top of page

E-learning e Telemedicina: Tendências de Aprendizagem no Setor da Saúde


Onde os pacientes muitas vezes precisam sacrificar a qualidade é quando a carteira se envolve, mas a telessaúde não apenas torna mais barato para os profissionais continuarem seus estudos, mas ainda mais importante, permite que os pacientes reduzam seus custos de atendimento, melhorando finalmente suas opções.


Aprenda por que o futuro da educação em saúde está na telessaúde

Dois setores muito grandes, educação e saúde, precisavam fazer grandes mudanças para continuar atendendo seus alunos e pacientes devido ao COVID-19 e aos pedidos de estadia em casa que o acompanhavam. A telessaúde e o eLearning existiam antes do coronavírus atingir o Brasil, no entanto, eram simplesmente opções em oposição às necessidades. Isso mudou, e a assistência médica e a educação transferiram muitas de suas operações para as telas, e ambas perceberam que existem benefícios reais para ambas as partes envolvidas.


O eLearning é extremamente benéfico quando se trata de atingir públicos dispersos, e o futuro da educação em saúde está na telessaúde.

Educação Tradicional

A grande maioria dos profissionais de saúde deseja que seus pacientes recebam o melhor atendimento possível que uma determinada situação permita. Essa qualidade começa com a educação em saúde. Como muitas partes do mundo da saúde se tornaram digitais (registros eletrônicos de saúde, sistemas de marcação de consultas, exames), é sensato que o lado educacional siga o exemplo.


No que diz respeito à educação tradicional, como diplomas de enfermagem e doutorado, o futuro da telessaúde realmente viabiliza a busca por uma dessas profissões e continua a viver uma vida um pouco envolvida fora das exigentes aulas. Com opções on-line para estudantes não tradicionais (e até mesmo tradicionais), a flexibilidade permite que as pessoas com famílias, estudantes que precisam trabalhar para pagar aluguel e aqueles que não possam se deslocar, tenham realmente opções para obter seus diplomas em saúde.

Alguns chegam ao ponto de dizer que a educação on-line no setor de saúde permite estudos mais envolventes que envolvem bancos de dados da Internet e exemplos de vídeo de determinados procedimentos e coisas do gênero. Como um bônus adicional, a educação on-line tende a ser mais barata, ampliando ainda mais a base de pessoas que podem buscar uma educação no campo da saúde.


Educação Continuada

Com as mudanças nos cuidados de saúde acontecendo a cada minuto, a telessaúde também possibilita agilizar e otimizar a educação das pessoas que já estão em campo. Os seminários sobre novos métodos de atendimento podem literalmente ter uma multidão infinita quando realizados digitalmente e, em menor escala, reuniões semanais para enfermeiros e médicos que trabalham com agendas malucas e nem sempre podem participar podem fazer check-in ou, pelo menos, assistir uma gravação das referidas reuniões de "atualização".

Os cursos on-line são outra ótima maneira de manter-se atualizado com o que está acontecendo nas tecnologias de telessaúde e saúde. Vários professores de aulas on-line são pesquisadores de linha de frente nesse campo e podem fornecer informações que podem não estar amplamente disponíveis na mídia regular.

Para Pacientes


Embora não se espere que eles se formem ou participem de uma teleconferência sobre novas estratégias de tratamento para um determinado grupo, os pacientes ainda podem se beneficiar diretamente da telessaúde. Com a assistência médica de concierge ganhando popularidade a cada minuto, a capacidade de aproximar os pacientes de seus prestadores e oferecer um caminho para check-ins mais frequentes tornam a telessaúde muito atraente para aqueles pacientes que pagam taxas anuais por seus serviços de saúde. Um simples "Ei doutor, você pode ver isso?" Agora, isso pode ser feito em segundos via Internet, economizando tempo, viagem e, principalmente, dinheiro para ambas as partes, sem sacrificar a qualidade do atendimento.

O eLearning é extremamente benéfico quando se trata de atingir públicos dispersos, e o futuro da educação em saúde está na telessaúde.


Os avanços na tecnologia de imagem também disponibilizam uma série de procedimentos que costumavam ser estritamente em serviço agora para pacientes via telessaúde. Agora, as imagens de ultrassom agora podem ser compartilhadas on-line, e as conferências de telessaúde podem salvar as gestantes rurais de dirigir centenas de quilômetros apenas para ver os resultados dos procedimentos pelos quais já dirigiram centenas de quilômetros. E, a própria natureza das reuniões por computador permite que os profissionais de saúde compartilhem links para estudos e outras formas de informação em tempo real com o clique de um botão.


Cuidados de qualidade

O atendimento de qualidade é o objetivo da maioria das pessoas que não usa roupas e, dadas as possibilidades educacionais que o eLearning oferece aos profissionais de saúde, as melhorias no atendimento podem ser compartilhadas com uma equipe, hospital ou setor inteiro em segundos. Essa educação permite que os profissionais ofereçam os cuidados mais atualizados para uma determinada doença.

Onde os pacientes muitas vezes precisam sacrificar a qualidade é quando a carteira se envolve, mas a telessaúde não apenas torna mais barato para os profissionais continuarem seus estudos, mas ainda mais importante, permite que os pacientes reduzam seus custos de atendimento, melhorando finalmente suas opções. A telessaúde é um campo em crescimento devido à sua acessibilidade e suas iniciativas para tornar a assistência médica mais justa para todos.'  

IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page