Usar métodos de “ontem” para treinar alunos modernos na era do aprendizado acelerado não funciona mais. É necessária uma mudança de paradigma na abordagem. Neste artigo, descrevo formatos de conteúdo mais novos e direcionados de entrega de treinamento que realmente funciona.
Como os alunos modernos gostam de aprender?
De habilidades sociais e treinamento técnico a aprendizagem no trabalho e treinamento de conformidade, os alunos modernos mudaram drasticamente a forma como aprendem. Em comparação com os anos anteriores, o aprendizado de hoje é mais rápido, individualizado, mais frequente e mais adaptável.
Os alunos adultos de hoje usam uma variedade comparativamente mais rica de mídia para aprender - vídeos, podcasts, jogos, plataformas sociais e fóruns da web.
Eles também usam uma variedade de dispositivos para aprender - PCs, laptops, tablets e smartphones.
Os alunos de hoje aprendem em movimento e consomem o conteúdo de aprendizagem à medida que têm tempo e oportunidade.
Além disso, eles preferem aprender em parcelas e no momento da necessidade, tornando o microlearning e o aprendizado just-in-time mais difundidos do que nos anos anteriores.
Por que é fundamental adaptar sua estratégia de entrega de treinamento para atender às necessidades do aluno moderno?
O aprendizado remoto, a mudança das normas sociais e a evolução da dinâmica da força de trabalho significaram uma mudança nas realidades do local de trabalho. Os funcionários estão mais móveis do que nunca e têm menos lealdade a seus empregadores do que a si próprios e à família. Se eles se sentirem insatisfeitos com seu trabalho, é mais provável que se mudem - e um dos principais critérios de realização do trabalho é o treinamento e o conteúdo de treinamento a que têm acesso. Um funcionário satisfeito também é um membro mais produtivo de sua equipe.
O aluno moderno valoriza a importância da formação profissional como meio para alcançar o sucesso no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa do IBM Institute for Business Value (IBV) mostra que as empresas que oferecem aos funcionários o treinamento de que precisam recuperar 62% da força de trabalho.
Adaptar o conteúdo do treinamento e sua entrega, para atender às necessidades do aluno moderno, também oferece recompensas financeiras excepcionais. A pesquisa mostra que o custo total para substituir os funcionários que estão saindo pode ultrapassar 200% de seu salário anual.
Com tanto em jogo, faz sentido adaptar sua estratégia corporativa de entrega de treinamento para atender às necessidades de sua força de trabalho.
Envolva os alunos modernos onde eles se encontram mais - em seus dispositivos móveis.
A difusão de smartphones e outros dispositivos móveis tornam esses dispositivos uma ferramenta de aprendizagem ideal para as equipes de T&D explorarem. O aluno moderno é mais social do que seu antecessor, optando por “sair” com colegas e colegas usando seus dispositivos móveis. Aqui está uma oportunidade de treinamento para melhor servir o aluno moderno - usando conteúdo de treinamento apropriado projetado para apoiar o móvel (ou mLearning).
Então, por que o mLearning é uma estratégia obrigatória para os alunos de hoje?
Os alunos de hoje preferem “puxar” o seu aprendizado em vez de tê-lo “empurrado” para eles.
Eles normalmente fornecem que a entrega do treinamento corporativo se sincroniza com seus estilos de vida agitados, em vez de sincronizar seus estilos de vida em torno do treinamento. Eles aprenderão ao enviar mensagens de texto para seus colegas de trabalho e amigos, fazer videochamadas, após o expediente em fóruns de discussão ou ao bater um papo e socializar online.
O aluno de hoje gosta de exercer controle sobre o que, quando e quanto tempo gasta aprendendo.
A gratificação do treinamento instantâneo é uma marca registrada do aluno moderno - os alunos querem aprender sob demanda.
Eles querem aprender quando e onde houver necessidade - em suas mesas, ao tentar resolver um problema ou em casa, ao trabalhar remotamente em um projeto.
Portanto, é vital uma estratégia bem pensada de mLearning que aproveite essas nuances do aluno moderno, empregando conteúdo de treinamento e abordagem de entrega personalizada para a necessidade de cada aluno móvel.
Mas, o que uma empresa ganha ao adotar o mLearning?
Um ROI excepcional sobre o investimento em treinamento. Em troca de oferecer aos alunos no local de trabalho moderno o que eles querem, por meio do mLearning, como organizações se beneficiam de uma maior conclusão do treinamento, melhor transferência de conhecimento, maior eficiência e produtividade no local de trabalho e retenção de funcionários a longo prazo.
Em quais protocolos de entrega de treinamento e formatos de conteúdo você deve investir?
Se você planeja investir pesadamente para atualizar e atualizar seus programas de treinamento corporativo em um futuro próximo, aqui estão algumas estratégias de treinamento e formatos de conteúdo em que vale a pena investir:
Para aprender nenhum fluxo de trabalho
Microlearning - oferecendo ao aluno moderno um aprendizado pequeno e compacto para fácil consumo em dispositivos móveis e conteúdo adicional para complementar o treinamento formal.
Aplicativos para aprendizagem - que permitem aprendizagem flexível a qualquer hora e em qualquer lugar e que podem servir como auxiliares de trabalho sob demanda no momento em que houver necessidade.
Aprendizagem personalizada - que aproveita conforme o aproveitamento do aluno para o conteúdo de aprendizagem sob medida.
Aprendizagem just-in-time - para fornecer aprendizagem sob demanda e para apoiar os funcionários com ajudas de trabalho e ferramentas de suporte de desempenho.
Para criar experiências de aprendizagem envolventes
Gamificação - que usa métodos de entrega de treinamento “divertidas e divertidas” para habilidades colaborativas, aumentar a ativar e permitir a experimentação.
Vídeos interativos - incluindo conteúdo de vídeo “Como fazer” e “Tente isto…” que promovem um maior envolvimento do aluno.
Aprendizagem baseada em cenários - que permite que os alunos explorem vários caminhos de aprendizagem em um ambiente seguro.
Estratégias de próxima geração - como Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Para aprendizagem colaborativa
Aprendizagem social - por meio de projetos em grupo e formas de colaboração.
Fóruns de discussão - por meio de grupos de bate-papo e plataformas de mensagens de texto.
Curadoria de conteúdo - disponibilizando bibliotecas com curadoria de conteúdo de treinamento que os alunos podem explorar, incluindo wikis orientados pelo aluno.
A nova realidade de aprendizagem no local de trabalho
Os alunos adultos de hoje têm perfis de aprendizagem totalmente diferentes dos seus predecessores de meia década atrás. Os funcionários se sentem fortalecidos como resultado do conteúdo de treinamento que consomem em seus próprios termos.
Essas tendências mutantes também forçaram os empregadores a ver o treinamento sob uma luz totalmente nova.
A interseção da mobilidade da força de trabalho e uma cultura de aprendizagem contínua produziu novos paradigmas de aprendizagem apoiados por protocolo de entrega de treinamento em evolução e novos formatos de conteúdo. Espero que meu artigo forneça as dicas necessárias para abraçar essas novas alternativas e formatos de entrega de treinamento que renderão grandes dividendos tanto para funcionários quanto para empregadores.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments