top of page

Elementos que Não Podem Faltar no Manual de Onboarding?



Como criar e o que não pode faltar em um modelo de manual de treinamento de novos funcionários?


A chave para a criação de um modelo padrão é estabelecer um núcleo poderoso que seja flexível o suficiente para servir a diferentes funções e ainda fornecer uma experiência de usuário pessoal. Um modelo de eLearning padrão deve incluir os seguintes elementos básicos, cada um com seu próprio espaço reservado (evitando descuido e / ou falta de integração):


1. Tela de boas-vindas / Introdução.


A tela de boas-vindas deve ser mínima. A linha de assunto deve apresentar de forma concisa o objetivo principal do programa específico, de forma clara e atraente. Pense em uma tela de boas-vindas para qualquer novo aplicativo que tenha como objetivo integrar novos usuários.


2. Instruções.


As instruções na tela são cruciais, pois orientam os usuários e os ajudam a navegar pelos diferentes menus e opções do programa de treinamento. Fornecer esse recurso no início capacita imediatamente os trainees a resolverem o assunto por conta própria e personalizar sua experiência de treinamento para corresponder a seus estilos de aprendizagem individuais.


3. Objetivos.


Depois de equipar seus usuários com as ferramentas necessárias para navegar pelo programa de treinamento, agora você pode apresentar seus objetivos. Fornecer objetivos e metas claramente definidos no início ajudará a direcionar os novos funcionários conforme eles avançam no programa, facilitando sua transição para suas novas funções.


4. Conteúdo do módulo.


Agora você está pronto para chegar ao cerne do material. Este conteúdo é o foco principal, o que significa que provavelmente irá variar muito de programa para programa. Lembre-se de que o conteúdo do módulo não precisa ser texto estático. Na verdade, está claro que usar outras formas de mídia (como vídeos e imagens) para entregar seu conteúdo é extremamente benéfico para o processo de aprendizagem.


5. Avaliação (questionários) / pesquisa.


O aspecto da avaliação pode ou não estar integrado ao conteúdo do módulo em si, mas você deve considerá-lo de forma independente para decidir sobre sua forma. É um elemento crítico, especialmente para programas de treinamento, uma vez que ajuda a determinar a eficácia de seu programa e dita ainda como os trainees aplicam o que aprenderam. Esta seção também pode incluir uma pesquisa e permitir o feedback do usuário para avaliar o sucesso e esclarecer como fazer melhorias.


6. Resumo + etapas de acompanhamento.


O resumo repassa os pontos principais do módulo de forma sucinta. Inclua etapas de acompanhamento, como oferecer aos usuários a capacidade de reforçar o que já aprenderam revisando os módulos anteriores ou acessando recursos adicionais. Direcione os usuários para a próxima etapa de seu programa de treinamento.


Elementos adicionais na tela que melhoram a experiência do usuário e ajudam a supervisionar a atividade dos trainees incluem:


7. Perfil do usuário.


Um perfil de usuário envolve o usuário e o ajuda a estabelecer uma identidade dentro da organização, potencialmente incluindo medidas de desempenho. Ele também pode incorporar gráficos e um design semelhante a mídia social.


8. Rastreador de progresso visual.


Este é um recurso na tela que monitora o progresso dos trainees em um módulo ou no curso de treinamento geral. É útil para rastrear o progresso do usuário e encontrar pontos de problemas em potencial.


9. Cronograma (linha do tempo).


Os estagiários organizam o seu tempo e o seu ritmo. É mais fácil do que definir horários que podem não ser viáveis.


10. Capacidade de pausar / parar / retomar programas.


Conforme mencionado acima, os funcionários podem ter horários imprevisíveis. Poder concluir o módulo de treinamento de maneira flexível é uma vantagem - se um usuário não puder dedicar um bloco de três horas ao treinamento, ele ainda poderá gastar uma hora aqui e uma hora ali, e isso tudo se soma.


11. Menu Ajuda.


Quando os usuários ficam confusos, é provável que parem o processo de treinamento para procurar respostas. Um menu de ajuda integrado (possivelmente com orientação na tela) é uma grande vantagem para o trainee. O tempo que leva para procurar ajuda ou contratar o suporte ao cliente é um tempo que nunca pode ser recuperado.


12. Recursos relacionados (material suplementar).


Para os trainees com perguntas de acompanhamento, o material complementar, como um fórum de usuários, pode ser um ótimo lugar para aprender mais e ir além com o treinamento.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page