente transformando a educação. A “ exclusão digital é marcado não apenas pelo acesso físico a computadores e conectividade, mas também pelo acesso aos recursos adicionais que permitir que as pessoas usem bem a tecnologia


Devido ao acessibilidade de muitas tecnologias da informação hoje, o atual significado da exclusão digital está mudando de ter acesso para saber usar as tecnologias. Isso mostra como a exclusão digital ainda atua como um desafio para a educação e mais especificamente ambientes de e-learning.


Na educação o exclusão digital tornou-se, mais recentemente, mais sobre o fechamento da lacuna entre usar os recursos de forma adequada para obter qualidade nos resultados educacionais do que não ter acesso à tecnologia.


A qualidade da aprendizagem e, mais importante, o uso bem-sucedido do recursos tecnológicos esperados, todos dependem da quantidade de experiência e nível de conforto que cada aluno tem com esses recursos específicos. Uma solução para este desafio é o instrutor implementar um ambiente de aprendizagem que incentiva a colaboração.


Fornecer aos alunos a oportunidade de colaborar, compartilhar e criar irá aumentar o uso de várias tecnologias pelo aluno, melhorar sua experiência de e-learning e promover a aprendizagem contínua. O aluno deve fazer perguntas, buscar informações adicionais de fontes confiáveis, refletir com frequência e interagir com outros alunos no discurso acadêmico relacionado à aprendizagem online.


Objetivos.


Ter uma comunidade online onde os alunos podem colaborar em um ambiente de aprendizagem seguro e respeitado irá

ajudar a fechar a lacuna da nova exclusão digital e, ao fazê-lo, ajuda a criar uma cultura de nativos digitais.


Motivação do Aluno


Embora a motivação do aluno só possa realmente acontecer intrinsecamente, criar o ambiente online certo onde os alunos desejam aprender e sentir-se bem-sucedido é a principal responsabilidade do instrutor ou designer instrucional. O mais bem ambiente instrucional on-line planejado e explicitamente estabelecido não é suficiente para manter o interesse do aluno ou apoiar sua motivação, é preciso da interação.


Para promover a motivação do aluno, o papel principal cabe ao professor para antecipar e prevenir desafios motivacionais exclusivo para e-learning. Uma maneira de fazer isso é aumentando interações por meio de uma variedade de modos tecnológicos. O aprendizado online não precisa ser isolado. Os alunos costumam ter ansiedade em aprender online e precisa se sentir conectado, tranquilo e seguro para contribuir com seus novos ambientes de aprendizagem. Para ajudar a aliviar a ansiedade dos alunos, os e-mentores devem fornecer várias formas alternativas de interação e comunicar-se por meio de aplicativos como o Skype, fóruns de bate-papo ou fóruns de discussão.


Desenho do Curso


O tempo insuficiente gasto no desenvolvimento e design do curso pode ser um grande fator de contribuição para o desenvolvimento online deficiente de experiências de aprendizagem e um grande desafio para o e-learning. A quantidade de tempo necessária para projetar e implementar um projeto online é uma consideração importante.


Uma maneira de superar o desafio do tempo desenvolvendo um curso online é o habito de colaborarem frequentemente em seus e-comunidades profissionais de aprendizagem. Esta colaboração e o discurso ajuda a minimizar o tempo gasto no planejamento e desenvolvimento.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page