top of page
Foto do escritorInstituto DI

Ferramentas de Autoria 2019/20 - Impressões de Designers Instrucionais


Sabemos que as ferramentas de autoria são recursos mais usados ​​em meio corporativo para agilizar o processo de design e desenvimento de cursos e treinamentos. Mas quais são os mais recentes comentários e pesquisas de usuários das ferramentas atualmente dispostas no mercado?


Alguns destaques:


• No geral, as pessoas estão satisfeitas com as ferramentas que estão usando. Apenas 19% dos entrevistados desejam adicionar ferramentas adicionais, e menos ainda estão pensando em abandonar uma ferramenta existente em favor de outra.

• Os comentários dos usuários revelaram temas relacionados a preocupações, gostos, desgostos e o futuro da criação do eLearning.

• Os fornecedores estão preocupados que os usuários existentes não estejam aproveitando toda a energia que suas ferramentas podem pagar.

• Para os leitores que compram sua primeira ferramenta de autoria ou aqueles que procuram alternativas, os fornecedores oferecem idéias para melhores perguntas que os clientes em potencial podem fazer.


Os entrevistados foram convidados a escolher até três ferramentas que estão usando no momento. A maioria cita aquelas que geram arquivos SCORM para upload direto para um LMS.


Com relação à gravação


Incluíram produtos que não fazem isso, como o PowerPoint. Supõe-se que outro produto seja usado para converter o PowerPoint em HTML5, ou possivelmente até o Flash. Outros mencionaram produtos independentes como o Vyond

e PowToon, que geram um arquivo de vídeo.

Revelou-se ainda o uso de muitas outras ferramentas que contém uma programação prática com HTML e HTML5, e um a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity.


Número de Ferramentas Utilizadas


42% indicaram que usam três ferramentas (e algumas mais que isso, se escolherem várias no campo "outra" entrada de texto). Alguns observaram que desenvolvedores e lojas de design usam cinco ou mais; um entrevistado disse que usa "todos eles".

58% - usa menos de três ferramentas,

28% trabalhando em um ambiente de ferramenta única.


Perguntou-se :


Você (ou sua organização) deseja substituir uma ferramenta de criação atual ou adicionar uma ferramenta?


A maioria prefere permanecer com as ferramentas que possuem: menos de 8% disseram estar interessados ​​em substituir uma ferramenta que atualmente usam por outra.


Enquanto os usuários parecem satisfeitos em manter as ferramentas que possuem, 19% desejam adicionar mais produtos aos seus kits de ferramentas.


Por que você deseja substituir uma ferramenta atual?

Entre aqueles que desejam uma mudança, o desejo por recursos adicionais é um dos principais motivos: 74% disseram que estão interessados ​​em substituir a ferramenta por outra com mais recursos. Outras razões, com cerca de um quarto das respostas cada uma, incluem despesas, dificuldade de uso e suporte inadequado. A ferramenta atual não inclui todos os recursos necessários


Algumas razões oferecidas na categoria "outros" incluem problemas com produtos que são bugs ou ineficientes, difícil de aprender e com problemas de acessibilidade. Um entrevistado disse: "O novo gerenciamento está familiarizado com outra ferramenta".


Os recursos são a maior preocupação.


Mais da metade os respondentes a esta pergunta dizem que desejam A (s) ferramenta (s) atual (is) não inclui / não inclui todos os recursos necessários trabalhar com ferramentas adicionais para expandir seu repertório.

Muitas das "outras" respostas foram sobre o tema As ferramentas atuais são / são muito difíceis de usar na exploração:


Querendo experimentar uma ferramenta de AR / VR, as ferramentas atuais não têm interesse em apenas ver o que outra ferramenta não pode incluir suporte adequado.


Algumas empresas de eLearning afirmam que é necessário manter o controle da evolução de 0% das ferramentas de autoria, pois qualquer ferramenta pode ser especificada pelos clientes.


Quais recursos você mais utiliza?


23,6% Gravação de tela

23,4% Os recursos do questionário

Relatou-se que o recurso de imagem e outras bibliotecas de ativos estavam um pouco atrasadas. A maioria dos outros itens teve uso bastante nivelado, com exceção do áudio à frente em 34,5% e os recursos do jogo muito atrás em apenas 8%.


