top of page

Série 6 de 7: EAD 360º - 5º Pilar: Tutoria, Docência e Mediação



No pilar da Tutoria, Docência e Mediação devemos reconhecer a importância dos seguintes aspectos:


Flipped Classroom ou sala de aula invertida! A maior tendência registrada desde o evento da escolarização formal, as metodologias ativas são uma concepção que coloca o aluno como principal agente de seu aprendizado.


O Moodle, Moodle Cloud e Conteúdos em H5P além de possuir o código aberto e ser gratuito facilita o trabalho do professor ao criar módulos, atividades, avaliações e preparar sala de aula de maneira muito fácil.


A comunicação social pode desenvolver habilidades como raciocínio lógico, coesão e até empatia. São fundamentais para que o aluno tenho sucesso acadêmico, profissional e social. Trabalhe esse tema em sala de aula transdisciplinarmente.


Ë uma ferramenta que coleta, mede, analisa e divulga dados de como os alunos se comportam nos ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs, de forma que possamos re-orientar novos caminhos de aprendizagem de todos os envolvidos na experiência de curso, de maneira individualizada.


É uma abordagem de aprendizagem em que os alunos passam de um nível de aprendizado para um nível mais alto, com base na demonstração de conhecimento e não na carga horária de determinado curso. Essa abordagem garante que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e se concentrem mais no domínio do conhecimento e de habilidades. Não se trata de despejar e forçar o conhecimento dos alunos mas que eles mantenham o conhecimento e obtenham um grau específico de domínio de um determinado assunto antes de passar para um próximo nível de aprendizado.


No contexto do design instrucional colaborativo e interativo, as atividades avaliativas devem ser planejadas dentro da sequência de atividades como uma tarefa integrada. O aluno não pode dissociar a atividade avaliativa do contexto de seu processo de aprendizagem. O aluno deve ser induzido a compreender a atividade avaliativa como parte de seu processo de seu aprendizado.


A competência do professor do futuro está atrelada a ministrar aulas no formato online transpondo-as para a modalidade presencial. Criar aulas e ensinar via online os alunos que já são fluentes digitais é um desafio. Tutoriar cursos e avaliar os alunos em tempos de educação do século XXI? Com mediar aulas usando metodologias ativas?


Compreender as bases neurais do aprendizado e ajudar alunos com deficiências cognitivas é uma necessidade de quem cria cursos. O Neurolearning utiliza o conhecimento que temos sobre o funcionamento do cérebro e a aplicação de novas técnicas de aprendizagem que afetam o cérebro.


DI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page