O que você mais gosta na sua ferramenta preferida?

Essa pergunta ofereceu uma oportunidade de texto aberto para os entrevistados compartilharem o que mais gostam na ferramenta preferida. As respostas para ambas as perguntas foram divididas em vários temas: Facilidade de uso e facilidade de aprender a usar; características e poder; flexibilidade de um produto; e forte apoio, incluindo uma boa comunidade de usuários.


Na nuvem de palavras aparece:


Apoio, suporte capacidade de aumento ótimo fácil responsável pelo design do usuário poderoso aprender Aprendendo conteúdoflexibilidade da comunidade facilidade rápido crio construir ferramenta intuitiva


O que o frustra em sua ferramenta preferida?


Enquanto essa pergunta sondou frustrações, as respostas às perguntas anteriores indicam que essas não são necessariamente problemáticas. Poucos disseram que queriam adicionar, ou principalmente substituir, ferramentas. A exceção: vários entrevistados disseram que a incompatibilidade da ferramenta com o sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) de sua organização era um problema significativo.

Relato: Compatibilidade com o LMS: "Meu LMS não suporta tudo o que nossa ferramenta de criação pode fazer". E "Às vezes, a ferramenta é atualizada mais rapidamente do que o nosso LMS pode acompanhar”.


Vários entrevistados disseram que o recurso que mais faltava nas ferramentas que eles preferiam era uma função de revisão colaborativa. Outra coisa a ser observada: embora a "facilidade de uso" tenha sido uma satisfação importante na pergunta anterior, alguns entrevistados reclamaram que em produtos modernos muitas compensações foram feitas para facilitar o uso da energia.


Vários entrevistados comentaram o comprimento da curva de aprendizado, e dois vincularam isso a desafios com o suporte ao usuário. "Eu tenho que ir a um fórum ou assistir a tutoriais em vídeo. Vários entrevistados mencionaram problemas de acessibilidade, principalmente as legendas. Um entrevistado reclamou que os recursos de acessibilidade frequentemente parecem uma reflexão tardia para obter ajuda. " "Às vezes eu preciso de comunicação direta com um humano.”


Impressões Gerais:


Os participantes receberam um campo opcional de texto aberto para adicionar pensamentos adicionais. Alguns elaboraram aspectos de ferramentas que eles gostam, particularmente a facilidade de uso. Outros mencionaram frustrações adicionais, listaram recursos adicionais que gostariam de ver (como AR / VR e gamification) ou falaram sobre o que consideravam o futuro da criação da experiência de eLearning.


Várias pessoas fizeram comentários adicionais sobre acessibilidade, como: "Eu preferiria usar [ferramenta específica], mas ele não possui um componente 508 suficientemente forte e não é considerado 508 compatível com a minha organização"; e "Estou surpreso que os principais fornecedores tenham feito tão pouco para fazer com que seus produtos atendam às diretrizes de acessibilidade".

Alguns recursos não corresponderam às expectativas, como bibliotecas impressionantes de ativos com milhares de imagens, mas muitas inutilizáveis ​​(como poses exageradas) ou bibliotecas que não tinham um recurso de pesquisa. Vários entrevistados reclamaram que o resultado supostamente "responsivo" não era realmente responsivo.

Alguns entrevistados falaram sobre o futuro: “Estamos adotando muito mais uso móvel e estamos focados em experiências de aprendizado com menos desenvolvimento de curso e mais auxílios ao emprego”; e "Estamos mudando de cursos para microlearning e colaboração com outras pessoas".

Atualmente, existem muitas entradas no campo do desenvolvimento de ferramentas de realidade aumentada, e ainda está por ser determinado o que emergirá como líderes claros. As ferramentas usadas no desenvolvimento da realidade virtual dependem amplamente da abordagem escolhida.


Quais abordagens de VR você está usando?

Quais ferramentas você está usando para criar conteúdo personalizado de AR?


Os fornecedores relatam que muitos clientes, mesmo os atuais, não sabem o que querem ou o que desejam que uma ferramenta faça. Um fornecedor observa que a maioria dos recursos adicionais solicitados pelas pessoas acaba sendo os mais raramente usados. Conforme observado no comentário à esquerda, eles não conseguem declarar o uso pretendido ou o motivo comercial de uma ferramenta ou recurso específico. “Precisamos da ajuda dos clientes para ajudá-los. Por exemplo, alguns solicitam recursos que eles nem sabem como vão usar, como gamificação ou VR.


Check-list para novos compradores de ferramentas de criação a considerar:


O que você estará criando? Muitas simulações de software? Soft skills com vídeo interativo ou simulações de ramificação? Com que tipo de material você estará trabalhando? Você está tentando converter dezenas de slides existentes em um formato online? Quem usará a ferramenta? Programadores? Não desenvolvedores? PME? Como isso se encaixará no seu fluxo de trabalho? Como os aplicativos e os recursos funcionam juntos? Quais recursos são importantes? Do que você mais precisa? Você realmente usará geolocalização? Qual é a realidade do suporte que você precisará? Integração: O produto funcionará com o seu LMS?

Erros comuns na compra de ferramentas de autoria

Na conversa, os fornecedores compartilharam alguns erros comuns cometidos por quem compra ferramentas.

“Tome cuidado com a tentação de pegar uma ferramenta e começar a usá-la sem verificar nenhum dos recursos de treinamento ou ajuda. Muitas vezes, as pessoas pulam, enfrentam obstáculos e dizem que a ferramenta é muito difícil e não faz o que elas precisam. ”


Comparando devemos comprar Camtasia ou Rise? É necessário mais trabalho para especificar os resultados finais desejados e mais esclarecimentos sobre o que as diferentes ferramentas fazem".


Usuários em potencial:

Para quem é o produto? Quando perguntado sobre o que mais fornecedores tem a dizer sobre suas ferramentas de autoria, um entrevistado observa que, às vezes, uma ferramenta pode realmente servir usuários de diferentes níveis de habilidade.

Vários fornecedores disseram que os clientes existentes geralmente perdem oportunidades para aprender mais sobre as ferramentas que estão usando. Os usuários geralmente não acessam os recursos de suporte disponíveis, como fóruns de usuários, documentação de ajuda, webinars e tutoriais em vídeo.

Ao escolher uma nova ferramenta, preste atenção se ela será dimensionada conforme suas habilidades se desenvolvem.


Veja o que melhor será escalado com você à medida que suas habilidades melhorarem: um desenvolvedor mais avançado que queira criar coisas sofisticadas em JavaScript provavelmente ficará frustrado com algumas das ferramentas mais populares.

Qual a ferramenta mais usada hoje?

Vários entrevistados expressaram o desejo de uma única solução. Está

simplesmente não existe, pelo menos ainda não, e o cenário do eLearning não é um bom presságio para a probabilidade de surgir um único produto abrangente. AR / VR, IA, painéis, aplicativos, jogos, simulações extensivas ... a lista de possíveis soluções de eLearning cresce mais a cada ano.

Além disso, a definição do que é um "melhor" recurso está nos olhos de quem vê. Para um desenvolvedor experiente, um recurso pode ser simples dormir enquanto um menos experiente se esforça. Ou um usuário considera o fluxo de trabalho de um apenas preferível a outro.


Pensamentos finais:

Finalizando, muitos compartilham essa visão: Nenhuma ferramenta, por melhor que seja, substitui o trabalho de um bom designer instrucional. Embora uma ferramenta possa permitir que você crie um item de questionário mais rapidamente que outro, ou o Produto X possa oferecer mais tipos de interações que o Produto Y, em algum momento ainda cabe ao designer tornar esse elemento parte de um aprendizado significativo e relevante experiência.


Mas lembrem-se: As habilidades de design não fazem parte da licença. Como profissionais de pesquisa e desenvolvimento, não se atire direto para as ferramentas como se fossem uma panacéia. Isso é loucura. Melhor desenvolver a competência em uma boa ferramenta e ajudá-la a se tornar uma ferramenta melhor atuando com o seu trabalho de designer. Afinal é pra isso que elas existem

IDI - Instituto de Desenho Instrucional

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page